Determinação de rating de crédito de empresas brasileiras com a utilização de índices contábeis
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44487 |
Resumo: | Este trabalho tem dois objetivos diferentes, mas complementares: o primeiro deles é averiguar se as agências de avaliação de crédito vêm sendo mais severas nas análises de empresas brasileiras ao longo do tempo, conforme sugerido em alguns estudos efetuados para o mercado norte-americano. O segundo objetivo está relacionado ao desenvolvimento de uma metodologia de rating, baseada no modelo probito ordenado em painel, que seja capaz de prever, por meio da utilização de variáveis contábeis e indicadoras (dummies), o nível de rating para as companhias que não possuam avaliação alguma de crédito. Os resultados não apontaram evidências de que as agências de ratings vêm sendo mais rigorosas em suas análises das companhias brasileiras ao longo do tempo. Isso permitiu utilizar amostra do período de dezembro de 2000 a dezembro de 2005 para a previsão de ratings. As variáveis Lucro Líquido sobre o Total de Ativos (ROA), Dívida Total sobre o Total de Ativos (DT) e a variável indicadora de presença no Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa - IBOV) foram as que, conjuntamente, melhor explicaram os ratings no modelo proposto. |
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Determinação de rating de crédito de empresas brasileiras com a utilização de índices contábeisEstimating credit rating of Brazilian companies using accounting ratiosDeterminación de calificación crediticia de empresas brasileñas con el uso de ratios contablescredit ratingsprobit ordered modeldata in panelcredit riskratings de créditomodelo probit ordenado en panelriesgo de créditoagencia de ratingratings de créditomodelo probito ordenado em painelrisco de créditoagência de ratingEste trabalho tem dois objetivos diferentes, mas complementares: o primeiro deles é averiguar se as agências de avaliação de crédito vêm sendo mais severas nas análises de empresas brasileiras ao longo do tempo, conforme sugerido em alguns estudos efetuados para o mercado norte-americano. O segundo objetivo está relacionado ao desenvolvimento de uma metodologia de rating, baseada no modelo probito ordenado em painel, que seja capaz de prever, por meio da utilização de variáveis contábeis e indicadoras (dummies), o nível de rating para as companhias que não possuam avaliação alguma de crédito. Os resultados não apontaram evidências de que as agências de ratings vêm sendo mais rigorosas em suas análises das companhias brasileiras ao longo do tempo. Isso permitiu utilizar amostra do período de dezembro de 2000 a dezembro de 2005 para a previsão de ratings. As variáveis Lucro Líquido sobre o Total de Ativos (ROA), Dívida Total sobre o Total de Ativos (DT) e a variável indicadora de presença no Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa - IBOV) foram as que, conjuntamente, melhor explicaram os ratings no modelo proposto.Este trabajo tiene dos objetivos diferentes pero complementarios: el primero es averiguar si las agencias de evaluación de crédito son actualmente más severas en los análisis de empresas brasileñas, como se sugiere en algunos estudios efectuados para el mercado estadounidense. El segundo objetivo está relacionado con el desarrollo de una metodología de rating basada en el modelo probit ordenado en panel, que, por medio de la utilización de variables contables e indicadoras (dummies), sea capaz de predecir el nivel de rating para las compañías que no dispongan de ninguna evaluación de crédito. Los resultados no indicaron evidencias de que las agencias de rating han sido más rigurosas en sus análisis de las compañías brasileñas con el tiempo. Eso permitió utilizar una muestra del período de diciembre de 2000 a diciembre de 2005 para la previsión de ratings. Las variables utilidad neta sobre el total de activos (ROA), deuda total sobre el total de activos (DT) y la variable indicadora de presencia en el Índice de la Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa - IBOV) fueron las que, conjuntamente, mejor explicaron los ratings en el modelo propuesto.This work aims at two different, but complementary, objectives: the first, is checking satisfactorily whether the rating agencies are doing a tight job towards Brazilian Corporations on a time basis; as it has been suggested in some studies carried out in the American Financial Market. The second, is related to the development of a rating methodology based on probit ordered in panel, which, through the accounting ratios employed and dummy variables, is able to foresee a level of rating to any corporation whose evaluation has not been carried out. The results presented here have not shown any clue that rating agencies have been more rigorous in their analysis of Brazilian Corporations through time. Thus, allowing the use of data samples between December 2000 and December 2005 to forecast ratings. Return on assets (ROA), total debts on total assets (DT) along with a dummy variable of Ibovespa presence (IBOV) were the ones which better explain the rating on this proposed model.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4448710.1590/S0080-21072008000400005Revista de Administração; v. 43 n. 4 (2008); 344-355Revista de Administração; Vol. 43 No. 4 (2008); 344-355Revista de Administração; Vol. 43 Núm. 4 (2008); 344-3551984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44487/48107Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDamasceno, Danilo LuísArtes, RinaldoMinardi, Andrea Maria Accioly Fonseca2015-09-15T16:53:18Zoai:revistas.usp.br:article/44487Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:18Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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