Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Luciano Thomé e
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Neves, Marcos Fava, Consoli, Matheus Alberto, Campos, Everton Molina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44433
Resumo: Neste artigo, discutem-se a existência e as conseqüências dos conflitos em canais de distribuição. Além de trazerem-se os principais tipos de conflitos e formas de minimizá-los, pretende-se relacionar o nível de conflitos, primeiro com o nível de satisfação do distribuidor e segundo com o nível de intenção de investir em ativos específicos para aumentar o comprometimento com um fornecedor em particular. Questionários foram aplicados em 122 distribuidores de insumos agrícolas, quando informações quantitativas e qualitativas foram coletadas. Como resultado, o nível de satisfação do canal varia significantemente conforme a variação do nível de conflito, com relacionamento conforme sugerido pelos autores. O mesmo não pode ser dito em relação ao nível de investimentos em ativos específicos no relacionamento com o fornecedor, relacionado ao nível de conflito.
id USP-27_8ae051e5b5f7b6c17b2316f63068f7ec
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/44433
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolasRelación y conflictos en canales de distribución: un estudio en insumos agrícolasRelationship and conflicts in distribution channels: a study in agricultural input industrymarketing channelsconflictssatisfactionasset specificitiescanales de distribuciónconflictossatisfacciónespecificidad de activoscanais de distribuiçãoconflitossatisfaçãoespecificidade de ativosNeste artigo, discutem-se a existência e as conseqüências dos conflitos em canais de distribuição. Além de trazerem-se os principais tipos de conflitos e formas de minimizá-los, pretende-se relacionar o nível de conflitos, primeiro com o nível de satisfação do distribuidor e segundo com o nível de intenção de investir em ativos específicos para aumentar o comprometimento com um fornecedor em particular. Questionários foram aplicados em 122 distribuidores de insumos agrícolas, quando informações quantitativas e qualitativas foram coletadas. Como resultado, o nível de satisfação do canal varia significantemente conforme a variação do nível de conflito, com relacionamento conforme sugerido pelos autores. O mesmo não pode ser dito em relação ao nível de investimentos em ativos específicos no relacionamento com o fornecedor, relacionado ao nível de conflito.This paper discusses the existence and the consequences of conflicts in marketing channels. The paper describes the main types of conflicts and the ways of minimizing them. Also, it is intended to relate the level of conflicts, first to the satisfaction of a distributor and second to his intention to invest in specific assets in order to increase his commitment to a particular supplier. Questionnaires were applied on 122 agricultural input distributors, when qualitative and quantitative information were collected. The results show that the level of satisfaction varies significantly according to the level of conflict, behaving as hypothesized by the authors. The same could not be said to which concerns to the level of investment in specific assets in the relationship with the supplier, considering the level of conflict.En este artículo se discuten la existencia y las consecuencias de los conflictos en canales de distribución. Se exponen los tipos principales de conflictos y las formas de minimizarlos. Asimismo, se pretende relacionar el nivel de conflictos, en primer lugar, con el grado de satisfacción del distribuidor, y en segundo con su intención de invertir en activos específicos para aumentar el compromiso con un proveedor en particular. Se aplicaron cuestionarios en 122 distribuidores de insumos agrícolas y se recogieron informaciones cualitativas y cuantitativas. Como resultado, el nivel de satisfacción del canal varía significativamente según el nivel del conflicto, conforme lo sugerido por los autores. Lo mismo no se puede decir en lo referente al nivel de inversiones en activos específicos en la relación con el proveedor, en vista del nivel de conflicto.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4443310.1590/S0080-21072007000200005Revista de Administração; v. 42 n. 2 (2007); 167-177Revista de Administração; Vol. 42 No. 2 (2007); 167-177Revista de Administração; Vol. 42 Núm. 2 (2007); 167-1771984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44433/48053Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Luciano Thomé eNeves, Marcos FavaConsoli, Matheus AlbertoCampos, Everton Molina2012-09-21T12:33:52Zoai:revistas.usp.br:article/44433Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2012-09-21T12:33:52Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas
Relación y conflictos en canales de distribución: un estudio en insumos agrícolas
Relationship and conflicts in distribution channels: a study in agricultural input industry
title Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas
spellingShingle Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas
Castro, Luciano Thomé e
marketing channels
conflicts
satisfaction
asset specificities
canales de distribución
conflictos
satisfacción
especificidad de activos
canais de distribuição
conflitos
satisfação
especificidade de ativos
title_short Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas
title_full Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas
title_fullStr Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas
title_full_unstemmed Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas
title_sort Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas
author Castro, Luciano Thomé e
author_facet Castro, Luciano Thomé e
Neves, Marcos Fava
Consoli, Matheus Alberto
Campos, Everton Molina
author_role author
author2 Neves, Marcos Fava
Consoli, Matheus Alberto
Campos, Everton Molina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Luciano Thomé e
Neves, Marcos Fava
Consoli, Matheus Alberto
Campos, Everton Molina
dc.subject.por.fl_str_mv marketing channels
conflicts
satisfaction
asset specificities
canales de distribución
conflictos
satisfacción
especificidad de activos
canais de distribuição
conflitos
satisfação
especificidade de ativos
topic marketing channels
conflicts
satisfaction
asset specificities
canales de distribución
conflictos
satisfacción
especificidad de activos
canais de distribuição
conflitos
satisfação
especificidade de ativos
description Neste artigo, discutem-se a existência e as conseqüências dos conflitos em canais de distribuição. Além de trazerem-se os principais tipos de conflitos e formas de minimizá-los, pretende-se relacionar o nível de conflitos, primeiro com o nível de satisfação do distribuidor e segundo com o nível de intenção de investir em ativos específicos para aumentar o comprometimento com um fornecedor em particular. Questionários foram aplicados em 122 distribuidores de insumos agrícolas, quando informações quantitativas e qualitativas foram coletadas. Como resultado, o nível de satisfação do canal varia significantemente conforme a variação do nível de conflito, com relacionamento conforme sugerido pelos autores. O mesmo não pode ser dito em relação ao nível de investimentos em ativos específicos no relacionamento com o fornecedor, relacionado ao nível de conflito.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44433
10.1590/S0080-21072007000200005
url https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44433
identifier_str_mv 10.1590/S0080-21072007000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44433/48053
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração; v. 42 n. 2 (2007); 167-177
Revista de Administração; Vol. 42 No. 2 (2007); 167-177
Revista de Administração; Vol. 42 Núm. 2 (2007); 167-177
1984-6142
0080-2107
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1800222888241922048