Estratégias de Segmentação de Hotéis para o Marketing BtoB: um Estudo em São Luís-MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luciana Brandão
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ikeda, Ana Akemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52426
Resumo: The focus of this article are the travels by business reasons, which have great importance forthe development of tourism and hostelry even in localities with natural and cultural touristattractions, as is the case of the city of São Luís-MA. The objective was to study thesegmentation strategies used by hotels to Business to Business Marketing. For this, is done amultiple case study in two large hotels in the city belonging to internationals chains –Pestana São Luís Resort Hotel and Quality Grand São Luís Hotel – through an exploratoryqualitative research. The primary data collection was done through personal interviews withsales managers of the respectives hotels. The analysis of cases is based on three main points:the marketing hotels structure, the forms of segmentation used and the marketing actionsdirected to the business public. The segmentation strategies are used by the hotels, but theyare based in the use of fewer variables: current sales volume, potential of future sales and thesales channel. The specific actions for the business public are incipient, even considering thegreat importance of this market.
id USP - 65_3ffa205584c2c0f04b309aebec8d6bf5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/52426
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Estratégias de Segmentação de Hotéis para o Marketing BtoB: um Estudo em São Luís-MAEstrategias de Segmentación de Hoteles para el Marketing BtoB: un estudio en São Luís-MAHotels Segmentation Strategies for BtoB Marketing: a Study in São Luís-MAmarket segmentationhostelrybusiness tourism.segmentación del mercadohosteleríaturismo de negócios.segmentação de mercadohotelariaturismo de negócios.The focus of this article are the travels by business reasons, which have great importance forthe development of tourism and hostelry even in localities with natural and cultural touristattractions, as is the case of the city of São Luís-MA. The objective was to study thesegmentation strategies used by hotels to Business to Business Marketing. For this, is done amultiple case study in two large hotels in the city belonging to internationals chains –Pestana São Luís Resort Hotel and Quality Grand São Luís Hotel – through an exploratoryqualitative research. The primary data collection was done through personal interviews withsales managers of the respectives hotels. The analysis of cases is based on three main points:the marketing hotels structure, the forms of segmentation used and the marketing actionsdirected to the business public. The segmentation strategies are used by the hotels, but theyare based in the use of fewer variables: current sales volume, potential of future sales and thesales channel. The specific actions for the business public are incipient, even considering thegreat importance of this market.O foco deste artigo são as viagens por motivos de negócios, as quais têm grande importânciapara o desenvolvimento da atividade turística e hoteleira mesmo em localidades com atrativosturísticos naturais e culturais, como é caso da cidade de São Luís-MA. O objetivo foi estudaras estratégias de segmentação utilizadas pelos hotéis para o Marketing Business to Business.Para tanto, realiza-se um estudo de casos múltiplos em dois grandes hotéis da cidadepertencentes a redes hoteleiras internacionais – Pestana São Luís Resort Hotel e QualityGrand São Luís Hotel – por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Acoleta dos dados primários foi feita por meio de entrevistas pessoais com os gerentes devendas dos respectivos hotéis. A análise dos casos baseia-se em três pontos principais: aestrutura de marketing dos hotéis, as formas de segmentação utilizadas e as ações demarketing voltadas ao público de negócios. Os hotéis fazem uso de estratégias desegmentação, contudo as utilizam com base em poucas variáveis: volume de vendas atual,potencial de vendas futuro e canal de vendas. As ações específicas para o público de negóciossão incipientes, mesmo considerando a grande importância desse mercado.El objetivo de este artículo son los viajes por razones de negocios, que tienen granimportancia para el desarrollo del turismo y la hospitalidad incluso en localidades conatractivos naturales y culturales, como es el caso de la ciudad de São Luís-MA. El objetivo esestudiar las estrategias de segmentación utilizadas por hoteles para el Marketing Business toBusiness. Para este, se lleva a cabo un estudio de caso múltiples en dos grandes hoteles de laciudad pertenecientes a cadenas de hoteles internacionales, Pestana São Luís Resort Hotel yQuality Grand São Luís Hotel, a través de una investigación cualitativa de carácterexploratoria. La colección de datos primarios se hizo a través de entrevistas personales conlos gerentes de ventas de los respectivos hoteles. El análisis de los casos se basa en trespuntos principales: la estructura de marketing de los hoteles, las formas de segmentaciónutilizados y lãs acciones de marketing dirigidas al público de negocios. Los hoteles utilizanestrategias de segmentación, pero las utilizan baseadas en pocas variables: volumen deventas actual, ventas potenciales futuras y canal de ventas. Las acciones específicas para elpúblico de negocios son incipientes, aun teniendo em cuenta la gran importância de estemercado.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/5242610.11606/issn.1984-4867.v23i2p380-407Revista Turismo em Análise; Vol. 23 No. 2 (2012); 380-407Revista Turismo em Análise; Vol. 23 Núm. 2 (2012); 380-407Revista Turismo em Análise; v. 23 n. 2 (2012); 380-4071984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52426/56420Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Luciana BrandãoIkeda, Ana Akemi2015-11-13T15:58:36Zoai:revistas.usp.br:article/52426Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:58:36Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de Segmentação de Hotéis para o Marketing BtoB: um Estudo em São Luís-MA
Estrategias de Segmentación de Hoteles para el Marketing BtoB: un estudio en São Luís-MA
Hotels Segmentation Strategies for BtoB Marketing: a Study in São Luís-MA
title Estratégias de Segmentação de Hotéis para o Marketing BtoB: um Estudo em São Luís-MA
spellingShingle Estratégias de Segmentação de Hotéis para o Marketing BtoB: um Estudo em São Luís-MA
Ferreira, Luciana Brandão
market segmentation
hostelry
business tourism.
segmentación del mercado
hostelería
turismo de negócios.
segmentação de mercado
hotelaria
turismo de negócios.
title_short Estratégias de Segmentação de Hotéis para o Marketing BtoB: um Estudo em São Luís-MA
title_full Estratégias de Segmentação de Hotéis para o Marketing BtoB: um Estudo em São Luís-MA
title_fullStr Estratégias de Segmentação de Hotéis para o Marketing BtoB: um Estudo em São Luís-MA
title_full_unstemmed Estratégias de Segmentação de Hotéis para o Marketing BtoB: um Estudo em São Luís-MA
title_sort Estratégias de Segmentação de Hotéis para o Marketing BtoB: um Estudo em São Luís-MA
author Ferreira, Luciana Brandão
author_facet Ferreira, Luciana Brandão
Ikeda, Ana Akemi
author_role author
author2 Ikeda, Ana Akemi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Luciana Brandão
Ikeda, Ana Akemi
dc.subject.por.fl_str_mv market segmentation
hostelry
business tourism.
segmentación del mercado
hostelería
turismo de negócios.
segmentação de mercado
hotelaria
turismo de negócios.
topic market segmentation
hostelry
business tourism.
segmentación del mercado
hostelería
turismo de negócios.
segmentação de mercado
hotelaria
turismo de negócios.
description The focus of this article are the travels by business reasons, which have great importance forthe development of tourism and hostelry even in localities with natural and cultural touristattractions, as is the case of the city of São Luís-MA. The objective was to study thesegmentation strategies used by hotels to Business to Business Marketing. For this, is done amultiple case study in two large hotels in the city belonging to internationals chains –Pestana São Luís Resort Hotel and Quality Grand São Luís Hotel – through an exploratoryqualitative research. The primary data collection was done through personal interviews withsales managers of the respectives hotels. The analysis of cases is based on three main points:the marketing hotels structure, the forms of segmentation used and the marketing actionsdirected to the business public. The segmentation strategies are used by the hotels, but theyare based in the use of fewer variables: current sales volume, potential of future sales and thesales channel. The specific actions for the business public are incipient, even considering thegreat importance of this market.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52426
10.11606/issn.1984-4867.v23i2p380-407
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52426
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v23i2p380-407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52426/56420
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 23 No. 2 (2012); 380-407
Revista Turismo em Análise; Vol. 23 Núm. 2 (2012); 380-407
Revista Turismo em Análise; v. 23 n. 2 (2012); 380-407
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054165671739392