Excesso de demanda permanente como estratégia de mercado: uma análise do mercado brasileiro de ensino superior
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
DOI: | 10.5700/rausp1181 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/102872 |
Resumo: | Muitas Instituições de Ensino Superior (IES) precificam seus cursos abaixo do preço de equilíbrio para gerar excesso de demanda permanente. Neste artigo, primeiramente se adaptam as ideias de Becker (1991) para entender por que as IES precificam seus cursos dessa maneira. O fato de os alunos serem consumidores e insumos no processo de produção de educação gera um equilíbrio de mercado em que algumas firmas cobram preços elevados e têm excesso de demanda por suas vagas, e outras cobram um preço baixo e sobram vagas. Em seguida, analisa-se esse equilíbrio empiricamente. Estima-se a demanda por cursos de graduação em Administração no estado de São Paulo. Os resultados mostram que o preço, a qualidade dos alunos ingressantes e a porcentagem de professores com doutorado são os fatores determinantes na escolha de um estudante. Dado que a qualidade dos estudantes determina a demanda por uma IES, calcula-se qual é o valor, para uma IES, de ter melhores estudantes. Esse valor é igual à receita de que ela abdica para manter excesso de demanda e seleção de alunos. Com respeito ao investimento em seleção de alunos, 39 IES no estado de São Paulo abdicaram de uma receita de aproximadamente R$ 5 milhões por ano por turma de ingressantes, o que equivale a 7,6% da receita de uma classe de ingressantes. |
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Excesso de demanda permanente como estratégia de mercado: uma análise do mercado brasileiro de ensino superiorPermanent demand excess as business strategy: an analysis of the Brazilian higher-education marketExceso de demanda permanente como estrategia de mercado: un análisis del mercado brasileño de educación superiorMuitas Instituições de Ensino Superior (IES) precificam seus cursos abaixo do preço de equilíbrio para gerar excesso de demanda permanente. Neste artigo, primeiramente se adaptam as ideias de Becker (1991) para entender por que as IES precificam seus cursos dessa maneira. O fato de os alunos serem consumidores e insumos no processo de produção de educação gera um equilíbrio de mercado em que algumas firmas cobram preços elevados e têm excesso de demanda por suas vagas, e outras cobram um preço baixo e sobram vagas. Em seguida, analisa-se esse equilíbrio empiricamente. Estima-se a demanda por cursos de graduação em Administração no estado de São Paulo. Os resultados mostram que o preço, a qualidade dos alunos ingressantes e a porcentagem de professores com doutorado são os fatores determinantes na escolha de um estudante. Dado que a qualidade dos estudantes determina a demanda por uma IES, calcula-se qual é o valor, para uma IES, de ter melhores estudantes. Esse valor é igual à receita de que ela abdica para manter excesso de demanda e seleção de alunos. Com respeito ao investimento em seleção de alunos, 39 IES no estado de São Paulo abdicaram de uma receita de aproximadamente R$ 5 milhões por ano por turma de ingressantes, o que equivale a 7,6% da receita de uma classe de ingressantes.Many Higher Education Institutions (HEIs) establish tuition below the equilibrium price to generate permanent demand excess. This paper first adapts Becker’s (1991) theory to understand why the HEIs price in this way. The fact that students are both consumers and inputs on the education production process gives rise to a market equilibrium where some firms have excess demand and charge high prices, and others charge low prices and have empty seats.Second, the paper analyzes this equilibrium empirically. We estimated the demand for undergraduate courses in Business Administration in the State of São Paulo. The results show that tuition, quality of incoming students and percentage of lecturers holding doctorates degrees are the determining factors of students’ choice. Since the student quality determines the demand for a HEI, it is calculated what the value is for a HEI to get better students; that is the total revenue that each HEI gives up to guarantee excess demand. Regarding the “investment” in selectivity, 39 HEIs in São Paulo give up a combined R$ 5 million (or US$ 3.14 million) in revenue per year per freshman class, which means 7.6% of the revenue coming from a freshman class.Muchas instituciones de educación superior (IES) establecen precios para sus cursos más bajos que el precio de equilibrio de mercado con el fin de crear exceso de demanda. Inicialmente, en este estudio, se adapta la teoría de Becker (1991) para entender ese comportamiento de las IES. El hecho de que los estudiantes sean a la vez consumidores e insumo en la función de producción de educación lleva a un equilibrio de mercado, en que algunas IES determinan altos precios y trabajan con exceso de demanda, y otras colocan precios bajos y siguen con plazas no ocupadas. Se analiza dicho equilibrio empíricamente y se estima la demanda por cursos de Administración de Empresas en el estado de São Paulo. Los resultados indican que el precio, la calidad de los estudiantes ingresantes y el porcentaje de profesores que poseen doctorado son los factores que determinan cuál IES los estudiantes escogerán. Así, dado que la calidad de los estudiantes determina la demanda por una IES, se calcula el valor, para una IES, de tener mejores estudiantes. Dicho valor es igual a los ingresos que deja de recibir para mantener exceso de demanda y selección de estudiantes. Con relación a la inversión en selección de estudiantes, 39 IES en el estado de São Paulo dejaron de recibir ingresos de aproximadamente cinco millones de reales al año por grupo de estudiantes ingresantes, lo que equivale al 7,6% de los ingresos de un grupo de ingresantes.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/10287210.5700/rausp1181Revista de Administração; v. 50 n. 1 (2015); 9-25Revista de Administração; Vol. 50 No. 1 (2015); 9-25Revista de Administração; Vol. 50 Núm. 1 (2015); 9-251984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/102872/101165Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoita, Rodrigo Menon SimõesSilva, Carlos Eduardo Lobo eAndrade, Eduardo de Carvalho2015-09-15T16:52:23Zoai:revistas.usp.br:article/102872Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:52:23Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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