Relacionamentos e conhecimentos no processo de internacionalização da firma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Sylvio Leal
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rezende, Sérgio Fernando Loureiro, Versiani, Angela França
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86374
Resumo: A partir das variáveis relacionamento e conhecimento, o objetivo neste artigo foi analisar como a multinacional seleciona um modo de entrada para operar em um determinado mercado internacional e como essa escolha inicial evoluiu ao longo do tempo. Para tanto, elaborou-se um quadro teórico que combina três abordagens teóricas de internacionalização da firma: o modelo de Uppsala, a abordagem relacional e a literatura de desenvolvimento de subsidiárias. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso de natureza qualitativa e perspectiva longitudinal do processo de internacionalização de uma multinacional estadunidense no mercado brasileiro. Os resultados mostram que quatro tipos de relacionamentos e três de conhecimentos se fizeram presentes nos eventos que caracterizaram a internacionalização dessa firma. Com base nesses resultados, foram sugeridas cinco novas hipóteses para futuros testes empíricos, as quais versam, em geral, sobre a interação entre relacionamentos e conhecimentos no processo de internacionalização da firma.
id USP-27_f74ad03f8ebb91394ca471227c8c3583
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/86374
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Relacionamentos e conhecimentos no processo de internacionalização da firma Relationships and knowledge in the firm internationalization process Relacionamentos y conocimientos en lo proceso de internacionalización de la firma A partir das variáveis relacionamento e conhecimento, o objetivo neste artigo foi analisar como a multinacional seleciona um modo de entrada para operar em um determinado mercado internacional e como essa escolha inicial evoluiu ao longo do tempo. Para tanto, elaborou-se um quadro teórico que combina três abordagens teóricas de internacionalização da firma: o modelo de Uppsala, a abordagem relacional e a literatura de desenvolvimento de subsidiárias. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso de natureza qualitativa e perspectiva longitudinal do processo de internacionalização de uma multinacional estadunidense no mercado brasileiro. Os resultados mostram que quatro tipos de relacionamentos e três de conhecimentos se fizeram presentes nos eventos que caracterizaram a internacionalização dessa firma. Com base nesses resultados, foram sugeridas cinco novas hipóteses para futuros testes empíricos, as quais versam, em geral, sobre a interação entre relacionamentos e conhecimentos no processo de internacionalização da firma. Based on the variables relationship and knowledge, this article aimed at analyzing how a multinational enterprise selects an entry mode to operate in a particular international market and how this initial choice evolves over time. We devised a rather new theoretical framework to address it by combining three theoretical approaches that have dealt with the firm internationalization: the Uppsala model, the relational approach, and the subsidiary development literature. We constructed a qualitative backward-looking longitudinal case study of the internationalization process of a North-American multinational enterprise in the Brazilian market. Results show that four types of relationships and three types of knowledge played the role in the events that characterized the internationalization of this firm. Based on these results, five new hypotheses concerning the interplay between relationships and knowledge in the internationalization process of the firm are suggested for future empirical tests. Desde las variables relacionamiento y conocimiento, el objetivo de este trabajo fue analizar como la multinacional elige un modo de entrada para actuar en un mercado internacional y como esta elección inicial evoluciona a lo largo del tiempo. Por lo tanto, elaboramos un cuadro teórico que combina tres enfoques teóricos de internacionalización de la firma: el de Uppsala, el relacional y la literatura de desarrollo de subsidiarias. El método de investigación usado fue el estudio de caso de naturaleza cualitativa y perspectiva longitudinal del proceso de internacionalización de una multinacional estadunidense en el mercado brasileño. Los resultados muestran que cuatro tipos de relacionamientos y tres de conocimientos se hicieron presentes en los eventos que caracterizan la internacionalización de tal firma. Con base a los resultados obtenidos, fueron sugeridas cinco nuevas hipótesis para futuros testes empíricos, las cuales, en general, tratan acerca de la interacción entre los relacionamientos y conocimientos en el proceso de internacionalización de la firma. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/8637410.5700/rausp1136Revista de Administração; v. 49 n. 1 (2014); 129-140Revista de Administração; Vol. 49 No. 1 (2014); 129-140Revista de Administração; Vol. 49 Núm. 1 (2014); 129-1401984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86374/89046Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Sylvio LealRezende, Sérgio Fernando LoureiroVersiani, Angela França2015-09-15T16:52:30Zoai:revistas.usp.br:article/86374Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:52:30Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relacionamentos e conhecimentos no processo de internacionalização da firma
Relationships and knowledge in the firm internationalization process
Relacionamentos y conocimientos en lo proceso de internacionalización de la firma
title Relacionamentos e conhecimentos no processo de internacionalização da firma
spellingShingle Relacionamentos e conhecimentos no processo de internacionalização da firma
Barbosa, Sylvio Leal
title_short Relacionamentos e conhecimentos no processo de internacionalização da firma
title_full Relacionamentos e conhecimentos no processo de internacionalização da firma
title_fullStr Relacionamentos e conhecimentos no processo de internacionalização da firma
title_full_unstemmed Relacionamentos e conhecimentos no processo de internacionalização da firma
title_sort Relacionamentos e conhecimentos no processo de internacionalização da firma
author Barbosa, Sylvio Leal
author_facet Barbosa, Sylvio Leal
Rezende, Sérgio Fernando Loureiro
Versiani, Angela França
author_role author
author2 Rezende, Sérgio Fernando Loureiro
Versiani, Angela França
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Sylvio Leal
Rezende, Sérgio Fernando Loureiro
Versiani, Angela França
description A partir das variáveis relacionamento e conhecimento, o objetivo neste artigo foi analisar como a multinacional seleciona um modo de entrada para operar em um determinado mercado internacional e como essa escolha inicial evoluiu ao longo do tempo. Para tanto, elaborou-se um quadro teórico que combina três abordagens teóricas de internacionalização da firma: o modelo de Uppsala, a abordagem relacional e a literatura de desenvolvimento de subsidiárias. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso de natureza qualitativa e perspectiva longitudinal do processo de internacionalização de uma multinacional estadunidense no mercado brasileiro. Os resultados mostram que quatro tipos de relacionamentos e três de conhecimentos se fizeram presentes nos eventos que caracterizaram a internacionalização dessa firma. Com base nesses resultados, foram sugeridas cinco novas hipóteses para futuros testes empíricos, as quais versam, em geral, sobre a interação entre relacionamentos e conhecimentos no processo de internacionalização da firma.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86374
10.5700/rausp1136
url https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86374
identifier_str_mv 10.5700/rausp1136
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86374/89046
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração; v. 49 n. 1 (2014); 129-140
Revista de Administração; Vol. 49 No. 1 (2014); 129-140
Revista de Administração; Vol. 49 Núm. 1 (2014); 129-140
1984-6142
0080-2107
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1800222889667985408