A qualidade do ensino sob o viés da avaliação de um programa de pós-graduação em contabilidade: proposta de estruturação de um modelo híbrido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Igarashi, Deisy Cristina Corrêa
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ensslin, Sandra Rolim, Ensslin, Leonardo, Paladini, Edson Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44471
Resumo: Neste artigo, objetiva-se explorar a questão da qualidade de ensino, pelo viés da avaliação de um programa de pós-graduação - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGC-UFSC) - operacionalizada por meio da construção de um modelo híbrido, explorado em sua fase de estruturação. O construto teórico adotado neste trabalho refere-se ao conceito de avaliação de instituições educacionais e às premissas do instrumento teórico-metodológico de intervenção selecionado - Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista. A revisão da literatura apresenta as tendências emergentes em estudos empíricos de avaliação de instituições educacionais nos contextos internacional e nacional, bem como a perspectiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para a construção do modelo foram utilizados: pesquisa documental na Capes, documentos intrínsecos ao PPGC-UFSC, questionário aberto e entrevistas semi-estruturadas (com os docentes e a coordenação). Em virtude de sua natureza, o modelo híbrido conseguiu: integrar percepções internas e externas, configurando-se como um modelo válido e legítimo; detectar convergência de quesitos oriundos da Capes e do PPGC-UFSC, reiterando sua importância; identificar especificidades do PPGC-UFSC, contribuindo, assim, para seu diferencial; identificar e salientar quesitos advindos da Capes, antes não considerados pelo PPGC-UFSC.
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spelling A qualidade do ensino sob o viés da avaliação de um programa de pós-graduação em contabilidade: proposta de estruturação de um modelo híbridoLa calidad de la enseñanza desde la perspectiva de la evaluación de un programa de postgrado en contabilidad: propuesta de estructuración de un modelo híbridoThe teaching quality from the perspective of the evaluation of a graduate program in accounting by the hybrid evaluation modelperformance evaluationconstruction of a hybrid evaluation modelgraduate programevaluación de desempeñoconstrucción de un modelo híbridoprograma de postgradoavaliação de desempenhoconstrução de um modelo híbridoprograma de pós-graduaçãoNeste artigo, objetiva-se explorar a questão da qualidade de ensino, pelo viés da avaliação de um programa de pós-graduação - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGC-UFSC) - operacionalizada por meio da construção de um modelo híbrido, explorado em sua fase de estruturação. O construto teórico adotado neste trabalho refere-se ao conceito de avaliação de instituições educacionais e às premissas do instrumento teórico-metodológico de intervenção selecionado - Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista. A revisão da literatura apresenta as tendências emergentes em estudos empíricos de avaliação de instituições educacionais nos contextos internacional e nacional, bem como a perspectiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para a construção do modelo foram utilizados: pesquisa documental na Capes, documentos intrínsecos ao PPGC-UFSC, questionário aberto e entrevistas semi-estruturadas (com os docentes e a coordenação). Em virtude de sua natureza, o modelo híbrido conseguiu: integrar percepções internas e externas, configurando-se como um modelo válido e legítimo; detectar convergência de quesitos oriundos da Capes e do PPGC-UFSC, reiterando sua importância; identificar especificidades do PPGC-UFSC, contribuindo, assim, para seu diferencial; identificar e salientar quesitos advindos da Capes, antes não considerados pelo PPGC-UFSC.This article aims to explore the issue of teaching quality from the perspective of the evaluation of a Graduate Program - Graduate Program in Accounting at the Federal University of Santa Catarina (PPGC-UFSC) - made operational by means of the construction of a hybrid evaluation model, here explored in its structuring phase. The theoretical framework adopted in this study is concerned with the concept of evaluation of educational institutions and with the premises of the theoretical-methodological intervention instrument selected - Multi Criteria Constructivist Decision Making Methodology. The bibliographical research presents the emerging tendencies in empirical studies on educational institutions evaluation in the International and national contexts as well as the perspective of the national agency - Capes. For the construction of the model, the following procedures were used: documental research at Capes, internal documents of the PPGC-UFSC, open questionnaires and semi-structured interviews (involving program staff and coordination). Due to its nature, the model was able to integrate internal and external perceptions, thus proving to be a valid and legitimate model; to detect convergence of items stemming from Capes and PPGC, reiterating their importance; to identify the specificities of the Program; to identify and highlight categories from Capes, not previously taken into account by PPGC-UFSC.En este artículo se pretende estudiar la cuestión de la calidad de la enseñanza a partir de la evaluación de un programa de postgrado - Programa de Postgrado en Contabilidad de la Universidad Federal de Santa Catarina (PPGC-UFSC) - llevada a cabo por medio de la construcción de un modelo híbrido, explorado en su fase de estructuración. Elmarco teórico adoptado en este estudio se refiere al concepto de evaluación de instituciones educativas y a las premisas del instrumento teórico-metodológico de intervención seleccionado - Metodología Multicriterio de Apoyo a la Decisión Constructivista. La investigación bibliográfica presenta las tendencias emergentes en estudios empíricos de evaluación de instituciones educativas en los contextos internacional y nacional, así como la perspectiva de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Nivel Superior (Capes). Para la construcción del modelo se utilizaron: investigación documental junto a Capes; documentos intrínsecos al PPGC-UFSC, cuestionario abierto y entrevistas semiestructuradas. En virtud de su naturaleza, el modelo híbrido logró: integrar percepciones internas y externas, lo que lo convierte en un modelo válido y legítimo; descubrir la convergencia de exigencias oriundas de Capes y del PPGC-UFSC, lo que reitera su importancia; identificar especificidades del Programa; identificar y destacar categorías de Capes que el PPGC-UFSC no consideraba anteriormente.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4447110.1590/S0080-21072008000200001Revista de Administração; v. 43 n. 2 (2008); 117-137Revista de Administração; Vol. 43 No. 2 (2008); 117-137Revista de Administração; Vol. 43 Núm. 2 (2008); 117-1371984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44471/48091Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessIgarashi, Deisy Cristina CorrêaEnsslin, Sandra RolimEnsslin, LeonardoPaladini, Edson Pacheco2012-09-21T12:41:46Zoai:revistas.usp.br:article/44471Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2012-09-21T12:41:46Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
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