Die produktive Rezeption von Thomas Mann im Roman Ana em Veneza von João Silvério Trevisan (1994)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | deu |
Título da fonte: | Pandaemonium Germanicum (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/63902 |
Resumo: | O romance Ana em Veneza (1994), de João Silvério Trevisan, é construído como um jogo literário de referências intertextuais à obra de Thomas Mann. Serviram de modelo, sobretudo, os contos Enttäuschung (Desilusão) e Tod in Venedig (Morte em Veneza) e o romance Doktor Faustus (Doutor Fausto). Trevisan utiliza personagens, motivos e temas de Thomas Mann em vários níveis de sua própria criação literária e os toma como padrão de uma noção "européia" de arte, cuja essência é discutida através das personagens, em busca de uma identidade artística especificamente brasileira. O artigo faz uma análise crítica desta recepção produtiva de motivos mannianos, referindo-se às idéias básicas do romance. |
id |
USP-28_14a176fffa957475ba618244fe185ca0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/63902 |
network_acronym_str |
USP-28 |
network_name_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Die produktive Rezeption von Thomas Mann im Roman Ana em Veneza von João Silvério Trevisan (1994)Recepção literáriaIntertextualidadeLiteratura alemã modernaLiteratura brasileira contemporâneaThomas MannO romance Ana em Veneza (1994), de João Silvério Trevisan, é construído como um jogo literário de referências intertextuais à obra de Thomas Mann. Serviram de modelo, sobretudo, os contos Enttäuschung (Desilusão) e Tod in Venedig (Morte em Veneza) e o romance Doktor Faustus (Doutor Fausto). Trevisan utiliza personagens, motivos e temas de Thomas Mann em vários níveis de sua própria criação literária e os toma como padrão de uma noção "européia" de arte, cuja essência é discutida através das personagens, em busca de uma identidade artística especificamente brasileira. O artigo faz uma análise crítica desta recepção produtiva de motivos mannianos, referindo-se às idéias básicas do romance.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas1999-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/6390210.11606/1982-8837.pg.1999.63902Pandaemonium Germanicum; n. 3 (1999); 85-1071982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPdeuhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/63902/66655Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicuminfo:eu-repo/semantics/openAccessPawlik, AngelaStahr, Henrick2016-04-15T12:25:56Zoai:revistas.usp.br:article/63902Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:40.808772Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Die produktive Rezeption von Thomas Mann im Roman Ana em Veneza von João Silvério Trevisan (1994) |
title |
Die produktive Rezeption von Thomas Mann im Roman Ana em Veneza von João Silvério Trevisan (1994) |
spellingShingle |
Die produktive Rezeption von Thomas Mann im Roman Ana em Veneza von João Silvério Trevisan (1994) Pawlik, Angela Recepção literária Intertextualidade Literatura alemã moderna Literatura brasileira contemporânea Thomas Mann |
title_short |
Die produktive Rezeption von Thomas Mann im Roman Ana em Veneza von João Silvério Trevisan (1994) |
title_full |
Die produktive Rezeption von Thomas Mann im Roman Ana em Veneza von João Silvério Trevisan (1994) |
title_fullStr |
Die produktive Rezeption von Thomas Mann im Roman Ana em Veneza von João Silvério Trevisan (1994) |
title_full_unstemmed |
Die produktive Rezeption von Thomas Mann im Roman Ana em Veneza von João Silvério Trevisan (1994) |
title_sort |
Die produktive Rezeption von Thomas Mann im Roman Ana em Veneza von João Silvério Trevisan (1994) |
author |
Pawlik, Angela |
author_facet |
Pawlik, Angela Stahr, Henrick |
author_role |
author |
author2 |
Stahr, Henrick |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pawlik, Angela Stahr, Henrick |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recepção literária Intertextualidade Literatura alemã moderna Literatura brasileira contemporânea Thomas Mann |
topic |
Recepção literária Intertextualidade Literatura alemã moderna Literatura brasileira contemporânea Thomas Mann |
description |
O romance Ana em Veneza (1994), de João Silvério Trevisan, é construído como um jogo literário de referências intertextuais à obra de Thomas Mann. Serviram de modelo, sobretudo, os contos Enttäuschung (Desilusão) e Tod in Venedig (Morte em Veneza) e o romance Doktor Faustus (Doutor Fausto). Trevisan utiliza personagens, motivos e temas de Thomas Mann em vários níveis de sua própria criação literária e os toma como padrão de uma noção "européia" de arte, cuja essência é discutida através das personagens, em busca de uma identidade artística especificamente brasileira. O artigo faz uma análise crítica desta recepção produtiva de motivos mannianos, referindo-se às idéias básicas do romance. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/63902 10.11606/1982-8837.pg.1999.63902 |
url |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/63902 |
identifier_str_mv |
10.11606/1982-8837.pg.1999.63902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
deu |
language |
deu |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/63902/66655 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicum info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicum |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum; n. 3 (1999); 85-107 1982-8837 1414-1906 reponame:Pandaemonium Germanicum (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
collection |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pandaemonium@usp.br |
_version_ |
1800221977298862080 |