Constituição de uma Comunidade Virtual de Marca no Lançamento de Novo Produto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suarez,Maribel Carvalho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Galindo,Flavia Luzia Oliveira da Cunha, Soukup Filho,Vaclav, Machado,Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552015000800002
Resumo: ResumoA presente pesquisa analisa o processo de formação de uma comunidade em torno de uma marca antes do seu efetivo lançamento no mercado. Para isso, utilizou-se o método netnográfico para investigar uma comunidade automotiva criada meses antes da chegada do automóvel às ruas. O trabalho sugere a busca por informações e o desejo de influenciar o desenho da nova oferta, como fatores a mobilizar os consumidores em torno da comunidade. O envolvimento com a categoria, o posicionamento aspiracional da marca corporativa e a expectativa de mudanças a partir desse lançamento também se mostraram como aspectos relevantes na constituição do grupo. O trabalho sugere uma tipologia de membros a partir de duas dimensões: a informação sobre a categoria e a experiência de uso com a marca/modelo em questão. A tipologia distingue novatos (baixa informação e baixa experiência), teóricos (alta informação e baixa experiência), pragmáticos (baixa informação e alta experiência) e experts (alta informação e alta experiência) e evidencia lógicas que hierarquizam as interações entre os membros, ajudando a explicar as dinâmicas e o processo de evolução da comunidade.
id ANPPGA-1_6ee4fbedbff0e2e3f988d33451c1ccb0
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552015000800002
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Constituição de uma Comunidade Virtual de Marca no Lançamento de Novo Produtocomunidades de marcaautomóveisnetnografiaHyundaiHB20ResumoA presente pesquisa analisa o processo de formação de uma comunidade em torno de uma marca antes do seu efetivo lançamento no mercado. Para isso, utilizou-se o método netnográfico para investigar uma comunidade automotiva criada meses antes da chegada do automóvel às ruas. O trabalho sugere a busca por informações e o desejo de influenciar o desenho da nova oferta, como fatores a mobilizar os consumidores em torno da comunidade. O envolvimento com a categoria, o posicionamento aspiracional da marca corporativa e a expectativa de mudanças a partir desse lançamento também se mostraram como aspectos relevantes na constituição do grupo. O trabalho sugere uma tipologia de membros a partir de duas dimensões: a informação sobre a categoria e a experiência de uso com a marca/modelo em questão. A tipologia distingue novatos (baixa informação e baixa experiência), teóricos (alta informação e baixa experiência), pragmáticos (baixa informação e alta experiência) e experts (alta informação e alta experiência) e evidencia lógicas que hierarquizam as interações entre os membros, ajudando a explicar as dinâmicas e o processo de evolução da comunidade.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552015000800002Revista de Administração Contemporânea v.19 n.spe2 2015reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/1982-7849rac20151507info:eu-repo/semantics/openAccessSuarez,Maribel CarvalhoGalindo,Flavia Luzia Oliveira da CunhaSoukup Filho,VaclavMachado,Rafaelpor2015-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552015000800002Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2015-08-25T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Constituição de uma Comunidade Virtual de Marca no Lançamento de Novo Produto
title Constituição de uma Comunidade Virtual de Marca no Lançamento de Novo Produto
spellingShingle Constituição de uma Comunidade Virtual de Marca no Lançamento de Novo Produto
Suarez,Maribel Carvalho
comunidades de marca
automóveis
netnografia
Hyundai
HB20
title_short Constituição de uma Comunidade Virtual de Marca no Lançamento de Novo Produto
title_full Constituição de uma Comunidade Virtual de Marca no Lançamento de Novo Produto
title_fullStr Constituição de uma Comunidade Virtual de Marca no Lançamento de Novo Produto
title_full_unstemmed Constituição de uma Comunidade Virtual de Marca no Lançamento de Novo Produto
title_sort Constituição de uma Comunidade Virtual de Marca no Lançamento de Novo Produto
author Suarez,Maribel Carvalho
author_facet Suarez,Maribel Carvalho
Galindo,Flavia Luzia Oliveira da Cunha
Soukup Filho,Vaclav
Machado,Rafael
author_role author
author2 Galindo,Flavia Luzia Oliveira da Cunha
Soukup Filho,Vaclav
Machado,Rafael
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suarez,Maribel Carvalho
Galindo,Flavia Luzia Oliveira da Cunha
Soukup Filho,Vaclav
Machado,Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv comunidades de marca
automóveis
netnografia
Hyundai
HB20
topic comunidades de marca
automóveis
netnografia
Hyundai
HB20
description ResumoA presente pesquisa analisa o processo de formação de uma comunidade em torno de uma marca antes do seu efetivo lançamento no mercado. Para isso, utilizou-se o método netnográfico para investigar uma comunidade automotiva criada meses antes da chegada do automóvel às ruas. O trabalho sugere a busca por informações e o desejo de influenciar o desenho da nova oferta, como fatores a mobilizar os consumidores em torno da comunidade. O envolvimento com a categoria, o posicionamento aspiracional da marca corporativa e a expectativa de mudanças a partir desse lançamento também se mostraram como aspectos relevantes na constituição do grupo. O trabalho sugere uma tipologia de membros a partir de duas dimensões: a informação sobre a categoria e a experiência de uso com a marca/modelo em questão. A tipologia distingue novatos (baixa informação e baixa experiência), teóricos (alta informação e baixa experiência), pragmáticos (baixa informação e alta experiência) e experts (alta informação e alta experiência) e evidencia lógicas que hierarquizam as interações entre os membros, ajudando a explicar as dinâmicas e o processo de evolução da comunidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552015000800002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552015000800002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-7849rac20151507
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.19 n.spe2 2015
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209052909371392