The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezzegh, Nadine Judith
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Goldenberg, Paulete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/10856
Resumo: O presente trabalho tem como proposta avaliar a formação do Técnico em Farmácia para o exercício da dispensação responsável. A partir de um questionário com perguntas fechadas e abertas, o estudo envolveu a caracterização dos alunos, a identificação de conhecimentos e atitudes em relação ao Uso Racional dos Medicamentos com vistas ao delineamento dos limites e possibilidades do exercício profissional ético na dispensação. Além disso, foi realizada uma dinâmica grupal - grupo focal - com o objetivo de apreciar a constituição de um espaço de reflexão sobre a dispensação responsável. Os resultados evidenciaram um alunato de maior idade, inserido no mercado de trabalho e predominância de mulheres. Dispondo de conhecimento adequado sobre o Uso Racional dos Medicamentos e da legislação correspondente os alunos fazem referência às dificuldades no exercício de uma prática condizente. Se o diagnóstico apontou para a necessidade de ser trabalhada a preparação do aluno para o desempenho ético na dispensação, o Grupo Focal apontou para a possibilidade de inclusão de espaços para reflexão e debate sobre a ética na dispensação no processo de formação do Técnico em Farmácia.
id USP-31_f50af38c6579dc71159a01cb573cf9bf
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/10856
network_acronym_str USP-31
network_name_str Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences
repository_id_str
spelling The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice Pharmaceutical technician^i1^sprofessional formatPharmaceutical technician^i1^sprofessional practMedicines^i1^sresponsible dispensMedicines^i1^srationalProfessional ethics O presente trabalho tem como proposta avaliar a formação do Técnico em Farmácia para o exercício da dispensação responsável. A partir de um questionário com perguntas fechadas e abertas, o estudo envolveu a caracterização dos alunos, a identificação de conhecimentos e atitudes em relação ao Uso Racional dos Medicamentos com vistas ao delineamento dos limites e possibilidades do exercício profissional ético na dispensação. Além disso, foi realizada uma dinâmica grupal - grupo focal - com o objetivo de apreciar a constituição de um espaço de reflexão sobre a dispensação responsável. Os resultados evidenciaram um alunato de maior idade, inserido no mercado de trabalho e predominância de mulheres. Dispondo de conhecimento adequado sobre o Uso Racional dos Medicamentos e da legislação correspondente os alunos fazem referência às dificuldades no exercício de uma prática condizente. Se o diagnóstico apontou para a necessidade de ser trabalhada a preparação do aluno para o desempenho ético na dispensação, o Grupo Focal apontou para a possibilidade de inclusão de espaços para reflexão e debate sobre a ética na dispensação no processo de formação do Técnico em Farmácia. The aim of the present study was to evaluate the education of Pharmaceutical Technicians for the activity of responsible dispensing. Based on a questionnaire with open and closed questions, the study sought to characterize the students, identify knowledge and attitudes regarding the Rational Use of Medications while addressing the limits and possibilities of professional and ethical dispensing in practice. In addition, a group dynamics session - focus group - was held as a forum for debate on responsible dispensing. The results showed that students tended to be mature, currently employed and were predominately women. Displaying adequate knowledge on Rational Use of Medications and of the corresponding legislation, the students reported difficulties exercising compatible practice. While the diagnosis pointed to the need for student preparation to enable ethical dispensing, the Focus Group highlighted the possibility for inclusion of a forum for reflection and debate on the ethics of dispensing as part of the Pharmaceutical Technician training. Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/1085610.1590/S1984-82502011000100008Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; Vol. 47 Núm. 1 (2011); 63-73 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; v. 47 n. 1 (2011); 63-73 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; Vol. 47 No. 1 (2011); 63-73 2175-97901984-8250reponame:Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciencesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/10856/12624Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences (Impresso)info:eu-repo/semantics/openAccessBezzegh, Nadine JudithGoldenberg, Paulete2012-05-12T16:09:47Zoai:revistas.usp.br:article/10856Revistahttps://www.revistas.usp.br/bjps/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbjps@usp.br||elizabeth.igne@gmail.com2175-97901984-8250opendoar:2012-05-12T16:09:47Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice
title The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice
spellingShingle The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice
Bezzegh, Nadine Judith
Pharmaceutical technician^i1^sprofessional format
Pharmaceutical technician^i1^sprofessional pract
Medicines^i1^sresponsible dispens
Medicines^i1^srational
Professional ethics
title_short The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice
title_full The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice
title_fullStr The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice
title_full_unstemmed The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice
title_sort The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice
author Bezzegh, Nadine Judith
author_facet Bezzegh, Nadine Judith
Goldenberg, Paulete
author_role author
author2 Goldenberg, Paulete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezzegh, Nadine Judith
Goldenberg, Paulete
dc.subject.por.fl_str_mv Pharmaceutical technician^i1^sprofessional format
Pharmaceutical technician^i1^sprofessional pract
Medicines^i1^sresponsible dispens
Medicines^i1^srational
Professional ethics
topic Pharmaceutical technician^i1^sprofessional format
Pharmaceutical technician^i1^sprofessional pract
Medicines^i1^sresponsible dispens
Medicines^i1^srational
Professional ethics
description O presente trabalho tem como proposta avaliar a formação do Técnico em Farmácia para o exercício da dispensação responsável. A partir de um questionário com perguntas fechadas e abertas, o estudo envolveu a caracterização dos alunos, a identificação de conhecimentos e atitudes em relação ao Uso Racional dos Medicamentos com vistas ao delineamento dos limites e possibilidades do exercício profissional ético na dispensação. Além disso, foi realizada uma dinâmica grupal - grupo focal - com o objetivo de apreciar a constituição de um espaço de reflexão sobre a dispensação responsável. Os resultados evidenciaram um alunato de maior idade, inserido no mercado de trabalho e predominância de mulheres. Dispondo de conhecimento adequado sobre o Uso Racional dos Medicamentos e da legislação correspondente os alunos fazem referência às dificuldades no exercício de uma prática condizente. Se o diagnóstico apontou para a necessidade de ser trabalhada a preparação do aluno para o desempenho ético na dispensação, o Grupo Focal apontou para a possibilidade de inclusão de espaços para reflexão e debate sobre a ética na dispensação no processo de formação do Técnico em Farmácia.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/10856
10.1590/S1984-82502011000100008
url https://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/10856
identifier_str_mv 10.1590/S1984-82502011000100008
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/10856/12624
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences (Impresso)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences (Impresso)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; Vol. 47 Núm. 1 (2011); 63-73
Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; v. 47 n. 1 (2011); 63-73
Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; Vol. 47 No. 1 (2011); 63-73
2175-9790
1984-8250
reponame:Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences
collection Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv bjps@usp.br||elizabeth.igne@gmail.com
_version_ 1800222910115217408