Política de preços e diferencial competitivo: um estudo de casos múltiplos na indústria de varejo
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44409 |
Resumo: | De todas as variáveis integrantes do marketing mix, o preço é a que mais rápidamente afeta a competitividade, o volume de vendas, as margens e a lucratividade das empresas varejistas. No entanto, ainda são poucos os estudos que têm buscado compreender as políticas de preço adotadas na prática. Neste artigo, são apresentados os resultados de um estudo exploratório, fundamentado na revisão da literatura, com o propósito de identificar as políticas de preços adotadas por expressivas redes nacionais e estrangeiras atuantes em diferentes setores do comércio varejista: Extra, Makro, Lojas Marisa, Castorama, Saraiva e Siciliano. Constatou-se que a política de preços mais utilizada é a HILO (High Low Price), em razão do fato de o consumidor brasileiro ser muito mais suscetível a promoções do que a uma promessa ou ao compromisso de preços baixos todos os dias. |
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Política de preços e diferencial competitivo: um estudo de casos múltiplos na indústria de varejoPolítica de precios y diferencial competitivo: un estudio de casos múltiples en la indústria minoristaPrice policy and competitive advantage: a multiple case study in the retail industryretailprice policyevery day low pricehigh low priceconsumer behaviorcomercio minoristapolítica de precioevery day low pricehigh low pricecomportamiento del consumidorvarejopolítica de preçoevery day low pricehigh low pricecomportamento do consumidorDe todas as variáveis integrantes do marketing mix, o preço é a que mais rápidamente afeta a competitividade, o volume de vendas, as margens e a lucratividade das empresas varejistas. No entanto, ainda são poucos os estudos que têm buscado compreender as políticas de preço adotadas na prática. Neste artigo, são apresentados os resultados de um estudo exploratório, fundamentado na revisão da literatura, com o propósito de identificar as políticas de preços adotadas por expressivas redes nacionais e estrangeiras atuantes em diferentes setores do comércio varejista: Extra, Makro, Lojas Marisa, Castorama, Saraiva e Siciliano. Constatou-se que a política de preços mais utilizada é a HILO (High Low Price), em razão do fato de o consumidor brasileiro ser muito mais suscetível a promoções do que a uma promessa ou ao compromisso de preços baixos todos os dias.Considering all marketing mix variables, price is the one that most rapidly affects competition, sales volume, margin and profitability of retail companies. However, there are only a few studies that have tried to understand the price policies actually adopted. This paper presents the results of an exploratory research, based on a literature review, aiming at identifying price policies adopted by expressive national and foreign retail companies: Extra, Makro, Lojas Marisa, Castorama, Saraiva e Siciliano. The most commonly adopted price policy is High Low Price (HILO) due to the fact that the consumer is more sensible to price promotions than to the promise or compromise of everyday low price.Entre todas las variables que integran el marketing mix, el precio es la que más rápidamente afecta la competitividad, el volumen de ventas, los márgenes y las ganancias de las empresas minoristas. Sin embargo, todavía son pocos los estudios que buscan comprender las políticas de precio efectivamente adoptadas. En este artículo, se presentan los resultados de un estudio exploratorio, fundamentado en la revisión de la literatura, con el objeto de identificar las políticas de precios adoptadas por expresivas redes nacionales y extranjeras que actúan en distintos sectores del comercio minorista: Extra, Makro, Tiendas Marisa, Castorama, Saraiva y Siciliano. Se comprobó que la política de precios más utilizada es la HILO (High Low Price), a raíz del hecho de que el consumidor brasileño es mucho más sensible a ofertas que a promesas o compromiso de precios bajos todos los días.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2006-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4440910.1590/S0080-21072006000300009Revista de Administração; v. 41 n. 3 (2006); 324-338Revista de Administração; Vol. 41 No. 3 (2006); 324-338Revista de Administração; Vol. 41 Núm. 3 (2006); 324-3381984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44409/48029Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessToledo, Geraldo LucianoProença, Maria Cristina de AraújoMello Júnior, Sergio Bandeira de2012-09-21T12:21:59Zoai:revistas.usp.br:article/44409Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2012-09-21T12:21:59Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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De todas as variáveis integrantes do marketing mix, o preço é a que mais rápidamente afeta a competitividade, o volume de vendas, as margens e a lucratividade das empresas varejistas. No entanto, ainda são poucos os estudos que têm buscado compreender as políticas de preço adotadas na prática. Neste artigo, são apresentados os resultados de um estudo exploratório, fundamentado na revisão da literatura, com o propósito de identificar as políticas de preços adotadas por expressivas redes nacionais e estrangeiras atuantes em diferentes setores do comércio varejista: Extra, Makro, Lojas Marisa, Castorama, Saraiva e Siciliano. Constatou-se que a política de preços mais utilizada é a HILO (High Low Price), em razão do fato de o consumidor brasileiro ser muito mais suscetível a promoções do que a uma promessa ou ao compromisso de preços baixos todos os dias. |
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