Projeto Novela: uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pandaemonium Germanicum (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158858 |
Resumo: | O presente artigo visa refletir sobre práticas didáticas comunicativas e interculturais no ensino de alemão como língua estrangeira. No sentido de trabalhar língua e cultura de maneira integrada, atentando especialmente nas necessidades comunicativas e interesse dos aprendizes, desenvolveu-se o projeto Novela, na disciplina Língua Alemã II, do curso de graduação de Letras da Universidade de São Paulo. Este projeto propôs uma releitura atual das telenovelas brasileiras, onde os aprendizes foram incentivados a produzir os episódios, narrativas sequenciais, aplicando o conhecimento de alemão adquirido e fazendo uso de materiais autênticos, tais como quadrinhos, música, conversas por SMS e WhatsApp, vídeos, entre outros. Ao abarcar todos os três aspectos delimitados por Weissenberg (2012) para um ensino focado no desenvolvimento de competências e necessidades de aprendizagem, o projeto possibilitou que os estudantes se sentissem (co)responsáveis pelo processo de aquisição e transmissão do conhecimento, tendo impactos positivos em sua motivação e senso de responsabilidade. Por fim, os resultados obtidos sugerem que tarefas que incentivam o uso de habilidades e estratégias comunicativas, além do seu potencial como ferramenta para uma aprendizagem integrativa, podem promover discussões interculturais relevantes. |
id |
USP-28_2229180300bf852cb2da3ee293e814f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/158858 |
network_acronym_str |
USP-28 |
network_name_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto Novela: uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como língua estrangeiraSoap opera project soap opera: a communicative and intercultural approach in the teaching of German as a foreign languageGerman as a foreign languagecommunicative skillsintercultural approachlearning needsalemão como língua estrangeirahabilidades comunicativasabordagem interculturalnecessidades de aprendizagemO presente artigo visa refletir sobre práticas didáticas comunicativas e interculturais no ensino de alemão como língua estrangeira. No sentido de trabalhar língua e cultura de maneira integrada, atentando especialmente nas necessidades comunicativas e interesse dos aprendizes, desenvolveu-se o projeto Novela, na disciplina Língua Alemã II, do curso de graduação de Letras da Universidade de São Paulo. Este projeto propôs uma releitura atual das telenovelas brasileiras, onde os aprendizes foram incentivados a produzir os episódios, narrativas sequenciais, aplicando o conhecimento de alemão adquirido e fazendo uso de materiais autênticos, tais como quadrinhos, música, conversas por SMS e WhatsApp, vídeos, entre outros. Ao abarcar todos os três aspectos delimitados por Weissenberg (2012) para um ensino focado no desenvolvimento de competências e necessidades de aprendizagem, o projeto possibilitou que os estudantes se sentissem (co)responsáveis pelo processo de aquisição e transmissão do conhecimento, tendo impactos positivos em sua motivação e senso de responsabilidade. Por fim, os resultados obtidos sugerem que tarefas que incentivam o uso de habilidades e estratégias comunicativas, além do seu potencial como ferramenta para uma aprendizagem integrativa, podem promover discussões interculturais relevantes.This article aims to reflect on communicative and intercultural practices in the teaching of German as a foreign language (GFL). To work with language and culture in an integrated way, focusing especially on the communicative needs of learners, the “soap opera” project was developed during the German Language II course attended by Language undergraduate students of the University of Sao Paulo. This project has proposed a modern reinterpretation of Brazilian soap opera (or telenovela), where students were encouraged to produce episodes, sequential narratives, applying their on growing knowledge in the German language and making use of authentic materials, such as comics, music, WhatsApp messages, videos, among others. By covering all three aspects defined by Weissenberg (2012) focusing on the development of competencies and learning needs, the project has made it possible for the students to feel (co)responsible for their knowledge acquisition process, with positive impact on their motivation and sense of responsibility. Finally, the results suggest that tasks that encourage the use of communicative skills and strategies, besides its potential as a tool for integrative learning, can promote relevant intercultural discussions.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/15885810.11606/1982-8837223831Pandaemonium Germanicum; v. 22 n. 38 (2019); 31-471982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158858/153824Copyright (c) 2019 Pandaemonium Germanicuminfo:eu-repo/semantics/openAccessAquino, Marceli2019-06-19T17:22:28Zoai:revistas.usp.br:article/158858Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:54.359001Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto Novela: uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como língua estrangeira Soap opera project soap opera: a communicative and intercultural approach in the teaching of German as a foreign language |
title |
Projeto Novela: uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como língua estrangeira |
spellingShingle |
Projeto Novela: uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como língua estrangeira Aquino, Marceli German as a foreign language communicative skills intercultural approach learning needs alemão como língua estrangeira habilidades comunicativas abordagem intercultural necessidades de aprendizagem |
title_short |
Projeto Novela: uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como língua estrangeira |
title_full |
Projeto Novela: uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como língua estrangeira |
title_fullStr |
Projeto Novela: uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Projeto Novela: uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como língua estrangeira |
title_sort |
Projeto Novela: uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como língua estrangeira |
author |
Aquino, Marceli |
author_facet |
Aquino, Marceli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Marceli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
German as a foreign language communicative skills intercultural approach learning needs alemão como língua estrangeira habilidades comunicativas abordagem intercultural necessidades de aprendizagem |
topic |
German as a foreign language communicative skills intercultural approach learning needs alemão como língua estrangeira habilidades comunicativas abordagem intercultural necessidades de aprendizagem |
description |
O presente artigo visa refletir sobre práticas didáticas comunicativas e interculturais no ensino de alemão como língua estrangeira. No sentido de trabalhar língua e cultura de maneira integrada, atentando especialmente nas necessidades comunicativas e interesse dos aprendizes, desenvolveu-se o projeto Novela, na disciplina Língua Alemã II, do curso de graduação de Letras da Universidade de São Paulo. Este projeto propôs uma releitura atual das telenovelas brasileiras, onde os aprendizes foram incentivados a produzir os episódios, narrativas sequenciais, aplicando o conhecimento de alemão adquirido e fazendo uso de materiais autênticos, tais como quadrinhos, música, conversas por SMS e WhatsApp, vídeos, entre outros. Ao abarcar todos os três aspectos delimitados por Weissenberg (2012) para um ensino focado no desenvolvimento de competências e necessidades de aprendizagem, o projeto possibilitou que os estudantes se sentissem (co)responsáveis pelo processo de aquisição e transmissão do conhecimento, tendo impactos positivos em sua motivação e senso de responsabilidade. Por fim, os resultados obtidos sugerem que tarefas que incentivam o uso de habilidades e estratégias comunicativas, além do seu potencial como ferramenta para uma aprendizagem integrativa, podem promover discussões interculturais relevantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158858 10.11606/1982-8837223831 |
url |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158858 |
identifier_str_mv |
10.11606/1982-8837223831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158858/153824 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pandaemonium Germanicum info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pandaemonium Germanicum |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum; v. 22 n. 38 (2019); 31-47 1982-8837 1414-1906 reponame:Pandaemonium Germanicum (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
collection |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pandaemonium@usp.br |
_version_ |
1800221979041595392 |