Para uma interpretação do conceito de Bildungsroman
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pandaemonium Germanicum (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/73703 |
Resumo: | Neste artigo tenta-se compreender o sentido do chamado Romance de Formação. É feita uma curta analise do romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister de Goethe, obra modelo desse gênero narrativo. Argumenta-se que Goethe propõe, como ideal de busca para a formação do homem Humanista, a união entre a práxis e a contemplação. Discute-se também o Romance de Formação antimodelo: Henrique de Ofterdingen de Novalis. |
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Para uma interpretação do conceito de BildungsromanPara uma interpretação do conceito de BildungsromanPara uma interpretação do conceito de BildungsromanRomance de formaçãoGoethehumanismopráxis e contemplaçãoBildungsromanGoetheHumanismusPraxis und KontemplationBildungsromanGoetheHumanismPraxis and ContemplationNeste artigo tenta-se compreender o sentido do chamado Romance de Formação. É feita uma curta analise do romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister de Goethe, obra modelo desse gênero narrativo. Argumenta-se que Goethe propõe, como ideal de busca para a formação do homem Humanista, a união entre a práxis e a contemplação. Discute-se também o Romance de Formação antimodelo: Henrique de Ofterdingen de Novalis.Dieser Artikel unternimmt den Versuch, die Bedeutung des Begriffes „Bildungsroman“ zu verstehen. Er gibt zunächst Kommentare zu Goethes Wilhelm Meisters Lehrjahre, dem Roman, der als Modell für alle anderen Bildungsromane fungierte. Es wird die Hypothese aufgestellt, dass es Goethe um eine Verbindung von Tat und Kontemplation ging. Im Anschluss wird Novalis’ Roman Heinrich von Ofterdingen im Hinblick auf das Bildungskonzept betrachtet.This article suggests a possible meaning of the concept of Bildungsroman. It analyzes Goethe’s Wilhelm Meister Lehrjahre, a novel that is considered the model of this kind of narrative and argues that Goethe shows how the union of action and contemplation is an ideal required to create a balanced humanist man. It also discusses Novalis’ Heinrich von Ofterdingen as an anti-model to Goethe.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2005-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/7370310.11606/1982-8837.pg.2005.73703Pandaemonium Germanicum; n. 9 (2005); 185-2051982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/73703/77373Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicuminfo:eu-repo/semantics/openAccessQuintale Neto, Flavio2016-04-15T12:27:56Zoai:revistas.usp.br:article/73703Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:45.792672Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Neste artigo tenta-se compreender o sentido do chamado Romance de Formação. É feita uma curta analise do romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister de Goethe, obra modelo desse gênero narrativo. Argumenta-se que Goethe propõe, como ideal de busca para a formação do homem Humanista, a união entre a práxis e a contemplação. Discute-se também o Romance de Formação antimodelo: Henrique de Ofterdingen de Novalis. |
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