Do repertório de comportamentos do consumidor: retaliação e vingança no ciberespaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Fábio Manoel Fernandes de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pereira, Rita de Cássia de Faria, Carlo Gabriel Porto, Bellini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44531
Resumo: O advento da comunicação mediada por computador no ciberespaço potencializou a força do consumidor, que passou a desenvolver os seus próprios websites e reunir-se em comunidades virtuais para denunciar, protestar e repudiar publicamente falhas e injustiças realizadas em transações comerciais. Apesar da literatura fértil sobre comunidades virtuais de marca, pouco se estuda a sua antítese - as comunidades virtuais antimarca. Assim, percebe-se a necessidade de avançar o conhecimento nessa temática e, complementando investigação sobre motivações para retaliação e vingança de consumidores, analisam-se comportamentos efetivos de retaliação e de vingança de consumidores contra marcas, empresas, produtos e serviços em comunidades virtuais. Por meio de uma abordagem netnográfica, estudaram-se comunidades virtuais antimarca relacionadas a operadoras de telefonia celular, o que possibilitou a identificação de quatro comportamentos de retaliação (prevenção ao consumo, ataque pessoal, ameaça e cinismo) e cinco de vingança (evasão da marca, traição, boicote, geração de perdas e ativismo), dos quais três se apresentam como supostamente originais na literatura (ameaça, cinismo e ativismo).
id USP-27_79ecc9582599e79f868904fe231b4d81
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/44531
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Do repertório de comportamentos do consumidor: retaliação e vingança no ciberespaçoFrom the repertoire of consumer behavior: retaliation and revenge in cyberspaceDel repertorio de comportamientos del consumidor: represalia y venganza en el ciberespacioretaliaçãovingançaanticonsumocomunidades virtuais antimarcarepresaliavenganzaanticonsumocomunidades virtuales antimarcaretaliationrevengeanti-consumerismanti-brand virtual communitiesO advento da comunicação mediada por computador no ciberespaço potencializou a força do consumidor, que passou a desenvolver os seus próprios websites e reunir-se em comunidades virtuais para denunciar, protestar e repudiar publicamente falhas e injustiças realizadas em transações comerciais. Apesar da literatura fértil sobre comunidades virtuais de marca, pouco se estuda a sua antítese - as comunidades virtuais antimarca. Assim, percebe-se a necessidade de avançar o conhecimento nessa temática e, complementando investigação sobre motivações para retaliação e vingança de consumidores, analisam-se comportamentos efetivos de retaliação e de vingança de consumidores contra marcas, empresas, produtos e serviços em comunidades virtuais. Por meio de uma abordagem netnográfica, estudaram-se comunidades virtuais antimarca relacionadas a operadoras de telefonia celular, o que possibilitou a identificação de quatro comportamentos de retaliação (prevenção ao consumo, ataque pessoal, ameaça e cinismo) e cinco de vingança (evasão da marca, traição, boicote, geração de perdas e ativismo), dos quais três se apresentam como supostamente originais na literatura (ameaça, cinismo e ativismo).El advenimiento de la comunicación mediada por computadora en el ciberespacio incrementó la fuerza del consumidor, que pasó a desarrollar los propios websites y a reunirse en comunidades virtuales para denunciar, protestar y rechazar públicamente fallas e injusticias realizadas en transacciones comerciales. Aunque haya fértil literatura sobre comunidades virtuales de marca, poco se estudia su antítesis - las comunidades virtuales antimarca. En este estudio se observa la necesidad de avanzar en el conocimiento de dicho tema, y se aportan nuevos datos a la investigación sobre los motivos para represalias y venganza de consumidores, por medio del análisis de comportamientos efectivos de represalia y venganza de consumidores contra marcas, empresas, productos y servicios en comunidades virtuales. Por medio de un análisis netnográfico, se estudiaron comunidades virtuales antimarca relacionadas con operadoras de telefonía móvil. Fue posible identificar cuatro comportamientos de represalia (prevención al consumo, ataque personal, amenaza y cinismo) y cinco de venganza (evasión de la marca, traición, boicot, generación de pérdidas y activismo), de los cuales tres se presentan como supuestamente originales (amenaza, cinismo y activismo).Computer-mediated communication in cyberspace empowered consumers to build their own websites and gather with other consumers in virtual communities to publicly accuse, protest and repudiate companies, brands, products or services for problems realized in commercial transactions. Our research addresses a gap in the consumer behavior and virtual communities literatures - that of the presence of retaliation and revenge in anti-brand virtual communities. Starting from a previous investigation on the motivations for retaliation and revenge, we now search for actual retaliation and revenge behaviors in those communities. By means of a netnographic perspective, four communities of telecom consumers were addressed and provided data to identify four retaliation behaviors and five revenge behaviors, three of which are assumed to be unprecedented.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4453110.1590/S0080-21072011000200004Revista de Administração; v. 46 n. 2 (2011); 135-149Revista de Administração; Vol. 46 No. 2 (2011); 135-149Revista de Administração; Vol. 46 Núm. 2 (2011); 135-1491984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44531/48151Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Fábio Manoel Fernandes dePereira, Rita de Cássia de FariaCarlo Gabriel Porto, Bellini2015-09-15T16:53:02Zoai:revistas.usp.br:article/44531Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:02Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do repertório de comportamentos do consumidor: retaliação e vingança no ciberespaço
From the repertoire of consumer behavior: retaliation and revenge in cyberspace
Del repertorio de comportamientos del consumidor: represalia y venganza en el ciberespacio
title Do repertório de comportamentos do consumidor: retaliação e vingança no ciberespaço
spellingShingle Do repertório de comportamentos do consumidor: retaliação e vingança no ciberespaço
Albuquerque, Fábio Manoel Fernandes de
retaliação
vingança
anticonsumo
comunidades virtuais antimarca
represalia
venganza
anticonsumo
comunidades virtuales antimarca
retaliation
revenge
anti-consumerism
anti-brand virtual communities
title_short Do repertório de comportamentos do consumidor: retaliação e vingança no ciberespaço
title_full Do repertório de comportamentos do consumidor: retaliação e vingança no ciberespaço
title_fullStr Do repertório de comportamentos do consumidor: retaliação e vingança no ciberespaço
title_full_unstemmed Do repertório de comportamentos do consumidor: retaliação e vingança no ciberespaço
title_sort Do repertório de comportamentos do consumidor: retaliação e vingança no ciberespaço
author Albuquerque, Fábio Manoel Fernandes de
author_facet Albuquerque, Fábio Manoel Fernandes de
Pereira, Rita de Cássia de Faria
Carlo Gabriel Porto, Bellini
author_role author
author2 Pereira, Rita de Cássia de Faria
Carlo Gabriel Porto, Bellini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Fábio Manoel Fernandes de
Pereira, Rita de Cássia de Faria
Carlo Gabriel Porto, Bellini
dc.subject.por.fl_str_mv retaliação
vingança
anticonsumo
comunidades virtuais antimarca
represalia
venganza
anticonsumo
comunidades virtuales antimarca
retaliation
revenge
anti-consumerism
anti-brand virtual communities
topic retaliação
vingança
anticonsumo
comunidades virtuais antimarca
represalia
venganza
anticonsumo
comunidades virtuales antimarca
retaliation
revenge
anti-consumerism
anti-brand virtual communities
description O advento da comunicação mediada por computador no ciberespaço potencializou a força do consumidor, que passou a desenvolver os seus próprios websites e reunir-se em comunidades virtuais para denunciar, protestar e repudiar publicamente falhas e injustiças realizadas em transações comerciais. Apesar da literatura fértil sobre comunidades virtuais de marca, pouco se estuda a sua antítese - as comunidades virtuais antimarca. Assim, percebe-se a necessidade de avançar o conhecimento nessa temática e, complementando investigação sobre motivações para retaliação e vingança de consumidores, analisam-se comportamentos efetivos de retaliação e de vingança de consumidores contra marcas, empresas, produtos e serviços em comunidades virtuais. Por meio de uma abordagem netnográfica, estudaram-se comunidades virtuais antimarca relacionadas a operadoras de telefonia celular, o que possibilitou a identificação de quatro comportamentos de retaliação (prevenção ao consumo, ataque pessoal, ameaça e cinismo) e cinco de vingança (evasão da marca, traição, boicote, geração de perdas e ativismo), dos quais três se apresentam como supostamente originais na literatura (ameaça, cinismo e ativismo).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44531
10.1590/S0080-21072011000200004
url https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44531
identifier_str_mv 10.1590/S0080-21072011000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44531/48151
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração; v. 46 n. 2 (2011); 135-149
Revista de Administração; Vol. 46 No. 2 (2011); 135-149
Revista de Administração; Vol. 46 Núm. 2 (2011); 135-149
1984-6142
0080-2107
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1800222888964390912