The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/10856 |
Resumo: | O presente trabalho tem como proposta avaliar a formação do Técnico em Farmácia para o exercício da dispensação responsável. A partir de um questionário com perguntas fechadas e abertas, o estudo envolveu a caracterização dos alunos, a identificação de conhecimentos e atitudes em relação ao Uso Racional dos Medicamentos com vistas ao delineamento dos limites e possibilidades do exercício profissional ético na dispensação. Além disso, foi realizada uma dinâmica grupal - grupo focal - com o objetivo de apreciar a constituição de um espaço de reflexão sobre a dispensação responsável. Os resultados evidenciaram um alunato de maior idade, inserido no mercado de trabalho e predominância de mulheres. Dispondo de conhecimento adequado sobre o Uso Racional dos Medicamentos e da legislação correspondente os alunos fazem referência às dificuldades no exercício de uma prática condizente. Se o diagnóstico apontou para a necessidade de ser trabalhada a preparação do aluno para o desempenho ético na dispensação, o Grupo Focal apontou para a possibilidade de inclusão de espaços para reflexão e debate sobre a ética na dispensação no processo de formação do Técnico em Farmácia. |
id |
USP-31_f50af38c6579dc71159a01cb573cf9bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/10856 |
network_acronym_str |
USP-31 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences |
repository_id_str |
|
spelling |
The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice Pharmaceutical technician^i1^sprofessional formatPharmaceutical technician^i1^sprofessional practMedicines^i1^sresponsible dispensMedicines^i1^srationalProfessional ethics O presente trabalho tem como proposta avaliar a formação do Técnico em Farmácia para o exercício da dispensação responsável. A partir de um questionário com perguntas fechadas e abertas, o estudo envolveu a caracterização dos alunos, a identificação de conhecimentos e atitudes em relação ao Uso Racional dos Medicamentos com vistas ao delineamento dos limites e possibilidades do exercício profissional ético na dispensação. Além disso, foi realizada uma dinâmica grupal - grupo focal - com o objetivo de apreciar a constituição de um espaço de reflexão sobre a dispensação responsável. Os resultados evidenciaram um alunato de maior idade, inserido no mercado de trabalho e predominância de mulheres. Dispondo de conhecimento adequado sobre o Uso Racional dos Medicamentos e da legislação correspondente os alunos fazem referência às dificuldades no exercício de uma prática condizente. Se o diagnóstico apontou para a necessidade de ser trabalhada a preparação do aluno para o desempenho ético na dispensação, o Grupo Focal apontou para a possibilidade de inclusão de espaços para reflexão e debate sobre a ética na dispensação no processo de formação do Técnico em Farmácia. The aim of the present study was to evaluate the education of Pharmaceutical Technicians for the activity of responsible dispensing. Based on a questionnaire with open and closed questions, the study sought to characterize the students, identify knowledge and attitudes regarding the Rational Use of Medications while addressing the limits and possibilities of professional and ethical dispensing in practice. In addition, a group dynamics session - focus group - was held as a forum for debate on responsible dispensing. The results showed that students tended to be mature, currently employed and were predominately women. Displaying adequate knowledge on Rational Use of Medications and of the corresponding legislation, the students reported difficulties exercising compatible practice. While the diagnosis pointed to the need for student preparation to enable ethical dispensing, the Focus Group highlighted the possibility for inclusion of a forum for reflection and debate on the ethics of dispensing as part of the Pharmaceutical Technician training. Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/1085610.1590/S1984-82502011000100008Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; Vol. 47 Núm. 1 (2011); 63-73 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; v. 47 n. 1 (2011); 63-73 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; Vol. 47 No. 1 (2011); 63-73 2175-97901984-8250reponame:Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciencesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/10856/12624Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences (Impresso)info:eu-repo/semantics/openAccessBezzegh, Nadine JudithGoldenberg, Paulete2012-05-12T16:09:47Zoai:revistas.usp.br:article/10856Revistahttps://www.revistas.usp.br/bjps/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbjps@usp.br||elizabeth.igne@gmail.com2175-97901984-8250opendoar:2012-05-12T16:09:47Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice |
title |
The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice |
spellingShingle |
The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice Bezzegh, Nadine Judith Pharmaceutical technician^i1^sprofessional format Pharmaceutical technician^i1^sprofessional pract Medicines^i1^sresponsible dispens Medicines^i1^srational Professional ethics |
title_short |
The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice |
title_full |
The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice |
title_fullStr |
The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice |
title_full_unstemmed |
The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice |
title_sort |
The challenge of responsible dispensing: formal education versus professional practice |
author |
Bezzegh, Nadine Judith |
author_facet |
Bezzegh, Nadine Judith Goldenberg, Paulete |
author_role |
author |
author2 |
Goldenberg, Paulete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezzegh, Nadine Judith Goldenberg, Paulete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pharmaceutical technician^i1^sprofessional format Pharmaceutical technician^i1^sprofessional pract Medicines^i1^sresponsible dispens Medicines^i1^srational Professional ethics |
topic |
Pharmaceutical technician^i1^sprofessional format Pharmaceutical technician^i1^sprofessional pract Medicines^i1^sresponsible dispens Medicines^i1^srational Professional ethics |
description |
O presente trabalho tem como proposta avaliar a formação do Técnico em Farmácia para o exercício da dispensação responsável. A partir de um questionário com perguntas fechadas e abertas, o estudo envolveu a caracterização dos alunos, a identificação de conhecimentos e atitudes em relação ao Uso Racional dos Medicamentos com vistas ao delineamento dos limites e possibilidades do exercício profissional ético na dispensação. Além disso, foi realizada uma dinâmica grupal - grupo focal - com o objetivo de apreciar a constituição de um espaço de reflexão sobre a dispensação responsável. Os resultados evidenciaram um alunato de maior idade, inserido no mercado de trabalho e predominância de mulheres. Dispondo de conhecimento adequado sobre o Uso Racional dos Medicamentos e da legislação correspondente os alunos fazem referência às dificuldades no exercício de uma prática condizente. Se o diagnóstico apontou para a necessidade de ser trabalhada a preparação do aluno para o desempenho ético na dispensação, o Grupo Focal apontou para a possibilidade de inclusão de espaços para reflexão e debate sobre a ética na dispensação no processo de formação do Técnico em Farmácia. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/10856 10.1590/S1984-82502011000100008 |
url |
https://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/10856 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1984-82502011000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/bjps/article/view/10856/12624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences (Impresso) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences (Impresso) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; Vol. 47 Núm. 1 (2011); 63-73 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; v. 47 n. 1 (2011); 63-73 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences; Vol. 47 No. 1 (2011); 63-73 2175-9790 1984-8250 reponame:Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences |
collection |
Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bjps@usp.br||elizabeth.igne@gmail.com |
_version_ |
1800222910115217408 |