Análise da competitividade do setor calçadista do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milaneze, Kleber Luiz Nardoto
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Batalha, Mário Otávio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44474
Resumo: No final da década de 1990, verificou-se a adoção internacional de estratégias públicas e privadas visando ao crescimento das exportações e ao desenvolvimento local sustentado. Essas iniciativas demandaram de governos, indústrias, fornecedores, instituições de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), representantes de classe, entre outros, a busca por uma maior integração que levasse a vantagens competitivas advindas dessa proximidade. Esse fator, aliado a aspectos históricos e culturais, impulsionou o surgimento dos clusters no Brasil. Neste trabalho, apresentam-se os clusters calçadistas do estado de São Paulo e como seus agentes estão se organizando para a construção e a consolidação de suas vantagens competitivas. A metodologia utilizada na pesquisa foi quantitativa, com o uso do estudo de casos múltiplos. No desenvolvimento desse estudo, foram identificados fatores e subfatores de competitividade para os clusters calçadistas. Esses fatores foram analisados segundo sua importância para a competitividade do cluster como um todo, bem como quanto aos seus níveis de desenvolvimento no cluster analisado, segundo a percepção de cada um dos agentes pesquisados. A pesquisa revelou que o nível de envolvimento de cada um dos agentes nos clusters analisados varia de cidade para cidade. Além disso, cada cluster prioriza fatores diferentes na busca de maior competitividade para o setor calçadista de sua cidade.
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Esse fator, aliado a aspectos históricos e culturais, impulsionou o surgimento dos clusters no Brasil. Neste trabalho, apresentam-se os clusters calçadistas do estado de São Paulo e como seus agentes estão se organizando para a construção e a consolidação de suas vantagens competitivas. A metodologia utilizada na pesquisa foi quantitativa, com o uso do estudo de casos múltiplos. No desenvolvimento desse estudo, foram identificados fatores e subfatores de competitividade para os clusters calçadistas. Esses fatores foram analisados segundo sua importância para a competitividade do cluster como um todo, bem como quanto aos seus níveis de desenvolvimento no cluster analisado, segundo a percepção de cada um dos agentes pesquisados. A pesquisa revelou que o nível de envolvimento de cada um dos agentes nos clusters analisados varia de cidade para cidade. Além disso, cada cluster prioriza fatores diferentes na busca de maior competitividade para o setor calçadista de sua cidade.A fines de la década de 1990, se observó la adopción internacional de estrategias públicas y privadas que tenían como objetivo el incremento de las exportaciones y el desarrollo local sostenible. Dichas iniciativas exigieron de gobiernos, industrias, proveedores, instituciones de investigación y desarrollo y de ciencia, tecnología e innovación, representantes de clase, entre otros, la búsqueda por una integración más amplia para conseguir ventajas competitivas oriundas de esa proximidad. Dicho factor, junto con aspectos históricos y culturales, dio lugar a los clustersen Brasil. En este trabajo, se presentan los clusters de la industria de calzados del estado de São Paulo y cómo sus agentes se están organizando para la construcción y la consolidación de sus ventajas competitivas. Se utilizó la metodología cuantitativa, con el estudio de casos múltiples. En el desarrollo del estudio, se identificaron factores y subfactores de competitividad para los clusters de la industria de calzados. Esos factores fueron analizados según su importancia para la competitividad del cluster en su conjunto, así como con relación a sus niveles de desarrollo en el cluster analizado, de acuerdo con la percepción de cada uno de los agentes investigados. La investigación señaló que el nivel de participación de cada uno de los agentes en los clusters analizados varía de ciudad a ciudad, además, cada cluster da prioridad a factores distintos en la búsqueda de una mayor competitividad para la industria de calzados de su ciudad.In the late nineties it was noticed an international adoption of public and private strategies aiming exportation growth and a local supported development. These initiatives demanded, from governs, industries, suppliers, R&D and ST&I institutions, class representatives among others, a search for a larger integration leading them to competitive advantages decurrent of this proximity. This factor, allied to historical and cultural aspects, impelled the arising of clusters in Brazil. This work presents the shoe manufacturer clusters in the State of Sao Paulo and how its agents are organizing themselves aiming the construction and consolidation of competitive advantages. It was used the quantitative methodology in this research and it was due through the study of multiple cases. During this study, competitive factors and sub factors in the shoe manufacturer clusters were identified. These factors were analyzed according to its importance to the cluster's competitiveness as a whole, as well as their developmental level in the analyzed cluster, according to the perception of each researched agent. The research revealed that the involvement level of each of the agents in the analyzed clusters varies from one city to another. Besides, each cluster prioritizes different factors in the search of major competitiveness to footwear industry in its city.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4447410.1590/S0080-21072008000200004Revista de Administração; v. 43 n. 2 (2008); 162-175Revista de Administração; Vol. 43 No. 2 (2008); 162-175Revista de Administração; Vol. 43 Núm. 2 (2008); 162-1751984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44474/48094Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMilaneze, Kleber Luiz NardotoBatalha, Mário Otávio2012-09-21T12:42:08Zoai:revistas.usp.br:article/44474Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2012-09-21T12:42:08Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
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