A literatura e o cinema como novo medium artístico: Hanns Heinz Ewers e O estudante de Praga (1913)
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Pandaemonium Germanicum (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/62230 |
Resumo: | O estudante de Praga (1913) é considerado o primeiro filme de arte produzido na Alemanha. Baseado num roteiro de Hanns Heinz Ewers, escritor e defensor destacado do novo medium fílmico, o filme remonta a motivos da tradição literária do romantismo alemão, sobretudo em relação às obras de E.T.A. Hoffmann e Adelbert von Chamisso e à figura do doppelgänger. Todo esse arcabouço literário não só dava sustentação à trama como também credibilidade ao filme, contribuindo, junto com a exploração dos recursos técnicos de câmera, para a aceitação definitiva do filme como medium de arte, bem como para o início do sucesso do cinema alemão, que atingiria seu apogeu nos anos 1920, com o movimento conhecido como “expressionismo alemão”. |
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A literatura e o cinema como novo medium artístico: Hanns Heinz Ewers e O estudante de Praga (1913)A literatura e o cinema como novo medium artístico: Hanns Heinz Ewers e O estudante de Praga (1913)O estudante de PragaHanns Heinz Ewerscinema alemãoThe Student from PragueHanns Heinz EwersGerman cinemaO estudante de Praga (1913) é considerado o primeiro filme de arte produzido na Alemanha. Baseado num roteiro de Hanns Heinz Ewers, escritor e defensor destacado do novo medium fílmico, o filme remonta a motivos da tradição literária do romantismo alemão, sobretudo em relação às obras de E.T.A. Hoffmann e Adelbert von Chamisso e à figura do doppelgänger. Todo esse arcabouço literário não só dava sustentação à trama como também credibilidade ao filme, contribuindo, junto com a exploração dos recursos técnicos de câmera, para a aceitação definitiva do filme como medium de arte, bem como para o início do sucesso do cinema alemão, que atingiria seu apogeu nos anos 1920, com o movimento conhecido como “expressionismo alemão”. The Student from Prague (1913) is considered to be the first film d’art produced in Germany. The film is based on a script by Ha nns Heinz Ewers, writer and ardent advocate of this new medium. With roots in German romantic ism, particularly in regard to motifs in the works by E.T.A. Hoffmann and Adelbert von Chamisso, The Student from Prague explored the optical possibilities offered by the doppelganger character. This literary framework supports the plot, gives credibility to the movie and contribut es to the acceptance of films as an art medium. It also marks the rise of German cinema on an international level, which reached its peak in the 1920s with the movement known as ‘German expressionism’. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2008-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/6223010.11606/1982-8837.pg.2008.62230Pandaemonium Germanicum; n. 12 (2008); 45-641982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/62230/65055Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicuminfo:eu-repo/semantics/openAccessKorfmann, MichaelKepler, Filipe Kegles2016-04-15T12:28:54Zoai:revistas.usp.br:article/62230Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:38.544466Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O estudante de Praga (1913) é considerado o primeiro filme de arte produzido na Alemanha. Baseado num roteiro de Hanns Heinz Ewers, escritor e defensor destacado do novo medium fílmico, o filme remonta a motivos da tradição literária do romantismo alemão, sobretudo em relação às obras de E.T.A. Hoffmann e Adelbert von Chamisso e à figura do doppelgänger. Todo esse arcabouço literário não só dava sustentação à trama como também credibilidade ao filme, contribuindo, junto com a exploração dos recursos técnicos de câmera, para a aceitação definitiva do filme como medium de arte, bem como para o início do sucesso do cinema alemão, que atingiria seu apogeu nos anos 1920, com o movimento conhecido como “expressionismo alemão”. |
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