Um método para previsão de vendas cumulativas por intervalo em promoções de bens de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizzinatto, Nivaldo Kassouf
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Farah, Osvaldo Elias, Neves, Marcos Fava
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44450
Resumo: Prever e monitorar a evolução das vendas promocionais é uma preocupação gerencial. Na busca da otimização entre oportunidades e recursos, a previsão de resultados de vendas de promoções pode ser realizada por metodologias cumulativas. Neste estudo, propõe-se um método de previsão de vendas por intervalo baseado em dados parcialmente acumulados, partindo da premissa de que existe um comportamento-padrão de difusão entre promoções. O método foi aplicado em uma empresa de bens de consumo, buscando prever as vendas trissemanais de nove promoções em função da venda diária acumulada. As principais conclusões indicam que o método apresenta facilidade de implementação e acurácia considerada aceitável pelos gestores ante parâmetros preestabelecidos, validando o método como um auxílio à tomada de decisões em marketing. Os resultados indicam que, no caso estudado, a acurácia do método está ligada ao acúmulo de dados, e que, apesar de estatisticamente não ser aceitável que a variação ex ante seja a mesma variação ex post, se podem realizar previsões por intervalo com razoável aceitação sob o enfoque gerencial.
id USP-27_5fc0492ec3d68f76ca51fd9de356ff1f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/44450
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Um método para previsão de vendas cumulativas por intervalo em promoções de bens de consumoAn interval cumulative sales forecasting method for consumer goods promotionsUn método para previsión de ventas acumulativas por período en promociones de bienes de consumosales forecastingpromotionscumulative methodsinterval forecastingprevisión de ventaspromocionesmétodos acumulativosprevisiones por períodoprevisão de vendaspromoçõesmétodos cumulativosprevisões por intervaloPrever e monitorar a evolução das vendas promocionais é uma preocupação gerencial. Na busca da otimização entre oportunidades e recursos, a previsão de resultados de vendas de promoções pode ser realizada por metodologias cumulativas. Neste estudo, propõe-se um método de previsão de vendas por intervalo baseado em dados parcialmente acumulados, partindo da premissa de que existe um comportamento-padrão de difusão entre promoções. O método foi aplicado em uma empresa de bens de consumo, buscando prever as vendas trissemanais de nove promoções em função da venda diária acumulada. As principais conclusões indicam que o método apresenta facilidade de implementação e acurácia considerada aceitável pelos gestores ante parâmetros preestabelecidos, validando o método como um auxílio à tomada de decisões em marketing. Os resultados indicam que, no caso estudado, a acurácia do método está ligada ao acúmulo de dados, e que, apesar de estatisticamente não ser aceitável que a variação ex ante seja a mesma variação ex post, se podem realizar previsões por intervalo com razoável aceitação sob o enfoque gerencial.Prever y seguir la evolución de las ventas promocionales es una preocupación directiva. Para optimizar oportunidades y recursos, la previsión de ventas de promociones se puede realizar por medio de métodos acumulativos. En este estudio, se propone un método de previsión de ventas por período basado en datos parcialmente acumulados. Se parte de la premisa de que existe un comportamiento estándar de difusión entre promociones. El método fue aplicado en una empresa de bienes de consumo, para prever los resultados trisemanales de nueve promociones en relación con la venta diaria acumulada. Las principales conclusiones señalan la facilidad de la puesta en práctica del método y la exactitud considerada aceptable por los administradores ante parámetros preestablecidos, lo que valida el método como un apoyo a la toma de decisiones en marketing. Los resultados demuestran que, en el caso estudiado, la exactitud del método está relacionada con la acumulación de datos, y que, aunque no sea estadísticamente aceptable que la variación ex ante sea la misma que la variación ex post, se pueden realizar previsiones por período con éxito razonable.Forecasting and monitoring promotional sales evolution is a managerial concern. In order to optimize opportunities and resources, promotional sales forecasting can be accomplished using cumulative methods. This paper proposes a interval sales forecasting method based on partially accumulated data, using a diffusion pattern among several promotions. The method was applied on a consumer goods industry, in order to forecast the results of nine promotions of three weeks length. The main conclusions remarks the ease of implementation of the method and accuracy considered acceptable by the manager. Results show that accuracy is related to the accumulation of data, and that although statistically the ex ante variation is not the same as the ex post variation, it is possible to use interval forecasts with reasonable success by the managerial point of view.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4445010.1590/S0080-21072007000300009Revista de Administração; v. 42 n. 3 (2007); 363-372Revista de Administração; Vol. 42 No. 3 (2007); 363-372Revista de Administração; Vol. 42 Núm. 3 (2007); 363-3721984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44450/48070Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPizzinatto, Nivaldo KassoufPizzinatto, Nivaldo KassoufFarah, Osvaldo EliasNeves, Marcos Fava2012-09-21T12:35:55Zoai:revistas.usp.br:article/44450Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2012-09-21T12:35:55Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um método para previsão de vendas cumulativas por intervalo em promoções de bens de consumo
An interval cumulative sales forecasting method for consumer goods promotions
Un método para previsión de ventas acumulativas por período en promociones de bienes de consumo
title Um método para previsão de vendas cumulativas por intervalo em promoções de bens de consumo
spellingShingle Um método para previsão de vendas cumulativas por intervalo em promoções de bens de consumo
Pizzinatto, Nivaldo Kassouf
sales forecasting
promotions
cumulative methods
interval forecasting
previsión de ventas
promociones
métodos acumulativos
previsiones por período
previsão de vendas
promoções
métodos cumulativos
previsões por intervalo
title_short Um método para previsão de vendas cumulativas por intervalo em promoções de bens de consumo
title_full Um método para previsão de vendas cumulativas por intervalo em promoções de bens de consumo
title_fullStr Um método para previsão de vendas cumulativas por intervalo em promoções de bens de consumo
title_full_unstemmed Um método para previsão de vendas cumulativas por intervalo em promoções de bens de consumo
title_sort Um método para previsão de vendas cumulativas por intervalo em promoções de bens de consumo
author Pizzinatto, Nivaldo Kassouf
author_facet Pizzinatto, Nivaldo Kassouf
Farah, Osvaldo Elias
Neves, Marcos Fava
author_role author
author2 Farah, Osvaldo Elias
Neves, Marcos Fava
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizzinatto, Nivaldo Kassouf
Pizzinatto, Nivaldo Kassouf
Farah, Osvaldo Elias
Neves, Marcos Fava
dc.subject.por.fl_str_mv sales forecasting
promotions
cumulative methods
interval forecasting
previsión de ventas
promociones
métodos acumulativos
previsiones por período
previsão de vendas
promoções
métodos cumulativos
previsões por intervalo
topic sales forecasting
promotions
cumulative methods
interval forecasting
previsión de ventas
promociones
métodos acumulativos
previsiones por período
previsão de vendas
promoções
métodos cumulativos
previsões por intervalo
description Prever e monitorar a evolução das vendas promocionais é uma preocupação gerencial. Na busca da otimização entre oportunidades e recursos, a previsão de resultados de vendas de promoções pode ser realizada por metodologias cumulativas. Neste estudo, propõe-se um método de previsão de vendas por intervalo baseado em dados parcialmente acumulados, partindo da premissa de que existe um comportamento-padrão de difusão entre promoções. O método foi aplicado em uma empresa de bens de consumo, buscando prever as vendas trissemanais de nove promoções em função da venda diária acumulada. As principais conclusões indicam que o método apresenta facilidade de implementação e acurácia considerada aceitável pelos gestores ante parâmetros preestabelecidos, validando o método como um auxílio à tomada de decisões em marketing. Os resultados indicam que, no caso estudado, a acurácia do método está ligada ao acúmulo de dados, e que, apesar de estatisticamente não ser aceitável que a variação ex ante seja a mesma variação ex post, se podem realizar previsões por intervalo com razoável aceitação sob o enfoque gerencial.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44450
10.1590/S0080-21072007000300009
url https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44450
identifier_str_mv 10.1590/S0080-21072007000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44450/48070
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração; v. 42 n. 3 (2007); 363-372
Revista de Administração; Vol. 42 No. 3 (2007); 363-372
Revista de Administração; Vol. 42 Núm. 3 (2007); 363-372
1984-6142
0080-2107
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1800222888280719360