Satisfaction of private interest associations’ members: a study with sugarcane producers in Brazil
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/120174 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi identificar os elementos preditores da satisfação apresentada por produtores de cana-de-açúcar com as associações de adesão voluntária que eles fazem parte. Foi desenvolvido um modelo composto por sete dimensões aglomeradas em dois tipos: aspectos individuais (aspectos econômicos, estabelecimento de novos relacionamentos e honra) e aspectos coletivos (percepção de serviços, representação, confiança e relevância da associação). Questionários foram aplicados diretamente a 550 produtores e desses 411 foram válidos. A partir dos dados levantados, foram feitas análises de correlação e regresso linear múltipla entre as variáveis. Os resultados identificaram que todas as sete variáveis do modelo apresentam correlação positiva com a satisfação, entretanto apenas cinco delas compuseram o modelo final após a regressão linear múltipla: percepção de serviços oferecidos, representação, confiança, aspecto econômico e honra. Os resultados também mostraram, diferentemente do esperado, que os aspectos coletivos influenciam mais a satisfação dos produtores do que os aspectos individuais. Apresentam-se importantes orientações sobre a pesquisa em associativismo e a gestão de associações. |
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Satisfaction of private interest associations’ members: a study with sugarcane producers in Brazil Satisfação em associações de interesse privado: uma aplicação com produtores de cana-de-açúcar no Brasil Satisfacción en asociaciones de interés particular: una aplicación con productores de caña de azúcar en Brasil O objetivo do estudo foi identificar os elementos preditores da satisfação apresentada por produtores de cana-de-açúcar com as associações de adesão voluntária que eles fazem parte. Foi desenvolvido um modelo composto por sete dimensões aglomeradas em dois tipos: aspectos individuais (aspectos econômicos, estabelecimento de novos relacionamentos e honra) e aspectos coletivos (percepção de serviços, representação, confiança e relevância da associação). Questionários foram aplicados diretamente a 550 produtores e desses 411 foram válidos. A partir dos dados levantados, foram feitas análises de correlação e regresso linear múltipla entre as variáveis. Os resultados identificaram que todas as sete variáveis do modelo apresentam correlação positiva com a satisfação, entretanto apenas cinco delas compuseram o modelo final após a regressão linear múltipla: percepção de serviços oferecidos, representação, confiança, aspecto econômico e honra. Os resultados também mostraram, diferentemente do esperado, que os aspectos coletivos influenciam mais a satisfação dos produtores do que os aspectos individuais. Apresentam-se importantes orientações sobre a pesquisa em associativismo e a gestão de associações. El objetivo en este estudio es identificar los factores predictivos de satisfacción presentada por productores de caña de azúcar con relación a las asociaciones de afiliación voluntaria a las que pertenecen. Se desarrolló un modelo compuesto por siete dimensiones organizadas en dos tipos: aspectos individuales (aspectos económicos, establecimiento de nuevas relaciones y honor) y aspectos colectivos (percepción de los servicios, representación, fiabilidad y relevancia de la asociación). Se aplicaron cuestionarios directamente a 550 productores, de los que resultaron 411 válidos. A partir de los datos recolectados, se realizaron análisis de correlación y regresión lineal múltiple. Los resultados mostraron que las siete variables del modelo se correlacionan positivamente con la satisfacción, sin embargo, sólo cinco de ellas compusieron el modelo final tras llevarse a cabo la regresión lineal múltiple: percepción de los servicios ofrecidos, representación, fiabilidad, aspecto económico y honor. Además, los resultados indicaron, a diferencia de lo esperado, que los aspectos colectivos afectan más la satisfacción de los productores que los aspectos individuales. Se presentan importantes orientaciones sobre los estudios en asociativismo y la gestión de asociaciones. This study aimed to identify satisfaction antecedents presented by sugar cane producers with the associations they belong to. It was developed a model composed of seven dimensions which were grouped into two types: individual aspects (economic, networking and honor) and collective aspects (perception of services, representation, trust and relevance of the association). It was performed one quantitative and descriptive study, conducted through questionnaires applied directly to producers. 550 questionnaires were completed and 411 of these were valid. For the data analysis, correlation and multiple linear regression between the variables were used. The results showed that all seven variables were positively correlated with satisfaction, however, only five of them comprised the final model after multiple linear regression: perception of services offered, representation, trust, economical aspect and honor. Surprisingly, the results also showed that collective aspects affected more the satisfaction than individual aspects. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/12017410.1016/j.rausp.2016.06.001Revista de Administração; v. 51 n. 3 (2016); 246-254Revista de Administração; Vol. 51 No. 3 (2016); 246-254Revista de Administração; Vol. 51 Núm. 3 (2016); 246-2541984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/120174/117378Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Luciano Thomé eMachado, Priscilla MendesNeves, Marcos FavaScare, Roberto Fava2016-09-01T17:20:53Zoai:revistas.usp.br:article/120174Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2016-09-01T17:20:53Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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