Diga-me onde andas, que te direi quem és: identidades culturais na comunidade brasileira da marca Johnnie Walker
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072015000300369 |
Resumo: | RESUMOEm meio a um cenário em que o consumo determina identidades, a marca revela-se um importante signo social, por meio do qual as pessoas podem se expressar. Por outro lado, com os avanços tecnológicos, os ambientes virtuais têm contribuído para a reunião de pessoas diferentes em torno de interesses comuns, como ocorre nas comunidades virtuais de marcas. Assume-se a noção de identidade como uma posição caracterizada por um conjunto de significados que insere os indivíduos em um sistema cultural, no qual as marcas desempenham um papel central nas interações sociais nele ocorridas. Com isso em vista, na pesquisa aqui relatada teve-se por objetivo, a partir da comunidade virtual brasileira da marca Johnnie Walker, analisar como os signos marcários são utilizados nas interações dos consumidores, de modo a estabelecer as identidades dos seus participantes. Para isso, realizou-se uma netnografia da comunicação sob a perspectiva interpretativista. As interações publicadas nas comunidades foram coletadas como corpus da pesquisa e escrutinadas por meio de análise de discurso funcional. Os resultados apresentaram 16 identidades, que foram organizadas em três grupos identitários mais amplos, denominados Boêmios, Uncools e Carismáticos. Os achados contribuem para o conhecimento e a gestão de marketing ao proverem uma perspectiva diferente da tradicional acerca de como as pessoas se relacionam entre si e com as marcas. |
id |
USP-27_c61a2c245ae370a3669c6b15b1be0d32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-21072015000300369 |
network_acronym_str |
USP-27 |
network_name_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diga-me onde andas, que te direi quem és: identidades culturais na comunidade brasileira da marca Johnnie Walkeridentidadecomunidade de marcaJohnnie Walkernetnografia da comunicaçãoRESUMOEm meio a um cenário em que o consumo determina identidades, a marca revela-se um importante signo social, por meio do qual as pessoas podem se expressar. Por outro lado, com os avanços tecnológicos, os ambientes virtuais têm contribuído para a reunião de pessoas diferentes em torno de interesses comuns, como ocorre nas comunidades virtuais de marcas. Assume-se a noção de identidade como uma posição caracterizada por um conjunto de significados que insere os indivíduos em um sistema cultural, no qual as marcas desempenham um papel central nas interações sociais nele ocorridas. Com isso em vista, na pesquisa aqui relatada teve-se por objetivo, a partir da comunidade virtual brasileira da marca Johnnie Walker, analisar como os signos marcários são utilizados nas interações dos consumidores, de modo a estabelecer as identidades dos seus participantes. Para isso, realizou-se uma netnografia da comunicação sob a perspectiva interpretativista. As interações publicadas nas comunidades foram coletadas como corpus da pesquisa e escrutinadas por meio de análise de discurso funcional. Os resultados apresentaram 16 identidades, que foram organizadas em três grupos identitários mais amplos, denominados Boêmios, Uncools e Carismáticos. Os achados contribuem para o conhecimento e a gestão de marketing ao proverem uma perspectiva diferente da tradicional acerca de como as pessoas se relacionam entre si e com as marcas.Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072015000300369Revista de Administração (São Paulo) v.50 n.3 2015reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.5700/rausp1206info:eu-repo/semantics/openAccessLeão,André Luiz Maranhão de SouzaIanatomi,ThiagoCavalcanti,Rodrigo César Tavarespor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S0080-21072015000300369Revistahttp://rausp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-10T00:00Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diga-me onde andas, que te direi quem és: identidades culturais na comunidade brasileira da marca Johnnie Walker |
title |
Diga-me onde andas, que te direi quem és: identidades culturais na comunidade brasileira da marca Johnnie Walker |
spellingShingle |
Diga-me onde andas, que te direi quem és: identidades culturais na comunidade brasileira da marca Johnnie Walker Leão,André Luiz Maranhão de Souza identidade comunidade de marca Johnnie Walker netnografia da comunicação |
title_short |
Diga-me onde andas, que te direi quem és: identidades culturais na comunidade brasileira da marca Johnnie Walker |
title_full |
Diga-me onde andas, que te direi quem és: identidades culturais na comunidade brasileira da marca Johnnie Walker |
title_fullStr |
Diga-me onde andas, que te direi quem és: identidades culturais na comunidade brasileira da marca Johnnie Walker |
title_full_unstemmed |
Diga-me onde andas, que te direi quem és: identidades culturais na comunidade brasileira da marca Johnnie Walker |
title_sort |
Diga-me onde andas, que te direi quem és: identidades culturais na comunidade brasileira da marca Johnnie Walker |
author |
Leão,André Luiz Maranhão de Souza |
author_facet |
Leão,André Luiz Maranhão de Souza Ianatomi,Thiago Cavalcanti,Rodrigo César Tavares |
author_role |
author |
author2 |
Ianatomi,Thiago Cavalcanti,Rodrigo César Tavares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão,André Luiz Maranhão de Souza Ianatomi,Thiago Cavalcanti,Rodrigo César Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
identidade comunidade de marca Johnnie Walker netnografia da comunicação |
topic |
identidade comunidade de marca Johnnie Walker netnografia da comunicação |
description |
RESUMOEm meio a um cenário em que o consumo determina identidades, a marca revela-se um importante signo social, por meio do qual as pessoas podem se expressar. Por outro lado, com os avanços tecnológicos, os ambientes virtuais têm contribuído para a reunião de pessoas diferentes em torno de interesses comuns, como ocorre nas comunidades virtuais de marcas. Assume-se a noção de identidade como uma posição caracterizada por um conjunto de significados que insere os indivíduos em um sistema cultural, no qual as marcas desempenham um papel central nas interações sociais nele ocorridas. Com isso em vista, na pesquisa aqui relatada teve-se por objetivo, a partir da comunidade virtual brasileira da marca Johnnie Walker, analisar como os signos marcários são utilizados nas interações dos consumidores, de modo a estabelecer as identidades dos seus participantes. Para isso, realizou-se uma netnografia da comunicação sob a perspectiva interpretativista. As interações publicadas nas comunidades foram coletadas como corpus da pesquisa e escrutinadas por meio de análise de discurso funcional. Os resultados apresentaram 16 identidades, que foram organizadas em três grupos identitários mais amplos, denominados Boêmios, Uncools e Carismáticos. Os achados contribuem para o conhecimento e a gestão de marketing ao proverem uma perspectiva diferente da tradicional acerca de como as pessoas se relacionam entre si e com as marcas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072015000300369 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072015000300369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5700/rausp1206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) v.50 n.3 2015 reponame:Revista de Administração (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
collection |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rausp@usp.br||reinhard@usp.br |
_version_ |
1748936717010731008 |