Análise exploratória sobre a mensuração de resultados da capacitação via estágios pós-doutorais: heterogeneidade entre grandes áreas do conhecimento?
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44492 |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada caracteriza-se como um estudo de caso de caráter exploratório e teve como objetivo mapear a influência do estágio pós-doutoral sobre a produção dos docentes em programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo. O estudo busca a mensuração de variações da produção científica em panoramas ex ante e ex post e encontra-se circunscrito a grandes áreas do conhecimento: Biológicas, Engenharias, Exatas e da Terra, e Saúde. Enquanto parte de um estudo mais amplo em que se objetiva estudar a influência do pós-doutorado sobre a produtividade no sistema de pós-graduação da universidade, neste artigo investiga-se especificamente se ocorrem diferenças significativas na variação da produção em Ciência e Tecnologia (C&T) em função da grande área do conhecimento de atuação do pesquisador. Com uma população de 86 doutores que realizaram o estágio pós-doutoral até junho de 2003, os dados levantados apontam diferenças entre as áreas do conhecimento em termos da produção absoluta (número de artigos publicados). Contudo, o confronto da produção em C&T antes e depois do treinamento pós-doutoral aponta para um comportamento de variação ou de sobressalto na produção científica cujo resultado sugere não haver diferenças significativas, além de demonstrar homogeneização relativa entre as grandes áreas do conhecimento investigadas. |
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Análise exploratória sobre a mensuração de resultados da capacitação via estágios pós-doutorais: heterogeneidade entre grandes áreas do conhecimento?Análisis exploratorio sobre la medición de resultados de la capacitación por medio de pasantías postdoctorales: ¿heterogeneidad entre grandes áreas del conocimiento?Exploratory analysis of the measurement of the results of training in the form of the post-doctoral stage of education: heterogeneity among broad fields of knowledge?post-doctoral stagescientific productionmanagement of S&Tpostdoctoradoproducción científicagestión de Ciencia y Tecnologíaestágio pós-doutoralprodução científicagestão de C&TA pesquisa aqui apresentada caracteriza-se como um estudo de caso de caráter exploratório e teve como objetivo mapear a influência do estágio pós-doutoral sobre a produção dos docentes em programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo. O estudo busca a mensuração de variações da produção científica em panoramas ex ante e ex post e encontra-se circunscrito a grandes áreas do conhecimento: Biológicas, Engenharias, Exatas e da Terra, e Saúde. Enquanto parte de um estudo mais amplo em que se objetiva estudar a influência do pós-doutorado sobre a produtividade no sistema de pós-graduação da universidade, neste artigo investiga-se especificamente se ocorrem diferenças significativas na variação da produção em Ciência e Tecnologia (C&T) em função da grande área do conhecimento de atuação do pesquisador. Com uma população de 86 doutores que realizaram o estágio pós-doutoral até junho de 2003, os dados levantados apontam diferenças entre as áreas do conhecimento em termos da produção absoluta (número de artigos publicados). Contudo, o confronto da produção em C&T antes e depois do treinamento pós-doutoral aponta para um comportamento de variação ou de sobressalto na produção científica cujo resultado sugere não haver diferenças significativas, além de demonstrar homogeneização relativa entre as grandes áreas do conhecimento investigadas.The research presented in this article is characterized as a case study of an exploratory nature that aimed to map the influence of the post-doctoral stage upon the production of the professors engaged in the postgraduate programs of the University of São Paulo. In the study, which centered on broad fields of knowledge (Biological Sciences, Engineering, Exact Sciences, Earth Sciences and Health Sciences), the researchers sought to measure the variations of scientific production, before and after the post-doctoral stage. As part of broader research designed to study the influence of post-doctoral work on the productivity of the university's postgraduate system, this article specifically investigates whether there are significant differences in the variation of the Science and Technology (S&T) production depending on the broad field of knowledge in which the researcher is active. With a population of 86 PhDs that completed their post-doctoral studies by June 2003, the data surveyed indicate differences between the fields of knowledge in terms of absolute output (number of published articles). However, comparing the S&T output before and after post-doctoral training, the variation or increase that occurs in scientific production suggests that there are no significant differences, besides showing a relative homogeneity among the major fields of knowledge investigated.Esta investigación es un estudio de caso de carácter exploratorio y tuvo como objetivo analizar la influencia de la etapa de postdoctorado sobre la producción de profesores en programas de postgrado de la Universidad de São Paulo. La investigación se circunscribe a grandes áreas del conocimiento - Biológicas, Ingenierías, Exactas, Geociencias y Salud - y busca determinar las variaciones de la producción científica en el panorama ex ante y ex post. Como parte de un estudio más amplio que investiga la influencia del postdoctorado sobre la productividad en el sistema de postgrado de la universidad, en este artículo se analiza específicamente si ocurren diferencias en la variación de la producción en Ciencia y Tecnología (C&T) en razón de la gran área de conocimiento de actuación del investigador. Con una población de 86 doctores que realizaron la etapa postdoctoral hasta junio de 2003, los datos obtenidos indican diferencias entre las áreas del conocimiento en números absolutos (cantidad de trabajos publicados), pero la confrontación de la producción en C&T antes y después de la etapa postdoctoral sugiere que no hay diferencias significativas y muestra una homogeneización relativa entre las grandes áreas del conocimiento investigadas.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4449210.1590/S0080-21072010000100004Revista de Administração; v. 45 n. 1 (2010); 43-56Revista de Administração; Vol. 45 No. 1 (2010); 43-56Revista de Administração; Vol. 45 Núm. 1 (2010); 43-561984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44492/48112Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Pedro Marcos Roma dePorto, Geciane Silveira2015-09-15T16:53:15Zoai:revistas.usp.br:article/44492Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:15Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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