The staging of linguistic competence in the writing of abstracts in DaF (German as a foreign language): a case study on the usage, function and production of predicative phrases with als

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Júlio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pandaemonium Germanicum (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/80115
Resumo: O presente ensaio discute a noção de encenação linguística, aplicando-a ao campo de estudos de Alemão como Língua Estrangeira (DaF). Assim, propomos um conceito de encenação da competência linguística, como um procedimento estratégico através do qual a competência científica dos escritores é representada por meio da língua estrangeira. Através da encenação, os escritores demonstram domínio linguístico para formular estruturas complexas, bem como para expressar rotinas e ações de linguagem convencionalizadas no discurso alvo. Defendemos que a Encenação Linguística pode-se manifestar através de estruturas específicas, e através de processos de seleção lexical. Essa conjectura é discutida com base no uso predicativo de sintagmas introduzidos por als, os quais, devido a suas propriedades semânticas e funcionais, podem ser vistos como um recurso de encenação linguística. O corpus é composto de abstracts escritos em alemão por mestrandos e doutorandos brasileiros e de Protocolos de Pensamento em Voz Alta da produção daqueles textos. Os dados apontam uma recorrente dificuldade para completar um plano sintático iniciado por als, assim como para selecionar os verbos adequados para um argumento introduzido por essa partícula. Não obstante, duas estratégias de encenação linguística puderam ser identificadas: a paráfrase e o acesso a conceitos semanticamente concretos antes da ativação de conceitos abstratos.
id USP-28_b5167619aa755adecbf30719658e90d1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/80115
network_acronym_str USP-28
network_name_str Pandaemonium Germanicum (Online)
repository_id_str
spelling The staging of linguistic competence in the writing of abstracts in DaF (German as a foreign language): a case study on the usage, function and production of predicative phrases with als A encenação da competência linguística na escrita de abstracts em DaF: um estudo de caso sobre uso, função e produção de estruturas predicativas com als O presente ensaio discute a noção de encenação linguística, aplicando-a ao campo de estudos de Alemão como Língua Estrangeira (DaF). Assim, propomos um conceito de encenação da competência linguística, como um procedimento estratégico através do qual a competência científica dos escritores é representada por meio da língua estrangeira. Através da encenação, os escritores demonstram domínio linguístico para formular estruturas complexas, bem como para expressar rotinas e ações de linguagem convencionalizadas no discurso alvo. Defendemos que a Encenação Linguística pode-se manifestar através de estruturas específicas, e através de processos de seleção lexical. Essa conjectura é discutida com base no uso predicativo de sintagmas introduzidos por als, os quais, devido a suas propriedades semânticas e funcionais, podem ser vistos como um recurso de encenação linguística. O corpus é composto de abstracts escritos em alemão por mestrandos e doutorandos brasileiros e de Protocolos de Pensamento em Voz Alta da produção daqueles textos. Os dados apontam uma recorrente dificuldade para completar um plano sintático iniciado por als, assim como para selecionar os verbos adequados para um argumento introduzido por essa partícula. Não obstante, duas estratégias de encenação linguística puderam ser identificadas: a paráfrase e o acesso a conceitos semanticamente concretos antes da ativação de conceitos abstratos. This paper discusses the notion of linguistic staging as applied to the field of German as a Foreign Language (DaF). We thus propose a concept of staging of linguistic competence as a strategic procedure by which the scientific academic literacy of writers is enacted in a foreign language. Through staging, learners show linguistic competence to formulate complex structures and to express routines and actions of conventionalized language in the target discourse. We hold that linguistic enacting can be expressed through specific structures as well as through processes of selection of terms. This conjecture is discussed based on the predicative use of syntagmas beginning with als, which, due to this structure's functional and semantic properties, can be seen as a means for linguistic staging. The corpus is comprised of abstracts written in German by Brazilian doctoral and master's students, and of "think aloud" protocols of the production of those texts. The data suggest that writers often find it difficult to carry out syntactic plans beginning with als and to choose the correct verbs for arguments beginning with als. Nonetheless, two strategies of linguistic staging were identified during the study: paraphrasing and accessing semantically concrete concepts before taking up abstract concepts. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/8011510.1590/S1982-88372013000200015Pandaemonium Germanicum; v. 16 n. 22 (2013); 304-3381982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/80115/83997Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicuminfo:eu-repo/semantics/openAccessMatias, Júlio2015-06-15T19:45:53Zoai:revistas.usp.br:article/80115Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:48.291849Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The staging of linguistic competence in the writing of abstracts in DaF (German as a foreign language): a case study on the usage, function and production of predicative phrases with als
A encenação da competência linguística na escrita de abstracts em DaF: um estudo de caso sobre uso, função e produção de estruturas predicativas com als
title The staging of linguistic competence in the writing of abstracts in DaF (German as a foreign language): a case study on the usage, function and production of predicative phrases with als
spellingShingle The staging of linguistic competence in the writing of abstracts in DaF (German as a foreign language): a case study on the usage, function and production of predicative phrases with als
Matias, Júlio
title_short The staging of linguistic competence in the writing of abstracts in DaF (German as a foreign language): a case study on the usage, function and production of predicative phrases with als
title_full The staging of linguistic competence in the writing of abstracts in DaF (German as a foreign language): a case study on the usage, function and production of predicative phrases with als
title_fullStr The staging of linguistic competence in the writing of abstracts in DaF (German as a foreign language): a case study on the usage, function and production of predicative phrases with als
title_full_unstemmed The staging of linguistic competence in the writing of abstracts in DaF (German as a foreign language): a case study on the usage, function and production of predicative phrases with als
title_sort The staging of linguistic competence in the writing of abstracts in DaF (German as a foreign language): a case study on the usage, function and production of predicative phrases with als
author Matias, Júlio
author_facet Matias, Júlio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Júlio
description O presente ensaio discute a noção de encenação linguística, aplicando-a ao campo de estudos de Alemão como Língua Estrangeira (DaF). Assim, propomos um conceito de encenação da competência linguística, como um procedimento estratégico através do qual a competência científica dos escritores é representada por meio da língua estrangeira. Através da encenação, os escritores demonstram domínio linguístico para formular estruturas complexas, bem como para expressar rotinas e ações de linguagem convencionalizadas no discurso alvo. Defendemos que a Encenação Linguística pode-se manifestar através de estruturas específicas, e através de processos de seleção lexical. Essa conjectura é discutida com base no uso predicativo de sintagmas introduzidos por als, os quais, devido a suas propriedades semânticas e funcionais, podem ser vistos como um recurso de encenação linguística. O corpus é composto de abstracts escritos em alemão por mestrandos e doutorandos brasileiros e de Protocolos de Pensamento em Voz Alta da produção daqueles textos. Os dados apontam uma recorrente dificuldade para completar um plano sintático iniciado por als, assim como para selecionar os verbos adequados para um argumento introduzido por essa partícula. Não obstante, duas estratégias de encenação linguística puderam ser identificadas: a paráfrase e o acesso a conceitos semanticamente concretos antes da ativação de conceitos abstratos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/80115
10.1590/S1982-88372013000200015
url https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/80115
identifier_str_mv 10.1590/S1982-88372013000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/80115/83997
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicum
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicum
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Pandaemonium Germanicum; v. 16 n. 22 (2013); 304-338
1982-8837
1414-1906
reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Pandaemonium Germanicum (Online)
collection Pandaemonium Germanicum (Online)
repository.name.fl_str_mv Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||pandaemonium@usp.br
_version_ 1800221978026573824