As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em multinacionais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Franciane Freitas
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sbragia, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44500
Resumo: O objetivo da investigação aqui relatada foi mapear as práticas de comunicação aplicadas aos projetos globais de desenvolvimento de produtos de empresas multinacionais brasileiras e analisar se essas práticas variam de acordo com algumas características dos projetos. Trata-se de um estudo de natureza exploratória, cujo método de pesquisa foi o estudo de casos múltiplos. Os resultados permitiram verificar que a frequência da comunicação nos projetos globais diminui com a distância, o que dificulta o controle e a coordenação das equipes. No entanto, por si só a distância, embora imponha desafios adicionais, não causa necessariamente problemas de comunicação, pois pode ser contornada pelo apoio das ferramentas eletrônicas de comunicação. O estudo permitiu concluir, também, que o uso das práticas de comunicação, bem como a importância dada a elas variam em função de algumas características dos projetos, incluindo o tipo de projeto, os estágios do ciclo de vida, o nível de complexidade e os arranjos integrativos utilizados no desenvolvimento dos produtos. Apesar de ter sido possível identificar tais variações, observou-se que as práticas não ocorrem de forma padronizada nos projetos; ao contrário, são desenvolvidas de maneira improvisada e circunstancial e não contam com um planejamento específico no início do projeto.
id USP-27_b20709caf041ee280734932cde244658
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/44500
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em multinacionais brasileirasCommunication practices in global product development projects of Brazilian multinational firmsLas prácticas de comunicación en proyectos globales de desarrollo de productos en empresas multinacionales brasileñasglobal product development projectsBrazilian multinationalscommunication practicesproyectos globales de desarrollo de productosmultinacionales brasileñasprácticas de comunicaciónprojetos globais de desenvolvimento de produtosmultinacionais brasileiraspráticas de comunicaçãoO objetivo da investigação aqui relatada foi mapear as práticas de comunicação aplicadas aos projetos globais de desenvolvimento de produtos de empresas multinacionais brasileiras e analisar se essas práticas variam de acordo com algumas características dos projetos. Trata-se de um estudo de natureza exploratória, cujo método de pesquisa foi o estudo de casos múltiplos. Os resultados permitiram verificar que a frequência da comunicação nos projetos globais diminui com a distância, o que dificulta o controle e a coordenação das equipes. No entanto, por si só a distância, embora imponha desafios adicionais, não causa necessariamente problemas de comunicação, pois pode ser contornada pelo apoio das ferramentas eletrônicas de comunicação. O estudo permitiu concluir, também, que o uso das práticas de comunicação, bem como a importância dada a elas variam em função de algumas características dos projetos, incluindo o tipo de projeto, os estágios do ciclo de vida, o nível de complexidade e os arranjos integrativos utilizados no desenvolvimento dos produtos. Apesar de ter sido possível identificar tais variações, observou-se que as práticas não ocorrem de forma padronizada nos projetos; ao contrário, são desenvolvidas de maneira improvisada e circunstancial e não contam com um planejamento específico no início do projeto.This study sought to identify the most frequent and important communication practices used in the global product development projects of Brazilian multinationals and to analyze whether these communication practices vary according to certain project characteristics. The study has an exploratory nature and the research method chosen was the multiple case study. Our results indicate that the frequency of communication in global projects decreases as distance increases, making the control and coordination of the teams more difficult. However, distance, per se, despite adding to the challenges, does not necessarily cause communication problems, as one can bypass it with electronic communication tools. The study also concludes that communication practices and the importance ascribed to them vary depending on certain project characteristics, such as project type, product life cycle, project complexity and the integrative arrangements used in product development. Although these variations were identified, we found that communication practices do not arise in a standardized manner across all projects; conversely, they are improvised and circumstantial and do not rely on any specific planning at the beginning of the project.El objetivo de esta investigación fue identificar las prácticas de comunicación aplicadas a los proyectos globales de desarrollo de productos de empresas multinacionales brasileñas y analizar si esas prácticas varían de acuerdo con algunas características de los proyectos. Es un estudio de naturaleza exploratoria, cuyo método de investigación fue el estudio de casos múltiples. Los resultados permitieron verificar que la frecuencia de la comunicación en los proyectos globales disminuye con la distancia, lo que dificulta el control y la coordinación de los equipos. Sin embargo la distancia por sí sola, aunque imponga retos adicionales, no causa necesariamente problemas de comunicación, pues es posible superarla con la ayuda de las herramientas electrónicas de comunicación. El estudio permitió concluir, además, que el uso de las prácticas de comunicación, así como la importancia a ellas atribuida varían en función de algunas características de los proyectos, tales como el tipo de proyecto, las etapas del ciclo de vida, el nivel de complejidad y los arreglos integradores utilizados en el desarrollo de los productos. Aunque haya sido posible identificar tales variaciones, se observó que las prácticas no ocurren de forma ordenada en los proyectos; al contrario, se desarrollan de forma improvisada y circunstancial y no cuentan con una planificación específica al inicio del proyecto.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4450010.1590/S0080-21072010000200005Revista de Administração; v. 45 n. 2 (2010); 142-155Revista de Administração; Vol. 45 No. 2 (2010); 142-155Revista de Administração; Vol. 45 Núm. 2 (2010); 142-1551984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44500/48120Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Franciane FreitasSbragia, Roberto2015-09-15T16:53:13Zoai:revistas.usp.br:article/44500Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:13Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em multinacionais brasileiras
Communication practices in global product development projects of Brazilian multinational firms
Las prácticas de comunicación en proyectos globales de desarrollo de productos en empresas multinacionales brasileñas
title As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em multinacionais brasileiras
spellingShingle As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em multinacionais brasileiras
Silveira, Franciane Freitas
global product development projects
Brazilian multinationals
communication practices
proyectos globales de desarrollo de productos
multinacionales brasileñas
prácticas de comunicación
projetos globais de desenvolvimento de produtos
multinacionais brasileiras
práticas de comunicação
title_short As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em multinacionais brasileiras
title_full As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em multinacionais brasileiras
title_fullStr As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em multinacionais brasileiras
title_full_unstemmed As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em multinacionais brasileiras
title_sort As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em multinacionais brasileiras
author Silveira, Franciane Freitas
author_facet Silveira, Franciane Freitas
Sbragia, Roberto
author_role author
author2 Sbragia, Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Franciane Freitas
Sbragia, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv global product development projects
Brazilian multinationals
communication practices
proyectos globales de desarrollo de productos
multinacionales brasileñas
prácticas de comunicación
projetos globais de desenvolvimento de produtos
multinacionais brasileiras
práticas de comunicação
topic global product development projects
Brazilian multinationals
communication practices
proyectos globales de desarrollo de productos
multinacionales brasileñas
prácticas de comunicación
projetos globais de desenvolvimento de produtos
multinacionais brasileiras
práticas de comunicação
description O objetivo da investigação aqui relatada foi mapear as práticas de comunicação aplicadas aos projetos globais de desenvolvimento de produtos de empresas multinacionais brasileiras e analisar se essas práticas variam de acordo com algumas características dos projetos. Trata-se de um estudo de natureza exploratória, cujo método de pesquisa foi o estudo de casos múltiplos. Os resultados permitiram verificar que a frequência da comunicação nos projetos globais diminui com a distância, o que dificulta o controle e a coordenação das equipes. No entanto, por si só a distância, embora imponha desafios adicionais, não causa necessariamente problemas de comunicação, pois pode ser contornada pelo apoio das ferramentas eletrônicas de comunicação. O estudo permitiu concluir, também, que o uso das práticas de comunicação, bem como a importância dada a elas variam em função de algumas características dos projetos, incluindo o tipo de projeto, os estágios do ciclo de vida, o nível de complexidade e os arranjos integrativos utilizados no desenvolvimento dos produtos. Apesar de ter sido possível identificar tais variações, observou-se que as práticas não ocorrem de forma padronizada nos projetos; ao contrário, são desenvolvidas de maneira improvisada e circunstancial e não contam com um planejamento específico no início do projeto.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44500
10.1590/S0080-21072010000200005
url https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44500
identifier_str_mv 10.1590/S0080-21072010000200005
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44500/48120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração; v. 45 n. 2 (2010); 142-155
Revista de Administração; Vol. 45 No. 2 (2010); 142-155
Revista de Administração; Vol. 45 Núm. 2 (2010); 142-155
1984-6142
0080-2107
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1800222888893087744