Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44433 |
Resumo: | Neste artigo, discutem-se a existência e as conseqüências dos conflitos em canais de distribuição. Além de trazerem-se os principais tipos de conflitos e formas de minimizá-los, pretende-se relacionar o nível de conflitos, primeiro com o nível de satisfação do distribuidor e segundo com o nível de intenção de investir em ativos específicos para aumentar o comprometimento com um fornecedor em particular. Questionários foram aplicados em 122 distribuidores de insumos agrícolas, quando informações quantitativas e qualitativas foram coletadas. Como resultado, o nível de satisfação do canal varia significantemente conforme a variação do nível de conflito, com relacionamento conforme sugerido pelos autores. O mesmo não pode ser dito em relação ao nível de investimentos em ativos específicos no relacionamento com o fornecedor, relacionado ao nível de conflito. |
id |
USP-27_8ae051e5b5f7b6c17b2316f63068f7ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/44433 |
network_acronym_str |
USP-27 |
network_name_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolasRelación y conflictos en canales de distribución: un estudio en insumos agrícolasRelationship and conflicts in distribution channels: a study in agricultural input industrymarketing channelsconflictssatisfactionasset specificitiescanales de distribuciónconflictossatisfacciónespecificidad de activoscanais de distribuiçãoconflitossatisfaçãoespecificidade de ativosNeste artigo, discutem-se a existência e as conseqüências dos conflitos em canais de distribuição. Além de trazerem-se os principais tipos de conflitos e formas de minimizá-los, pretende-se relacionar o nível de conflitos, primeiro com o nível de satisfação do distribuidor e segundo com o nível de intenção de investir em ativos específicos para aumentar o comprometimento com um fornecedor em particular. Questionários foram aplicados em 122 distribuidores de insumos agrícolas, quando informações quantitativas e qualitativas foram coletadas. Como resultado, o nível de satisfação do canal varia significantemente conforme a variação do nível de conflito, com relacionamento conforme sugerido pelos autores. O mesmo não pode ser dito em relação ao nível de investimentos em ativos específicos no relacionamento com o fornecedor, relacionado ao nível de conflito.This paper discusses the existence and the consequences of conflicts in marketing channels. The paper describes the main types of conflicts and the ways of minimizing them. Also, it is intended to relate the level of conflicts, first to the satisfaction of a distributor and second to his intention to invest in specific assets in order to increase his commitment to a particular supplier. Questionnaires were applied on 122 agricultural input distributors, when qualitative and quantitative information were collected. The results show that the level of satisfaction varies significantly according to the level of conflict, behaving as hypothesized by the authors. The same could not be said to which concerns to the level of investment in specific assets in the relationship with the supplier, considering the level of conflict.En este artículo se discuten la existencia y las consecuencias de los conflictos en canales de distribución. Se exponen los tipos principales de conflictos y las formas de minimizarlos. Asimismo, se pretende relacionar el nivel de conflictos, en primer lugar, con el grado de satisfacción del distribuidor, y en segundo con su intención de invertir en activos específicos para aumentar el compromiso con un proveedor en particular. Se aplicaron cuestionarios en 122 distribuidores de insumos agrícolas y se recogieron informaciones cualitativas y cuantitativas. Como resultado, el nivel de satisfacción del canal varía significativamente según el nivel del conflicto, conforme lo sugerido por los autores. Lo mismo no se puede decir en lo referente al nivel de inversiones en activos específicos en la relación con el proveedor, en vista del nivel de conflicto.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4443310.1590/S0080-21072007000200005Revista de Administração; v. 42 n. 2 (2007); 167-177Revista de Administração; Vol. 42 No. 2 (2007); 167-177Revista de Administração; Vol. 42 Núm. 2 (2007); 167-1771984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44433/48053Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Luciano Thomé eNeves, Marcos FavaConsoli, Matheus AlbertoCampos, Everton Molina2012-09-21T12:33:52Zoai:revistas.usp.br:article/44433Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2012-09-21T12:33:52Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas Relación y conflictos en canales de distribución: un estudio en insumos agrícolas Relationship and conflicts in distribution channels: a study in agricultural input industry |
title |
Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas |
spellingShingle |
Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas Castro, Luciano Thomé e marketing channels conflicts satisfaction asset specificities canales de distribución conflictos satisfacción especificidad de activos canais de distribuição conflitos satisfação especificidade de ativos |
title_short |
Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas |
title_full |
Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas |
title_fullStr |
Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas |
title_full_unstemmed |
Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas |
title_sort |
Relacionamento e conflitos em canais de distribuição: um estudo em insumos agrícolas |
author |
Castro, Luciano Thomé e |
author_facet |
Castro, Luciano Thomé e Neves, Marcos Fava Consoli, Matheus Alberto Campos, Everton Molina |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Marcos Fava Consoli, Matheus Alberto Campos, Everton Molina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Luciano Thomé e Neves, Marcos Fava Consoli, Matheus Alberto Campos, Everton Molina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
marketing channels conflicts satisfaction asset specificities canales de distribución conflictos satisfacción especificidad de activos canais de distribuição conflitos satisfação especificidade de ativos |
topic |
marketing channels conflicts satisfaction asset specificities canales de distribución conflictos satisfacción especificidad de activos canais de distribuição conflitos satisfação especificidade de ativos |
description |
Neste artigo, discutem-se a existência e as conseqüências dos conflitos em canais de distribuição. Além de trazerem-se os principais tipos de conflitos e formas de minimizá-los, pretende-se relacionar o nível de conflitos, primeiro com o nível de satisfação do distribuidor e segundo com o nível de intenção de investir em ativos específicos para aumentar o comprometimento com um fornecedor em particular. Questionários foram aplicados em 122 distribuidores de insumos agrícolas, quando informações quantitativas e qualitativas foram coletadas. Como resultado, o nível de satisfação do canal varia significantemente conforme a variação do nível de conflito, com relacionamento conforme sugerido pelos autores. O mesmo não pode ser dito em relação ao nível de investimentos em ativos específicos no relacionamento com o fornecedor, relacionado ao nível de conflito. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44433 10.1590/S0080-21072007000200005 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44433 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-21072007000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44433/48053 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Administração info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Administração |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração; v. 42 n. 2 (2007); 167-177 Revista de Administração; Vol. 42 No. 2 (2007); 167-177 Revista de Administração; Vol. 42 Núm. 2 (2007); 167-177 1984-6142 0080-2107 reponame:Revista de Administração (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
collection |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rausp@usp.br||reinhard@usp.br |
_version_ |
1800222888241922048 |