Mudando o ritmo das aulas de alemão como língua adicional por meio de músicas e mídias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Marceli Cherchiglia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pandaemonium Germanicum (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/176694
Resumo: This paper aims to discuss and describe didactic strategies applied during a music project in a class of German as an additional language (AL) at university level. Given the utterly importance of Information and Communication Technologies (ICTs) as tools in the teaching of ALs, the music project was conducted on the Kahoot platform, encouraging critical reflection thinking by the students with focus on their interests and needs. We conclude that the activities proposed allowed the students to play an active role on their own development, by contributing in an effective way to the teaching and learning process in the German language.
id USP-28_1e4bcbeb99baa7ec14808692a2699d1e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/176694
network_acronym_str USP-28
network_name_str Pandaemonium Germanicum (Online)
repository_id_str
spelling Mudando o ritmo das aulas de alemão como língua adicional por meio de músicas e mídias digitaisChanging the rhythm of German as an additional language classes through music and digital mediaAlemão como língua adicionalMúsica no ensino de línguas adicionaisEnsino com mídias digitaisGerman as an additional languageMusic in the teaching of additional languagesTeaching with digital mediaThis paper aims to discuss and describe didactic strategies applied during a music project in a class of German as an additional language (AL) at university level. Given the utterly importance of Information and Communication Technologies (ICTs) as tools in the teaching of ALs, the music project was conducted on the Kahoot platform, encouraging critical reflection thinking by the students with focus on their interests and needs. We conclude that the activities proposed allowed the students to play an active role on their own development, by contributing in an effective way to the teaching and learning process in the German language.O presente artigo tem o objetivo de discutir e descrever estratégias didáticas durante a realização de um projeto de música em uma disciplina de língua alemã como língua adicional (LA) em contexto universitário. Tendo em vista a importância da inclusão de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de LAs, bem como da promoção do pensamento crítico-reflexivo, focado nos interesses e necessidades da(o)s aluna(o)s de Letras, o projeto de música foi realizado na plataforma Kahoot. Concluímos que as atividades contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem em língua alemã, assim como para uma participação mais ativa e crítica por parte da(o)s estudantes.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/17669410.11606/1982-8837244222Pandaemonium Germanicum; v. 24 n. 42 (2021); 22-471982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/176694/164068Copyright (c) 2021 Pandaemonium Germanicumhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAquino, Marceli Cherchiglia2021-01-27T22:57:17Zoai:revistas.usp.br:article/176694Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:56.097767Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudando o ritmo das aulas de alemão como língua adicional por meio de músicas e mídias digitais
Changing the rhythm of German as an additional language classes through music and digital media
title Mudando o ritmo das aulas de alemão como língua adicional por meio de músicas e mídias digitais
spellingShingle Mudando o ritmo das aulas de alemão como língua adicional por meio de músicas e mídias digitais
Aquino, Marceli Cherchiglia
Alemão como língua adicional
Música no ensino de línguas adicionais
Ensino com mídias digitais
German as an additional language
Music in the teaching of additional languages
Teaching with digital media
title_short Mudando o ritmo das aulas de alemão como língua adicional por meio de músicas e mídias digitais
title_full Mudando o ritmo das aulas de alemão como língua adicional por meio de músicas e mídias digitais
title_fullStr Mudando o ritmo das aulas de alemão como língua adicional por meio de músicas e mídias digitais
title_full_unstemmed Mudando o ritmo das aulas de alemão como língua adicional por meio de músicas e mídias digitais
title_sort Mudando o ritmo das aulas de alemão como língua adicional por meio de músicas e mídias digitais
author Aquino, Marceli Cherchiglia
author_facet Aquino, Marceli Cherchiglia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Marceli Cherchiglia
dc.subject.por.fl_str_mv Alemão como língua adicional
Música no ensino de línguas adicionais
Ensino com mídias digitais
German as an additional language
Music in the teaching of additional languages
Teaching with digital media
topic Alemão como língua adicional
Música no ensino de línguas adicionais
Ensino com mídias digitais
German as an additional language
Music in the teaching of additional languages
Teaching with digital media
description This paper aims to discuss and describe didactic strategies applied during a music project in a class of German as an additional language (AL) at university level. Given the utterly importance of Information and Communication Technologies (ICTs) as tools in the teaching of ALs, the music project was conducted on the Kahoot platform, encouraging critical reflection thinking by the students with focus on their interests and needs. We conclude that the activities proposed allowed the students to play an active role on their own development, by contributing in an effective way to the teaching and learning process in the German language.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/176694
10.11606/1982-8837244222
url https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/176694
identifier_str_mv 10.11606/1982-8837244222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/176694/164068
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Pandaemonium Germanicum
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Pandaemonium Germanicum
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Pandaemonium Germanicum; v. 24 n. 42 (2021); 22-47
1982-8837
1414-1906
reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Pandaemonium Germanicum (Online)
collection Pandaemonium Germanicum (Online)
repository.name.fl_str_mv Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||pandaemonium@usp.br
_version_ 1800221979111849984