The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canato, Juliana Bonsi Corrêa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pandaemonium Germanicum (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/128534
Resumo: A motivação do aluno é apontada como central para que o processo de aprendizagem ocorra de forma satisfatória e, por essa razão, muitos professores buscam constantemente o aprimoramento de suas práticas. Neste trabalho buscamos lançar luzes sobre um projeto de multiletramentos, que consistiu na produção de um videoclipe, e que teve como objetivo aumentar a motivação dos alunos de alemão de um Centro de Estudo de Línguas de uma escola pública do interior paulista. Para apoiar as nossas reflexões, buscamos sustentação teórica prioritariamente nos conceitos de motivação (DÖRNYEI 1994, 2001, 2014; VALLERAND 1997 e outros) e de multiletramentos (ROJO 2012, 2013). A pesquisa, de natureza qualitativa, desenvolveu-se a partir de dados coletados com alunos do Ensino Fundamental II e Médio de um Centro de Estudo de Línguas do interior de São Paulo durante o ano de 2015. Os resultados apontam para o grande impacto de projetos de multiletramentos na motivação dos alunos
id USP-28_d8c4dc8e8d37f8e43501d88c5b928cb6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/128534
network_acronym_str USP-28
network_name_str Pandaemonium Germanicum (Online)
repository_id_str
spelling The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS)A motivação de alunos de alemão e prática de multiletramentos em um CELEnsino de alemãoCentro de Estudo de LínguasmotivaçãomultiletramentosGerman teachingLanguage Study CenterMotivationMultiliteraciesA motivação do aluno é apontada como central para que o processo de aprendizagem ocorra de forma satisfatória e, por essa razão, muitos professores buscam constantemente o aprimoramento de suas práticas. Neste trabalho buscamos lançar luzes sobre um projeto de multiletramentos, que consistiu na produção de um videoclipe, e que teve como objetivo aumentar a motivação dos alunos de alemão de um Centro de Estudo de Línguas de uma escola pública do interior paulista. Para apoiar as nossas reflexões, buscamos sustentação teórica prioritariamente nos conceitos de motivação (DÖRNYEI 1994, 2001, 2014; VALLERAND 1997 e outros) e de multiletramentos (ROJO 2012, 2013). A pesquisa, de natureza qualitativa, desenvolveu-se a partir de dados coletados com alunos do Ensino Fundamental II e Médio de um Centro de Estudo de Línguas do interior de São Paulo durante o ano de 2015. Os resultados apontam para o grande impacto de projetos de multiletramentos na motivação dos alunosThe student´s motivation is identified as central to a satisfactory learning process and, for this reason, many teachers are constantly engaged in improving their practices. In this work we aim to shed light on a multiliteracies project, which involved the production of a video clip and aimed to increase motivation of German students in a Language Study Center at a public school in the State of São Paulo. To support our reflections, we sought theoretical support primarily on the concepts of motivation (DÖRNYEI 1994, 2001, 2014; VALLERAND 1997 and others) and multiliteracies (ROJO 2012, 2013). The research, of a qualitative nature, was developed from data collected with secondary and high school students in a Language Study Centre in the State of São Paulo during 2015. The results show the great impact of multiliteracies projects in student´s motivationUniversidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/12853410.11606/1982-8837203086Pandaemonium Germanicum; v. 20 n. 30 (2017); 86-1111982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/128534/125370https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/128534/146362Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicuminfo:eu-repo/semantics/openAccessCanato, Juliana Bonsi CorrêaRozenfeld, Cibele Cecílio de Faria2017-03-20T16:35:59Zoai:revistas.usp.br:article/128534Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:51.244791Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS)
A motivação de alunos de alemão e prática de multiletramentos em um CEL
title The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS)
spellingShingle The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS)
Canato, Juliana Bonsi Corrêa
Ensino de alemão
Centro de Estudo de Línguas
motivação
multiletramentos
German teaching
Language Study Center
Motivation
Multiliteracies
title_short The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS)
title_full The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS)
title_fullStr The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS)
title_full_unstemmed The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS)
title_sort The motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS)
author Canato, Juliana Bonsi Corrêa
author_facet Canato, Juliana Bonsi Corrêa
Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria
author_role author
author2 Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canato, Juliana Bonsi Corrêa
Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de alemão
Centro de Estudo de Línguas
motivação
multiletramentos
German teaching
Language Study Center
Motivation
Multiliteracies
topic Ensino de alemão
Centro de Estudo de Línguas
motivação
multiletramentos
German teaching
Language Study Center
Motivation
Multiliteracies
description A motivação do aluno é apontada como central para que o processo de aprendizagem ocorra de forma satisfatória e, por essa razão, muitos professores buscam constantemente o aprimoramento de suas práticas. Neste trabalho buscamos lançar luzes sobre um projeto de multiletramentos, que consistiu na produção de um videoclipe, e que teve como objetivo aumentar a motivação dos alunos de alemão de um Centro de Estudo de Línguas de uma escola pública do interior paulista. Para apoiar as nossas reflexões, buscamos sustentação teórica prioritariamente nos conceitos de motivação (DÖRNYEI 1994, 2001, 2014; VALLERAND 1997 e outros) e de multiletramentos (ROJO 2012, 2013). A pesquisa, de natureza qualitativa, desenvolveu-se a partir de dados coletados com alunos do Ensino Fundamental II e Médio de um Centro de Estudo de Línguas do interior de São Paulo durante o ano de 2015. Os resultados apontam para o grande impacto de projetos de multiletramentos na motivação dos alunos
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/128534
10.11606/1982-8837203086
url https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/128534
identifier_str_mv 10.11606/1982-8837203086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/128534/125370
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/128534/146362
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicum
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pandaemonium Germanicum
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Pandaemonium Germanicum; v. 20 n. 30 (2017); 86-111
1982-8837
1414-1906
reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Pandaemonium Germanicum (Online)
collection Pandaemonium Germanicum (Online)
repository.name.fl_str_mv Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||pandaemonium@usp.br
_version_ 1800221978470121472