The value of teacher´s skills in the teaching of the management
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
DOI: | 10.5700/rausp1121 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/78816 |
Resumo: | Considerando a expansão do ensino superior brasileiro, atualmente focando na Educação a Distância (EaD) e a consequente pressão sobre a formação docente, o objetivo neste estudo foi analisar a percepção de discentes da EaD quanto às competências docentes. Buscou-se responder à questão: Quais competências docentes são consideradas mais relevantes na opinião de discentes do Ensino a Distância? Para tanto, foi realizado um estudo descritivo, fazendo uso da técnica de levantamento, por meio de questionário estruturado, realizando uma Análise Fatorial Exploratória, por meio do software SPSS. Os resultados indicaram a Clareza como a variável com maior média e a Experiência Prática em atividade desvinculada às disciplinas ministradas pelo docente com menor média. Constatou-se ainda que todas as cinco variáveis que compõem o construto Postura tiveram médias altas. Por fim, foram identificadas as competências percebidas pelos discentes de EaD como as mais relevantes na seguinte ordem: Postura, Didática, Relacionamento, Conhecimento e Experiência. Essa classificação difere em vários pontos daquelas identificadas na literatura, diferenciação que pode ser analisada, dentre outros aspectos, como resultado da expressão das percepções dos alunos da EaD, em contraponto às de alunos presenciais. |
id |
USP-27_5530025055d375a38a8065c50c8ff22d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/78816 |
network_acronym_str |
USP-27 |
network_name_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
spelling |
The value of teacher´s skills in the teaching of the management O valor das competências docentes no ensino da Administração El valor de las habilidades de los profesores en la enseñanza de la administración Considerando a expansão do ensino superior brasileiro, atualmente focando na Educação a Distância (EaD) e a consequente pressão sobre a formação docente, o objetivo neste estudo foi analisar a percepção de discentes da EaD quanto às competências docentes. Buscou-se responder à questão: Quais competências docentes são consideradas mais relevantes na opinião de discentes do Ensino a Distância? Para tanto, foi realizado um estudo descritivo, fazendo uso da técnica de levantamento, por meio de questionário estruturado, realizando uma Análise Fatorial Exploratória, por meio do software SPSS. Os resultados indicaram a Clareza como a variável com maior média e a Experiência Prática em atividade desvinculada às disciplinas ministradas pelo docente com menor média. Constatou-se ainda que todas as cinco variáveis que compõem o construto Postura tiveram médias altas. Por fim, foram identificadas as competências percebidas pelos discentes de EaD como as mais relevantes na seguinte ordem: Postura, Didática, Relacionamento, Conhecimento e Experiência. Essa classificação difere em vários pontos daquelas identificadas na literatura, diferenciação que pode ser analisada, dentre outros aspectos, como resultado da expressão das percepções dos alunos da EaD, em contraponto às de alunos presenciais. Teniendo en cuenta la expansión de la educación superior brasileña, en la actualidad centrada en la educación a distancia, y la consiguiente presión sobre la formación del profesorado, el objetivo de este estudio fue analizar la percepción de los estudiantes de educación a distancia de las habilidades de los profesores. Tratamos de responder a la pregunta: ¿Qué habilidades de enseñanza se consideran más relevantes en la opinión de los estudiantes de Educación a Distancia? Por lo tanto, se realizó un estudio descriptivo, utilizando la técnica de levantamiento (survey), a través de un cuestionario estructurado, y la realización de un análisis factorial exploratorio, utilizando el software SPSS. Los resultados indican la Claridad con el promedio más alto y la Experiencia Práctica en temas de negocios no relacionados a los impartidos por profesores con la media más baja. Además, se observó que en las cinco variables que componen Postura había una media alta. Finalmente se identificaron las habilidades percibidas por los estudiantes de educación a distancia como las más relevantes en el siguiente orden: Postura; Didáctica; Relaciones; Conocimientos; Experiencia. Esta clasificación difiere en varios puntos de la identificada en la literatura, la diferenciación se puede analizar, entre otras cosas, como resultado de la expresión de la percepción de los estudiantes de educación a distancia, frente a los estudiantes regulares, no a distancia. Considering the expansion of Brazilian higher education, currently focusing on distance education and the consequent pressure on teacher training, the objective of this study was to analyze the perception of distance education students on teacher skills. We tried to answer the question: What teacher skills are considered most relevant in the opinion of students of Distance Learning? For this, was conducted a descriptive study, using the survey technique, through a structured questionnaire, conducting an exploratory factor analysis, using SPSS software. The results indicated the clarity as the variable with the highest average and the practical experience in business unrelated subjects taught with discipline by teachers with the lowest average. It was further observed that all five variables that comprise the Posture construct had high mean. Finally we identified the skills perceived by the students of distance education as the most relevant in the following order: Posture; Didactic; Relationships; Knowledge; Experience. This classification differs in several points from those identified in the literature. That differentiation can be analyzed, among other things, as a result of the expression of students' perceptions of distance education as opposed to regular student, not the distance. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/7881610.5700/rausp1121Revista de Administração; v. 48 n. 4 (2013); 783-799Revista de Administração; Vol. 48 No. 4 (2013); 783-799Revista de Administração; Vol. 48 Núm. 4 (2013); 783-7991984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/78816/82877Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKühl, Marcos RobertoMaçaneiro, Marlete BeatrizCunha, João Carlos daCunha, Sieglinde Kindl da2015-09-15T16:52:33Zoai:revistas.usp.br:article/78816Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:52:33Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The value of teacher´s skills in the teaching of the management O valor das competências docentes no ensino da Administração El valor de las habilidades de los profesores en la enseñanza de la administración |
title |
The value of teacher´s skills in the teaching of the management |
spellingShingle |
The value of teacher´s skills in the teaching of the management The value of teacher´s skills in the teaching of the management Kühl, Marcos Roberto Kühl, Marcos Roberto |
title_short |
The value of teacher´s skills in the teaching of the management |
title_full |
The value of teacher´s skills in the teaching of the management |
title_fullStr |
The value of teacher´s skills in the teaching of the management The value of teacher´s skills in the teaching of the management |
title_full_unstemmed |
The value of teacher´s skills in the teaching of the management The value of teacher´s skills in the teaching of the management |
title_sort |
The value of teacher´s skills in the teaching of the management |
author |
Kühl, Marcos Roberto |
author_facet |
Kühl, Marcos Roberto Kühl, Marcos Roberto Maçaneiro, Marlete Beatriz Cunha, João Carlos da Cunha, Sieglinde Kindl da Maçaneiro, Marlete Beatriz Cunha, João Carlos da Cunha, Sieglinde Kindl da |
author_role |
author |
author2 |
Maçaneiro, Marlete Beatriz Cunha, João Carlos da Cunha, Sieglinde Kindl da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kühl, Marcos Roberto Maçaneiro, Marlete Beatriz Cunha, João Carlos da Cunha, Sieglinde Kindl da |
description |
Considerando a expansão do ensino superior brasileiro, atualmente focando na Educação a Distância (EaD) e a consequente pressão sobre a formação docente, o objetivo neste estudo foi analisar a percepção de discentes da EaD quanto às competências docentes. Buscou-se responder à questão: Quais competências docentes são consideradas mais relevantes na opinião de discentes do Ensino a Distância? Para tanto, foi realizado um estudo descritivo, fazendo uso da técnica de levantamento, por meio de questionário estruturado, realizando uma Análise Fatorial Exploratória, por meio do software SPSS. Os resultados indicaram a Clareza como a variável com maior média e a Experiência Prática em atividade desvinculada às disciplinas ministradas pelo docente com menor média. Constatou-se ainda que todas as cinco variáveis que compõem o construto Postura tiveram médias altas. Por fim, foram identificadas as competências percebidas pelos discentes de EaD como as mais relevantes na seguinte ordem: Postura, Didática, Relacionamento, Conhecimento e Experiência. Essa classificação difere em vários pontos daquelas identificadas na literatura, diferenciação que pode ser analisada, dentre outros aspectos, como resultado da expressão das percepções dos alunos da EaD, em contraponto às de alunos presenciais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/78816 10.5700/rausp1121 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/78816 |
identifier_str_mv |
10.5700/rausp1121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/78816/82877 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Administração info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Administração |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração; v. 48 n. 4 (2013); 783-799 Revista de Administração; Vol. 48 No. 4 (2013); 783-799 Revista de Administração; Vol. 48 Núm. 4 (2013); 783-799 1984-6142 0080-2107 reponame:Revista de Administração (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
collection |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rausp@usp.br||reinhard@usp.br |
_version_ |
1822179029013233664 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5700/rausp1121 |