Echoes of the camoniana lyra in the poetic work of Eugénio Tavares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/204449 |
Resumo: | Aproximar Eugénio Tavares e Camões, por si, já daria um extenso diálogo, haja vista a importância destes dois ícones para suas respectivas nações. No entanto, neste ensaio objetivamos discutir, brevemente, os ecos da lírica camoniana na produção poética de Eugénio Tavares, analisando a tópica amorosa. Para tanto, focaremos nas permanências e nas rupturas produzidas pelo poeta cabo-verdiano em seus poemas e canções, observando, principalmente, o posicionamento do sujeito poético diante do seu objeto amado. Como suporte teórico para nossas análises, empregaremos os recursos do comparatismo literário, em sua vertente comunitária cultural do macrossistema das literaturas de língua portuguesa, assim como os exercícios ensaísticos de Jorge de Sena e de Cleonice Berardinelli, além dos trabalhos do cabo-verdianista Genivaldo Sobrinho. |
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Echoes of the camoniana lyra in the poetic work of Eugénio TavaresEcos da lira camoniana na obra poética de Eugénio TavaresComparatismo LiterárioLíricaAmorCamõesEugénio TavaresLiterary comparatismlyric poetryLove and DesireCamõesEugénio TavaresAproximar Eugénio Tavares e Camões, por si, já daria um extenso diálogo, haja vista a importância destes dois ícones para suas respectivas nações. No entanto, neste ensaio objetivamos discutir, brevemente, os ecos da lírica camoniana na produção poética de Eugénio Tavares, analisando a tópica amorosa. Para tanto, focaremos nas permanências e nas rupturas produzidas pelo poeta cabo-verdiano em seus poemas e canções, observando, principalmente, o posicionamento do sujeito poético diante do seu objeto amado. Como suporte teórico para nossas análises, empregaremos os recursos do comparatismo literário, em sua vertente comunitária cultural do macrossistema das literaturas de língua portuguesa, assim como os exercícios ensaísticos de Jorge de Sena e de Cleonice Berardinelli, além dos trabalhos do cabo-verdianista Genivaldo Sobrinho.Bringing Eugénio Tavares and Camões together would, by itself, lead to an extensive dialogue, given the importance of these two icons for their respective nations. However, in this essay we aim to briefly discuss the echoes of Camonian lyricism in Eugénio Tavares' poetic production, analyzing the amorous topic. In order to do so, we will focus on the continuities and ruptures produced by the Cape Verdean poet in his poems and songs, observing, mainly, the positioning of the poetic subject in front of his beloved object. As theoretical support for our analyses, we will use the resources of literary comparatism, in its cultural community aspect of the macrosystem of Portuguese-language literatures, as well as the essayistic exercises of Jorge de Sena and Cleonice Berardinelli, in addition to the works of the Cape Verdeanists Simone Caputo Gomes and Genivaldo Sobrinho Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/20444910.11606/va.i42.204449Via Atlântica; v. 23 n. 2 (2022): Os Lusíadas 450 anos; 260-282Via Atlântica; Vol. 23 No. 2 (2022): Os Lusíadas 450 anos; 260-2822317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/204449/189404Copyright (c) 2022 Sinei Ferreira Saleshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSales, Sinei Ferreira2023-06-26T13:47:57Zoai:revistas.usp.br:article/204449Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:47:57Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Aproximar Eugénio Tavares e Camões, por si, já daria um extenso diálogo, haja vista a importância destes dois ícones para suas respectivas nações. No entanto, neste ensaio objetivamos discutir, brevemente, os ecos da lírica camoniana na produção poética de Eugénio Tavares, analisando a tópica amorosa. Para tanto, focaremos nas permanências e nas rupturas produzidas pelo poeta cabo-verdiano em seus poemas e canções, observando, principalmente, o posicionamento do sujeito poético diante do seu objeto amado. Como suporte teórico para nossas análises, empregaremos os recursos do comparatismo literário, em sua vertente comunitária cultural do macrossistema das literaturas de língua portuguesa, assim como os exercícios ensaísticos de Jorge de Sena e de Cleonice Berardinelli, além dos trabalhos do cabo-verdianista Genivaldo Sobrinho. |
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