Aquisição de empresas, intangibilidade e criação de valor: um estudo de evento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrocínio, Mauricio Réa
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Kayo, Eduardo Kazuo, Kimura, Herbert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44436
Resumo: Recentes pesquisas sugerem que uma das principais motivações para a realização de operações de fusões e aquisições seja a tentativa das empresas adquirentes em incorporar ativos intangíveis de propriedade das empresas-alvo. Isso porque tais ativos proporcionam importantes fontes de vantagem competitiva sustentável e oportunidades de crescimento. Este artigo analisa a relação entre a intangibilidade e a criação de valor nos eventos de aquisição de empresas brasileiras. O método aplicado neste artigo é o estudo de eventos, com o qual se verifica a influência do anúncio de aquisições sobre os retornos anormais acumulados das empresas adquirentes. Essa análise é feita em duas subamostras. Uma delas é composta por eventos envolvendo empresas intangível-intensivas e a outra por tangível-intensivas. Os resultados da análise de variância mostram significativas diferenças dos retornos entre essas duas amostras, sempre indicando retornos positivos para as empresas intangível-intensivas e negativos para as tangível-intensivas.
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