Desigualdade de gênero no trabalho: reflexos nas atitudes das mulheres e em sua intenção de deixar a empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavazotte, Flávia de Souza Costa Neves
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Oliveira, Lucia Barbosa de, Miranda, Liliana Carneiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44494
Resumo: As relações de gênero no universo do trabalho ainda são marcadas por importantes assimetrias, especialmente quando se trata do nível salarial e do acesso a posições de maior responsabilidade dentro das organizações. Neste estudo, procura-se investigar se a percepção de desigualdade na distribuição e nos critérios de alocação de recompensas aplicados às mulheres influencia sua satisfação com o trabalho e sua identificação com a organização em que atuam. Além disso, verifica-se se o sentido do trabalho modera os efeitos da percepção de desigualdade de gênero sobre as atitudes das mulheres, intensificando-o entre aquelas para as quais a orientação para o trabalho está mais centralmente vinculada à sua identidade. No estudo, analisam-se essas relações em uma amostra de 172 mulheres com nível de instrução superior completo, que atuam na cidade do Rio de Janeiro em diversos tipos de or-ganizações e em diferentes segmentos de mercado. Os resultados observados sugerem que a percepção de desigualdade tem impacto negativo sobre as atitudes das mulheres com relação a seu emprego e às organizações que as empregam; o sentido do trabalho apresenta os efeitos moderadores teorizados; e, por meio de seus efeitos so-bre as atitudes das mulheres, a percepção de desigualdade afeta significativamente sua intenção de deixar a empresa.
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Neste estudo, procura-se investigar se a percepção de desigualdade na distribuição e nos critérios de alocação de recompensas aplicados às mulheres influencia sua satisfação com o trabalho e sua identificação com a organização em que atuam. Além disso, verifica-se se o sentido do trabalho modera os efeitos da percepção de desigualdade de gênero sobre as atitudes das mulheres, intensificando-o entre aquelas para as quais a orientação para o trabalho está mais centralmente vinculada à sua identidade. No estudo, analisam-se essas relações em uma amostra de 172 mulheres com nível de instrução superior completo, que atuam na cidade do Rio de Janeiro em diversos tipos de or-ganizações e em diferentes segmentos de mercado. Os resultados observados sugerem que a percepção de desigualdade tem impacto negativo sobre as atitudes das mulheres com relação a seu emprego e às organizações que as empregam; o sentido do trabalho apresenta os efeitos moderadores teorizados; e, por meio de seus efeitos so-bre as atitudes das mulheres, a percepção de desigualdade afeta significativamente sua intenção de deixar a empresa.Las relaciones de género en el mundo del trabajo están todavía marcadas por importantes asimetrías, especialmente en lo que se refiere a los salarios y al acceso a puestos de mayor relevancia dentro de las organizaciones. En este estudio, se busca investigar si la percepción de desigualdad en la distribución y en los criterios para asignación de recompensas aplicados a las mujeres influye en su satisfacción con el trabajo y en su identificación con la organización en que trabajan. Además, se analiza si el sentido del trabajo modera los efectos de la percepción de desigualdad de género en las actitudes de las mujeres, siendo más fuerte entre las mujeres para quienes la orientación hacia el trabajo está más centralmente asociada a su identidad. Se examinan dichas relaciones en una muestra de 172 mujeres con título universitario que trabajan en la ciudad de Río de Janeiro en diversos tipos de organizaciones y en diferentes segmentos de mercado. Los resultados sugieren que: la percepción de la desigualdad tiene un impacto negativo sobre las actitudes de las mujeres con respecto a sus puestos de trabajo y a las organizaciones en que trabajan; el sentido del trabajo presenta el efecto moderador teorizado; y, por medio de sus efectos sobre las actitudes de las mujeres, la percepción de desigualdad afecta significativamente su intención de dejar la empresa.Gender relations in the world of work are still marked by important asymmetries, especially concerning wages and access to top positions in organizational structures. In this study, we analyzed whether the perception of inequality in the distribution of rewards and in the criteria for reward allocation affect women's job satisfaction and identification with the organizations they work for. We also tested whether work meaningfulness moderates the effects of perceived inequality upon women's attitudes, intensifying such effects among the women whose work orientation is more central to their self-identity. This research investigates these relationships in a sample of 172 women with undergraduate degrees, who work in Rio de Janeiro for different organizations and in various industries. The results suggest that the perception of inequality has a negative impact on women's attitudes towards their job and the organizations they work for; work meaningfulness has the theorized moderating effects; and through its impact on women's attitudes, the perception of inequality significantly affects women's intention to leave the organization.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4449410.1590/S0080-21072010000100006Revista de Administração; v. 45 n. 1 (2010); 70-83Revista de Administração; Vol. 45 No. 1 (2010); 70-83Revista de Administração; Vol. 45 Núm. 1 (2010); 70-831984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44494/48114Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavazotte, Flávia de Souza Costa NevesOliveira, Lucia Barbosa deMiranda, Liliana Carneiro de2015-09-15T16:53:16Zoai:revistas.usp.br:article/44494Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:16Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
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