Atitude em relação a atributos ecológicos de produtos como base de segmentação de mercado consumidor
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44523 |
Resumo: | No estudo aqui apresentado, verificou-se a utilização da variável atitude em relação a atributos ecologicamente corretos de bens de consumo como base para a segmentação de mercado. Foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva, por meio do estudo de campo, com amostra não probabilística por conveniência de estudantes e professores de uma universidade da cidade de São Paulo/SP, que expressaram suas opiniões por autopreenchimento de um instrumento de coleta de dados estruturado e disfarçado. Os dados foram analisados com duas técnicas multivariadas: análise fatorial e análise de conglomerados. Com a primeira foi possível reduzir o conjunto de variáveis a dois fatores: ciclo de vida e economicidade; os escores desses fatores foram utilizados como entradas à análise de conglomerados. Essa análise gerou conglomerados, possibilitando conclusão favorável ao problema de pesquisa. Os resultados confirmaram as expectativas iniciais da pesquisa quanto à possibilidade de obtenção de conglomerados utilizando a atitude em relação a produtos com atributos ecologicamente corretos. |
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Atitude em relação a atributos ecológicos de produtos como base de segmentação de mercado consumidorActitud con relación a atributos ecológicos de productos como base para segmentación de mercado consumidorThe attitude toward environmentally correct features of products as the basis for segmenting consumer marketsatitudesegmentação de mercadoproduto ecologicamente corretoanálise multivariadaattitudemarket segmentationgreen productsmultivariate data analysisactitudsegmentación de mercadoproducto ecológicamente responsableanálisis multivariadoNo estudo aqui apresentado, verificou-se a utilização da variável atitude em relação a atributos ecologicamente corretos de bens de consumo como base para a segmentação de mercado. Foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva, por meio do estudo de campo, com amostra não probabilística por conveniência de estudantes e professores de uma universidade da cidade de São Paulo/SP, que expressaram suas opiniões por autopreenchimento de um instrumento de coleta de dados estruturado e disfarçado. Os dados foram analisados com duas técnicas multivariadas: análise fatorial e análise de conglomerados. Com a primeira foi possível reduzir o conjunto de variáveis a dois fatores: ciclo de vida e economicidade; os escores desses fatores foram utilizados como entradas à análise de conglomerados. Essa análise gerou conglomerados, possibilitando conclusão favorável ao problema de pesquisa. Os resultados confirmaram as expectativas iniciais da pesquisa quanto à possibilidade de obtenção de conglomerados utilizando a atitude em relação a produtos com atributos ecologicamente corretos.In this study, the authors verified the use of the"attitude" variable concerning the environmentally correct attributes of consumer goods as the basis for market segmentation. A quantitative and descriptive research study was conducted based on a field study that relied on a non-probabilistic sample of students and professors selected on the basis of convenience at a university in São Paulo city (SP). These interviewees expressed their opinions by filling out a data collection questionnaire that was structured and disguised. The data analysis was based on the application of two multivariate techniques: Factor Analysis and Cluster Analysis. The first enabled reducing the set of variables to two factors: Life Cycle and Economicity; the scores of these factors were used as Cluster Analysis input. This technique engendered clusters that led to a favorable conclusion concerning the researched issue. The results corroborated the initial expectations as to the possibility of obtaining clusters using the attitude toward products that have environmentally correct features.En este estudio se analiza la utilización de la variable actitud con relación a atributos ecológicamente responsables de bienes de consumo como base para la segmentación de mercado. Se realizó una investigación cuantitativa descriptiva, por medio de estudio de campo, con una muestra no probabilística por conveniencia de estudiantes y profesores de una universidad de la ciudad de São Paulo, que manifestaron sus opiniones al rellenar un instrumento de recopilación de datos estructurado y enmascarado. Se analizaron los datos por medio de dos técnicas multivariadas: el análisis factorial y el análisis de conglomerados. Con la primera fue posible reducir el conjunto de variables a dos factores: ciclo de vida y economicidad; los escores de dichos factores fueron utilizados como entradas al análisis de conglomerados. Ese análisis produjo conglomerados, lo que posibilitó una conclusión favorable al problema de investigación. Los resultados confirmaron las expectativas iniciales de la investigación en cuanto a la posibilidad de obtener conglomerados con el uso de la actitud en relación a productos con atributos ecológicamente responsables.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4452310.1590/S0080-21072011000100004Revista de Administração; v. 46 n. 1 (2011); 32-44Revista de Administração; Vol. 46 No. 1 (2011); 32-44Revista de Administração; Vol. 46 Núm. 1 (2011); 32-441984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44523/48143Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMotta, Sérgio Luís StirbolovMattar, Fauze Najib2015-09-15T16:53:04Zoai:revistas.usp.br:article/44523Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:04Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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No estudo aqui apresentado, verificou-se a utilização da variável atitude em relação a atributos ecologicamente corretos de bens de consumo como base para a segmentação de mercado. Foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva, por meio do estudo de campo, com amostra não probabilística por conveniência de estudantes e professores de uma universidade da cidade de São Paulo/SP, que expressaram suas opiniões por autopreenchimento de um instrumento de coleta de dados estruturado e disfarçado. Os dados foram analisados com duas técnicas multivariadas: análise fatorial e análise de conglomerados. Com a primeira foi possível reduzir o conjunto de variáveis a dois fatores: ciclo de vida e economicidade; os escores desses fatores foram utilizados como entradas à análise de conglomerados. Essa análise gerou conglomerados, possibilitando conclusão favorável ao problema de pesquisa. Os resultados confirmaram as expectativas iniciais da pesquisa quanto à possibilidade de obtenção de conglomerados utilizando a atitude em relação a produtos com atributos ecologicamente corretos. |
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