A importância das dimensões competitivas na formação da estratégia de competição de empresas calçadistas do Vale do Sinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosnaldo Inacio da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4394
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar quais as dimensões competitivas que sustentam a operação de empresas inseridas no Clúster Calçadista do Vale do Sinos (empresas de insumos, montadoras e montadoras/varejistas), com atuação no mercado nacional e também com experiência na atividade exportadora, trazendo à luz as dimensões competitivas que sustentam a operação deste grupo e visando à busca de vantagens em seus respectivos mercados de atuação diante de seus concorrentes. O método proposto para a pesquisa é o estudo de caso múltiplo em empresas fabricantes de calçados, insumos e matérias-primas. Apoiado por uma revisão teórica, envolvendo o debate em torno de conceitos sobre estratégia de operações, estrutura e infraestrutura de produção, estratégias em arranjos produtivos do tipo clúster e das dimensões competitivas nas empresas, compreendem-se as dimensões competitivas que, combinadas, são responsáveis pela construção de estratégias em firmas de manufatura. Por meio de entrevistas são identificadas quais as dimensões competitivas e sua relevância na construção da estratégia das empresas analisadas, servindo de base para a compreensão da estratégia predominante no grupo de empresas consideradas, o que permite análises comparativas com o desempenho do clúster, por meio de triangulação com entidades do setor. As estratégias encontradas são classificadas, permitindo identificação de lacunas. A discussão, sob o ponto de vista da Engenharia de Produção, analisa o ajuste entre as estratégias de marketing e as estratégias de produção destas empresas, permitindo a identificação de lacunas. Os resultados obtidos propõem ações para melhoria dos aspectos relativos ao aumento da competitividade das empresas e do próprio clúster calçadista pesquisado. Desta forma, a pesquisa pode ser vista como uma ferramenta gerencial, útil como apoio à tomada de decisão nas relações com a estratégia corporativa e de clúster.
id USIN_eb32fe67b655df24c200b0d7b0311551
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/4394
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-07-10T18:27:28Z2015-07-10T18:27:28Z2013-01-31Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2015-07-10T18:27:28Z No. of bitstreams: 1 Rosnaldo Inacio da Silva.pdf: 3934635 bytes, checksum: 2fd4d0ccf37b5fd3b227cd20c2fc40ec (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-10T18:27:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosnaldo Inacio da Silva.pdf: 3934635 bytes, checksum: 2fd4d0ccf37b5fd3b227cd20c2fc40ec (MD5) Previous issue date: 2013-01-31Esta pesquisa tem como objetivo identificar quais as dimensões competitivas que sustentam a operação de empresas inseridas no Clúster Calçadista do Vale do Sinos (empresas de insumos, montadoras e montadoras/varejistas), com atuação no mercado nacional e também com experiência na atividade exportadora, trazendo à luz as dimensões competitivas que sustentam a operação deste grupo e visando à busca de vantagens em seus respectivos mercados de atuação diante de seus concorrentes. O método proposto para a pesquisa é o estudo de caso múltiplo em empresas fabricantes de calçados, insumos e matérias-primas. Apoiado por uma revisão teórica, envolvendo o debate em torno de conceitos sobre estratégia de operações, estrutura e infraestrutura de produção, estratégias em arranjos produtivos do tipo clúster e das dimensões competitivas nas empresas, compreendem-se as dimensões competitivas que, combinadas, são responsáveis pela construção de estratégias em firmas de manufatura. Por meio de entrevistas são identificadas quais as dimensões competitivas e sua relevância na construção da estratégia das empresas analisadas, servindo de base para a compreensão da estratégia predominante no grupo de empresas consideradas, o que permite análises comparativas com o desempenho do clúster, por meio de triangulação com entidades do setor. As estratégias encontradas são classificadas, permitindo identificação de lacunas. A discussão, sob o ponto de vista da Engenharia de Produção, analisa o ajuste entre as estratégias de marketing e as estratégias de produção destas empresas, permitindo a identificação de lacunas. Os resultados obtidos propõem ações para melhoria dos aspectos relativos ao aumento da competitividade das empresas e do próprio clúster calçadista pesquisado. Desta forma, a pesquisa pode ser vista como uma ferramenta gerencial, útil como apoio à tomada de decisão nas relações com a estratégia corporativa e de clúster.This research aims to identify the competitive dimensions that underpin the operation of footwear cluster companies inserted in the Vale do Sinos (inputs companies, assembling and manufacturers/retailers), with operations in the domestic market and also has experience in exporting activity, to identify the competitive dimensions that underpin the operation of this studied group of companies, aiming and seeking competitive advantage in their respective markets before their competitors. The proposed method of research is a case study in multiple shoe manufacturers, inputs and raw materials companies. Backed by a theoreticion.al review involving the debate around concepts of operations strategy, structure and infrastructure production strategies in productive arrangements of the type and cluster size in the competitive business we understand the competitive dimensions that together are responsible for building strategies in manufacturing companies. Through interviews are identified which competitive dimensions and their relevance in the construction of the strategy of the analyzed companies, as a basis for understanding the dominant strategy in companies, which allows comparative analysis with the performance of the cluster, through triangulation with sector entities. The strategies found are classified, allowing identification of gaps. The issue from the standpoint of Production Engineering analyzes the fit between the marketing strategies and production strategies of these companies, allowing the identification of gaps. The results suggest actions to improve aspects of the competitiveness of enterprises and the cluster itself footwear searched. Thus, research can be seen as a management tool, useful as supporting decision making in relationships with corporate strategy and cluster.NenhumaSilva, Rosnaldo Inacio dahttp://lattes.cnpq.br/4958826873152235http://lattes.cnpq.br/0203545749226007Sellitto, Miguel AfonsoUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e SistemasUnisinosBrasilEscola PolitécnicaA importância das dimensões competitivas na formação da estratégia de competição de empresas calçadistas do Vale do SinosACCNPQ::Engenharias::Engenharia de ProduçãoEstratégia de produçãoDimensões competitivasCluster calçadistaManufacturing strategyCompetitive dimensionsFootwear clusterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4394info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRosnaldo Inacio da Silva.pdfRosnaldo Inacio da Silva.pdfapplication/pdf3934635http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4394/1/Rosnaldo+Inacio+da+Silva.pdf2fd4d0ccf37b5fd3b227cd20c2fc40ecMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4394/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/43942015-07-10 15:28:29.597oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-07-10T18:28:29Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância das dimensões competitivas na formação da estratégia de competição de empresas calçadistas do Vale do Sinos
title A importância das dimensões competitivas na formação da estratégia de competição de empresas calçadistas do Vale do Sinos
spellingShingle A importância das dimensões competitivas na formação da estratégia de competição de empresas calçadistas do Vale do Sinos
Silva, Rosnaldo Inacio da
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção
Estratégia de produção
Dimensões competitivas
Cluster calçadista
Manufacturing strategy
Competitive dimensions
Footwear cluster
title_short A importância das dimensões competitivas na formação da estratégia de competição de empresas calçadistas do Vale do Sinos
title_full A importância das dimensões competitivas na formação da estratégia de competição de empresas calçadistas do Vale do Sinos
title_fullStr A importância das dimensões competitivas na formação da estratégia de competição de empresas calçadistas do Vale do Sinos
title_full_unstemmed A importância das dimensões competitivas na formação da estratégia de competição de empresas calçadistas do Vale do Sinos
title_sort A importância das dimensões competitivas na formação da estratégia de competição de empresas calçadistas do Vale do Sinos
author Silva, Rosnaldo Inacio da
author_facet Silva, Rosnaldo Inacio da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4958826873152235
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0203545749226007
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosnaldo Inacio da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sellitto, Miguel Afonso
contributor_str_mv Sellitto, Miguel Afonso
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção
topic ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção
Estratégia de produção
Dimensões competitivas
Cluster calçadista
Manufacturing strategy
Competitive dimensions
Footwear cluster
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de produção
Dimensões competitivas
Cluster calçadista
dc.subject.eng.fl_str_mv Manufacturing strategy
Competitive dimensions
Footwear cluster
description Esta pesquisa tem como objetivo identificar quais as dimensões competitivas que sustentam a operação de empresas inseridas no Clúster Calçadista do Vale do Sinos (empresas de insumos, montadoras e montadoras/varejistas), com atuação no mercado nacional e também com experiência na atividade exportadora, trazendo à luz as dimensões competitivas que sustentam a operação deste grupo e visando à busca de vantagens em seus respectivos mercados de atuação diante de seus concorrentes. O método proposto para a pesquisa é o estudo de caso múltiplo em empresas fabricantes de calçados, insumos e matérias-primas. Apoiado por uma revisão teórica, envolvendo o debate em torno de conceitos sobre estratégia de operações, estrutura e infraestrutura de produção, estratégias em arranjos produtivos do tipo clúster e das dimensões competitivas nas empresas, compreendem-se as dimensões competitivas que, combinadas, são responsáveis pela construção de estratégias em firmas de manufatura. Por meio de entrevistas são identificadas quais as dimensões competitivas e sua relevância na construção da estratégia das empresas analisadas, servindo de base para a compreensão da estratégia predominante no grupo de empresas consideradas, o que permite análises comparativas com o desempenho do clúster, por meio de triangulação com entidades do setor. As estratégias encontradas são classificadas, permitindo identificação de lacunas. A discussão, sob o ponto de vista da Engenharia de Produção, analisa o ajuste entre as estratégias de marketing e as estratégias de produção destas empresas, permitindo a identificação de lacunas. Os resultados obtidos propõem ações para melhoria dos aspectos relativos ao aumento da competitividade das empresas e do próprio clúster calçadista pesquisado. Desta forma, a pesquisa pode ser vista como uma ferramenta gerencial, útil como apoio à tomada de decisão nas relações com a estratégia corporativa e de clúster.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-10T18:27:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-10T18:27:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4394
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola Politécnica
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4394/1/Rosnaldo+Inacio+da+Silva.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4394/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2fd4d0ccf37b5fd3b227cd20c2fc40ec
e130fff006551e19abf270f718b7ab21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844970163798016