Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Ana Clara Neves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Uphoff, Dörthe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pandaemonium Germanicum (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/208724
Resumo: O artigo tem por objetivo discutir os processos de reflexão e conscientização sobre categorias didáticas do planejamento de aula, que ocorreram no âmbito da disciplina “Atividades de Estágio: Alemão” na Universidade de São Paulo no segundo semestre de 2019. Nesse sentido, apresentar-se-ão primeiro algumas noções teóricas sobre modelos e funções do estágio na formação docente no Brasil e na Alemanha, além de um panorama das principais mudanças que ocorreram, nos últimos vinte anos, nas resoluções do Conselho Nacional de Educação concernentes às atividades de estágio nos cursos brasileiros de licenciatura. Na sequência, a análise dos dados empíricos focalizará os processos de conscientização que ocorreram no grupo de licenciandas investigado, no que diz respeito à sua percepção sobre a variedade de objetivos possíveis no ensino de alemão, bem como às funções didáticas de diferentes fases de uma aula, com ênfase na fase inicial. Algumas reflexões sobre a importância da mentoria na formação inicial de professoras concluirão este estudo.
id USP-28_f54604acf6c8e923d808441cd0d87824
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/208724
network_acronym_str USP-28
network_name_str Pandaemonium Germanicum (Online)
repository_id_str
spelling Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aulaAtividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aulaAtividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aulaAtividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aulalicenciatura em língua alemãatividades de estágioplanejamento de aulalicenciatura em língua alemãatividades de estágioplanejamento de aulalicenciatura em língua alemãatividades de estágioplanejamento de aulalicenciatura em língua alemãatividades de estágioplanejamento de aulaO artigo tem por objetivo discutir os processos de reflexão e conscientização sobre categorias didáticas do planejamento de aula, que ocorreram no âmbito da disciplina “Atividades de Estágio: Alemão” na Universidade de São Paulo no segundo semestre de 2019. Nesse sentido, apresentar-se-ão primeiro algumas noções teóricas sobre modelos e funções do estágio na formação docente no Brasil e na Alemanha, além de um panorama das principais mudanças que ocorreram, nos últimos vinte anos, nas resoluções do Conselho Nacional de Educação concernentes às atividades de estágio nos cursos brasileiros de licenciatura. Na sequência, a análise dos dados empíricos focalizará os processos de conscientização que ocorreram no grupo de licenciandas investigado, no que diz respeito à sua percepção sobre a variedade de objetivos possíveis no ensino de alemão, bem como às funções didáticas de diferentes fases de uma aula, com ênfase na fase inicial. Algumas reflexões sobre a importância da mentoria na formação inicial de professoras concluirão este estudo.O artigo tem por objetivo discutir os processos de reflexão e conscientização sobre categorias didáticas do planejamento de aula, que ocorreram no âmbito da disciplina “Atividades de Estágio: Alemão” na Universidade de São Paulo no segundo semestre de 2019. Nesse sentido, apresentar-se-ão primeiro algumas noções teóricas sobre modelos e funções do estágio na formação docente no Brasil e na Alemanha, além de um panorama das principais mudanças que ocorreram, nos últimos vinte anos, nas resoluções do Conselho Nacional de Educação concernentes às atividades de estágio nos cursos brasileiros de licenciatura. Na sequência, a análise dos dados empíricos focalizará os processos de conscientização que ocorreram no grupo de licenciandas investigado, no que diz respeito à sua percepção sobre a variedade de objetivos possíveis no ensino de alemão, bem como às funções didáticas de diferentes fases de uma aula, com ênfase na fase inicial. Algumas reflexões sobre a importância da mentoria na formação inicial de professoras concluirão este estudo.O artigo tem por objetivo discutir os processos de reflexão e conscientização sobre categorias didáticas do planejamento de aula, que ocorreram no âmbito da disciplina “Atividades de Estágio: Alemão” na Universidade de São Paulo no segundo semestre de 2019. Nesse sentido, apresentar-se-ão primeiro algumas noções teóricas sobre modelos e funções do estágio na formação docente no Brasil e na Alemanha, além de um panorama das principais mudanças que ocorreram, nos últimos vinte anos, nas resoluções do Conselho Nacional de Educação concernentes às atividades de estágio nos cursos brasileiros de licenciatura. Na sequência, a análise dos dados empíricos focalizará os processos de conscientização que ocorreram no grupo de licenciandas investigado, no que diz respeito à sua percepção sobre a variedade de objetivos possíveis no ensino de alemão, bem como às funções didáticas de diferentes fases de uma aula, com ênfase na fase inicial. Algumas reflexões sobre a importância da mentoria na formação inicial de professoras concluirão este estudo.O artigo tem por objetivo discutir os processos de reflexão e conscientização sobre categorias didáticas do planejamento de aula, que ocorreram no âmbito da disciplina “Atividades de Estágio: Alemão” na Universidade de São Paulo no segundo semestre de 2019. Nesse sentido, apresentar-se-ão primeiro algumas noções teóricas sobre modelos e funções do estágio na formação docente no Brasil e na Alemanha, além de um panorama das principais mudanças que ocorreram, nos últimos vinte anos, nas resoluções do Conselho Nacional de Educação concernentes às atividades de estágio nos cursos brasileiros de licenciatura. Na sequência, a análise dos dados empíricos focalizará os processos de conscientização que ocorreram no grupo de licenciandas investigado, no que diz respeito à sua percepção sobre a variedade de objetivos possíveis no ensino de alemão, bem como às funções didáticas de diferentes fases de uma aula, com ênfase na fase inicial. Algumas reflexões sobre a importância da mentoria na formação inicial de professoras concluirão este estudo.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/20872410.11606/1982-88372649196Pandaemonium Germanicum; v. 26 n. 49 (2023); 196-2201982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/208724/192120Copyright (c) 2023 Pandaemonium Germanicumhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Ana Clara NevesUphoff, Dörthe2023-02-28T18:54:32Zoai:revistas.usp.br:article/208724Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:53:00.559320Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula
Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula
Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula
Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula
title Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula
spellingShingle Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula
Silveira, Ana Clara Neves
licenciatura em língua alemã
atividades de estágio
planejamento de aula
licenciatura em língua alemã
atividades de estágio
planejamento de aula
licenciatura em língua alemã
atividades de estágio
planejamento de aula
licenciatura em língua alemã
atividades de estágio
planejamento de aula
title_short Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula
title_full Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula
title_fullStr Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula
title_full_unstemmed Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula
title_sort Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula
author Silveira, Ana Clara Neves
author_facet Silveira, Ana Clara Neves
Uphoff, Dörthe
author_role author
author2 Uphoff, Dörthe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Ana Clara Neves
Uphoff, Dörthe
dc.subject.por.fl_str_mv licenciatura em língua alemã
atividades de estágio
planejamento de aula
licenciatura em língua alemã
atividades de estágio
planejamento de aula
licenciatura em língua alemã
atividades de estágio
planejamento de aula
licenciatura em língua alemã
atividades de estágio
planejamento de aula
topic licenciatura em língua alemã
atividades de estágio
planejamento de aula
licenciatura em língua alemã
atividades de estágio
planejamento de aula
licenciatura em língua alemã
atividades de estágio
planejamento de aula
licenciatura em língua alemã
atividades de estágio
planejamento de aula
description O artigo tem por objetivo discutir os processos de reflexão e conscientização sobre categorias didáticas do planejamento de aula, que ocorreram no âmbito da disciplina “Atividades de Estágio: Alemão” na Universidade de São Paulo no segundo semestre de 2019. Nesse sentido, apresentar-se-ão primeiro algumas noções teóricas sobre modelos e funções do estágio na formação docente no Brasil e na Alemanha, além de um panorama das principais mudanças que ocorreram, nos últimos vinte anos, nas resoluções do Conselho Nacional de Educação concernentes às atividades de estágio nos cursos brasileiros de licenciatura. Na sequência, a análise dos dados empíricos focalizará os processos de conscientização que ocorreram no grupo de licenciandas investigado, no que diz respeito à sua percepção sobre a variedade de objetivos possíveis no ensino de alemão, bem como às funções didáticas de diferentes fases de uma aula, com ênfase na fase inicial. Algumas reflexões sobre a importância da mentoria na formação inicial de professoras concluirão este estudo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/208724
10.11606/1982-88372649196
url https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/208724
identifier_str_mv 10.11606/1982-88372649196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/208724/192120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Pandaemonium Germanicum
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Pandaemonium Germanicum
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Pandaemonium Germanicum; v. 26 n. 49 (2023); 196-220
1982-8837
1414-1906
reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Pandaemonium Germanicum (Online)
collection Pandaemonium Germanicum (Online)
repository.name.fl_str_mv Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||pandaemonium@usp.br
_version_ 1800221976166400000