Posicionamento estratégico em resposta às restrições regulatórias de emissões de gases do efeito estufa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Mônica Cavalcanti Sá de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Albuquerque, Aline Mota, Freitas, Ana Rita Pinheiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86407
Resumo: No trabalho relatado, analisa-se a estratégia de redução das emissões dos gases do efeito estufa (GEE) em uma empresa de distribuição de energia elétrica. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com a presidência da empresa e com os gestores das áreas de planejamento e controle, marketing, regulação, meio ambiente, responsabilidade social, e pesquisa e desenvolvimento. Tendo-se como ponto de partida o resultado do inventário de emissões de GEE, os gestores foram questionados sobre as iniciativas e os benefícios dos projetos de mitigação das emissões de GEE, as pressões dos stakeholders e o papel da regulamentação na remediação e na prevenção dos impactos decorrentes da mudança climática. Os resultados indicam que os gestores não reconhecem oportunidades de investimentos em projetos de redução das emissões de gases do efeito estufa. A empresa adota uma estratégia instrumental e atua em um ambiente de negócios com restrições regulatórias incipientes de controle das emissões de GEE. No estudo, revela-se que a empresa adota uma estratégia climática evasiva e explora a ausência de prioridade do setor elétrico brasileiro na redução do impacto ambiental ou da vulnerabilidade à mudança climática.
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Tendo-se como ponto de partida o resultado do inventário de emissões de GEE, os gestores foram questionados sobre as iniciativas e os benefícios dos projetos de mitigação das emissões de GEE, as pressões dos stakeholders e o papel da regulamentação na remediação e na prevenção dos impactos decorrentes da mudança climática. Os resultados indicam que os gestores não reconhecem oportunidades de investimentos em projetos de redução das emissões de gases do efeito estufa. A empresa adota uma estratégia instrumental e atua em um ambiente de negócios com restrições regulatórias incipientes de controle das emissões de GEE. No estudo, revela-se que a empresa adota uma estratégia climática evasiva e explora a ausência de prioridade do setor elétrico brasileiro na redução do impacto ambiental ou da vulnerabilidade à mudança climática. This paper analyzes the strategy of reducing the greenhouse gases emissions (GHG) in a company distributing electricity. The research was conducted through semi-structured interviews with the president of the company and the managers in the areas of planning and control, marketing, regulatory, environmental, social responsibility, and research and development. Taking as starting point the results of the inventory of GHG emissions, managers were asked about the initiatives and benefits of mitigation projects GHG emissions, pressures from stakeholders and the role of regulation in the remediation and prevention of the impacts of climate change. The results indicate that managers do not recognize opportunities to invest in projects to reduce greenhouse gases emissions. The company adopts an instrumental strategy and operates in a business environment with incipient regulatory restrictions control GHG emissions. The study indicates that the company adopts an evasive climate strategy and explores the lack of priority of the Brazilian electrical sector in reducing the impact or vulnerability towards climate changes. En este trabajo se analiza la estrategia de reducción de las emisiones de gases de efecto invernadero (GEI) en una empresa de distribución de energía eléctrica. Se realizaron entrevistas semiestructuradas con el presidente de la compañía y los gestores de las áreas de planificación y control, marketing, regulación, medio ambiente, responsabilidad social y de investigación y desarrollo. Tomando como punto de partida los resultados del informe de emisiones de GEI, se hicieron a los gestores preguntas acerca de las iniciativas y los beneficios de los proyectos de mitigación de emisiones de GEI, las presiones de grupos de interés y el papel de la reglamentación en la reparación y prevención de los impactos del cambio climático. Los resultados indican que los gestores no reconocen las oportunidades para invertir en proyectos de reducción de emisiones de gases de efecto invernadero. La empresa adopta una estrategia instrumental y opera en un ambiente de negocios en que las restricciones regulatorias de control de emisiones de GEI son todavía incipientes. Se verifica que la empresa adopta una estrategia climática evasiva y explota la falta de prioridad del sector eléctrico de Brasil en la reducción del impacto ambiental o de la vulnerabilidad al cambio climático. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/8640710.5700/rausp1169Revista de Administração; v. 49 n. 3 (2014); 578-590Revista de Administração; Vol. 49 No. 3 (2014); 578-590Revista de Administração; Vol. 49 Núm. 3 (2014); 578-5901984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86407/89083Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Mônica Cavalcanti Sá deAlbuquerque, Aline MotaFreitas, Ana Rita Pinheiro de2015-09-15T16:52:26Zoai:revistas.usp.br:article/86407Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:52:26Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
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