The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pandaemonium Germanicum (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/128534 |
Resumo: | A motivação do aluno é apontada como central para que o processo de aprendizagem ocorra de forma satisfatória e, por essa razão, muitos professores buscam constantemente o aprimoramento de suas práticas. Neste trabalho buscamos lançar luzes sobre um projeto de multiletramentos, que consistiu na produção de um videoclipe, e que teve como objetivo aumentar a motivação dos alunos de alemão de um Centro de Estudo de Línguas de uma escola pública do interior paulista. Para apoiar as nossas reflexões, buscamos sustentação teórica prioritariamente nos conceitos de motivação (DÖRNYEI 1994, 2001, 2014; VALLERAND 1997 e outros) e de multiletramentos (ROJO 2012, 2013). A pesquisa, de natureza qualitativa, desenvolveu-se a partir de dados coletados com alunos do Ensino Fundamental II e Médio de um Centro de Estudo de Línguas do interior de São Paulo durante o ano de 2015. Os resultados apontam para o grande impacto de projetos de multiletramentos na motivação dos alunos |
id |
USP-28_d8c4dc8e8d37f8e43501d88c5b928cb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/128534 |
network_acronym_str |
USP-28 |
network_name_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS)A motivação de alunos de alemão e prática de multiletramentos em um CELEnsino de alemãoCentro de Estudo de LínguasmotivaçãomultiletramentosGerman teachingLanguage Study CenterMotivationMultiliteraciesA motivação do aluno é apontada como central para que o processo de aprendizagem ocorra de forma satisfatória e, por essa razão, muitos professores buscam constantemente o aprimoramento de suas práticas. Neste trabalho buscamos lançar luzes sobre um projeto de multiletramentos, que consistiu na produção de um videoclipe, e que teve como objetivo aumentar a motivação dos alunos de alemão de um Centro de Estudo de Línguas de uma escola pública do interior paulista. Para apoiar as nossas reflexões, buscamos sustentação teórica prioritariamente nos conceitos de motivação (DÖRNYEI 1994, 2001, 2014; VALLERAND 1997 e outros) e de multiletramentos (ROJO 2012, 2013). A pesquisa, de natureza qualitativa, desenvolveu-se a partir de dados coletados com alunos do Ensino Fundamental II e Médio de um Centro de Estudo de Línguas do interior de São Paulo durante o ano de 2015. Os resultados apontam para o grande impacto de projetos de multiletramentos na motivação dos alunosThe student´s motivation is identified as central to a satisfactory learning process and, for this reason, many teachers are constantly engaged in improving their practices. In this work we aim to shed light on a multiliteracies project, which involved the production of a video clip and aimed to increase motivation of German students in a Language Study Center at a public school in the State of São Paulo. To support our reflections, we sought theoretical support primarily on the concepts of motivation (DÖRNYEI 1994, 2001, 2014; VALLERAND 1997 and others) and multiliteracies (ROJO 2012, 2013). The research, of a qualitative nature, was developed from data collected with secondary and high school students in a Language Study Centre in the State of São Paulo during 2015. The results show the great impact of multiliteracies projects in student´s motivationUniversidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/12853410.11606/1982-8837203086Pandaemonium Germanicum; v. 20 n. 30 (2017); 86-1111982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/128534/125370https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/128534/146362Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicuminfo:eu-repo/semantics/openAccessCanato, Juliana Bonsi CorrêaRozenfeld, Cibele Cecílio de Faria2017-03-20T16:35:59Zoai:revistas.usp.br:article/128534Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:51.244791Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS) A motivação de alunos de alemão e prática de multiletramentos em um CEL |
title |
The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS) |
spellingShingle |
The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS) Canato, Juliana Bonsi Corrêa Ensino de alemão Centro de Estudo de Línguas motivação multiletramentos German teaching Language Study Center Motivation Multiliteracies |
title_short |
The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS) |
title_full |
The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS) |
title_fullStr |
The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS) |
title_full_unstemmed |
The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS) |
title_sort |
The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS) |
author |
Canato, Juliana Bonsi Corrêa |
author_facet |
Canato, Juliana Bonsi Corrêa Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria |
author_role |
author |
author2 |
Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canato, Juliana Bonsi Corrêa Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de alemão Centro de Estudo de Línguas motivação multiletramentos German teaching Language Study Center Motivation Multiliteracies |
topic |
Ensino de alemão Centro de Estudo de Línguas motivação multiletramentos German teaching Language Study Center Motivation Multiliteracies |
description |
A motivação do aluno é apontada como central para que o processo de aprendizagem ocorra de forma satisfatória e, por essa razão, muitos professores buscam constantemente o aprimoramento de suas práticas. Neste trabalho buscamos lançar luzes sobre um projeto de multiletramentos, que consistiu na produção de um videoclipe, e que teve como objetivo aumentar a motivação dos alunos de alemão de um Centro de Estudo de Línguas de uma escola pública do interior paulista. Para apoiar as nossas reflexões, buscamos sustentação teórica prioritariamente nos conceitos de motivação (DÖRNYEI 1994, 2001, 2014; VALLERAND 1997 e outros) e de multiletramentos (ROJO 2012, 2013). A pesquisa, de natureza qualitativa, desenvolveu-se a partir de dados coletados com alunos do Ensino Fundamental II e Médio de um Centro de Estudo de Línguas do interior de São Paulo durante o ano de 2015. Os resultados apontam para o grande impacto de projetos de multiletramentos na motivação dos alunos |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/128534 10.11606/1982-8837203086 |
url |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/128534 |
identifier_str_mv |
10.11606/1982-8837203086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/128534/125370 https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/128534/146362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicum info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicum |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum; v. 20 n. 30 (2017); 86-111 1982-8837 1414-1906 reponame:Pandaemonium Germanicum (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
collection |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pandaemonium@usp.br |
_version_ |
1800221978470121472 |