Determinantes da participação e sucesso das micro e pequenas empresas em compras públicas: uma análise empírica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072015000400477 |
Resumo: | RESUMO Tendo como base discussões recentes sobre as relações entre estratégia e desempenho no setor público, no presente trabalho analisam-se os condicionantes da participação e do sucesso de micro e pequenas empresas (MPE) em compras públicas a partir de alterações na legislação, favorecendo tais grupos. Adota-se uma abordagem de natureza quantitativa e desenvolve-se um conjunto de hipóteses, que são testadas usando uma base de dados única, com informações detalhadas de 542 contratos de compras realizados por um órgão da administração pública federal brasileira, entre 2005 e 2011. Os resultados demonstraram que as mudanças institucionais, promovidas por uma nova regulamentação, contribuíram significativamente para o aumento na participação de MPE nos processos de licitações do órgão pesquisado, porém não alteraram a probabilidade de êxito dessas empresas nos certames públicos, colocando em perspectiva a eficácia da legislação implantada. Adicionalmente, os resultados sugeriram que fatores estratégicos, associados ao ambiente competitivo, aos atributos transacionais e às capacidades inerentes aos participantes, influenciam seu acesso e as chances de sucesso em compras públicas. |
id |
USP-27_4b94eeca164e8859e4c4b3ff619fcdc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-21072015000400477 |
network_acronym_str |
USP-27 |
network_name_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Determinantes da participação e sucesso das micro e pequenas empresas em compras públicas: uma análise empíricacompras públicaspolíticas de preferênciasmicro e pequenas empresasdesempenhoestratégia no setor públicoRESUMO Tendo como base discussões recentes sobre as relações entre estratégia e desempenho no setor público, no presente trabalho analisam-se os condicionantes da participação e do sucesso de micro e pequenas empresas (MPE) em compras públicas a partir de alterações na legislação, favorecendo tais grupos. Adota-se uma abordagem de natureza quantitativa e desenvolve-se um conjunto de hipóteses, que são testadas usando uma base de dados única, com informações detalhadas de 542 contratos de compras realizados por um órgão da administração pública federal brasileira, entre 2005 e 2011. Os resultados demonstraram que as mudanças institucionais, promovidas por uma nova regulamentação, contribuíram significativamente para o aumento na participação de MPE nos processos de licitações do órgão pesquisado, porém não alteraram a probabilidade de êxito dessas empresas nos certames públicos, colocando em perspectiva a eficácia da legislação implantada. Adicionalmente, os resultados sugeriram que fatores estratégicos, associados ao ambiente competitivo, aos atributos transacionais e às capacidades inerentes aos participantes, influenciam seu acesso e as chances de sucesso em compras públicas.Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072015000400477Revista de Administração (São Paulo) v.50 n.4 2015reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.5700/rausp1214info:eu-repo/semantics/openAccessCabral,SandroReis,Paulo Ricardo da CostaSampaio,Adilson da Horapor2015-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S0080-21072015000400477Revistahttp://rausp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-12-03T00:00Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinantes da participação e sucesso das micro e pequenas empresas em compras públicas: uma análise empírica |
title |
Determinantes da participação e sucesso das micro e pequenas empresas em compras públicas: uma análise empírica |
spellingShingle |
Determinantes da participação e sucesso das micro e pequenas empresas em compras públicas: uma análise empírica Cabral,Sandro compras públicas políticas de preferências micro e pequenas empresas desempenho estratégia no setor público |
title_short |
Determinantes da participação e sucesso das micro e pequenas empresas em compras públicas: uma análise empírica |
title_full |
Determinantes da participação e sucesso das micro e pequenas empresas em compras públicas: uma análise empírica |
title_fullStr |
Determinantes da participação e sucesso das micro e pequenas empresas em compras públicas: uma análise empírica |
title_full_unstemmed |
Determinantes da participação e sucesso das micro e pequenas empresas em compras públicas: uma análise empírica |
title_sort |
Determinantes da participação e sucesso das micro e pequenas empresas em compras públicas: uma análise empírica |
author |
Cabral,Sandro |
author_facet |
Cabral,Sandro Reis,Paulo Ricardo da Costa Sampaio,Adilson da Hora |
author_role |
author |
author2 |
Reis,Paulo Ricardo da Costa Sampaio,Adilson da Hora |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral,Sandro Reis,Paulo Ricardo da Costa Sampaio,Adilson da Hora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
compras públicas políticas de preferências micro e pequenas empresas desempenho estratégia no setor público |
topic |
compras públicas políticas de preferências micro e pequenas empresas desempenho estratégia no setor público |
description |
RESUMO Tendo como base discussões recentes sobre as relações entre estratégia e desempenho no setor público, no presente trabalho analisam-se os condicionantes da participação e do sucesso de micro e pequenas empresas (MPE) em compras públicas a partir de alterações na legislação, favorecendo tais grupos. Adota-se uma abordagem de natureza quantitativa e desenvolve-se um conjunto de hipóteses, que são testadas usando uma base de dados única, com informações detalhadas de 542 contratos de compras realizados por um órgão da administração pública federal brasileira, entre 2005 e 2011. Os resultados demonstraram que as mudanças institucionais, promovidas por uma nova regulamentação, contribuíram significativamente para o aumento na participação de MPE nos processos de licitações do órgão pesquisado, porém não alteraram a probabilidade de êxito dessas empresas nos certames públicos, colocando em perspectiva a eficácia da legislação implantada. Adicionalmente, os resultados sugeriram que fatores estratégicos, associados ao ambiente competitivo, aos atributos transacionais e às capacidades inerentes aos participantes, influenciam seu acesso e as chances de sucesso em compras públicas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072015000400477 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072015000400477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5700/rausp1214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) v.50 n.4 2015 reponame:Revista de Administração (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
collection |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rausp@usp.br||reinhard@usp.br |
_version_ |
1748936717021216768 |