Divergences and convergences in the film A outra margem (The other side), by Luís Filipe Rocha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140257 |
Resumo: | Em A outra margem, Luís Filipe Rocha conta a aventura humana de seres que a sociedade remeteu para as margens, por os considerar como aberrações, deficientes ou em falta. Ricardo, travesti homossexual, Vasco, seu sobrinho que sofre de trissomia 21, Maria, mãe solteira, e o transsexual Luís/Carla representam um desvio em relação à norma (o modelo heteronormativo, a lógica produtivista, a moral tradicional). Se o rio, imagem central no filme, separa, é também à beira dele que ocorrem muitos reencontros. Os próprios “marginais” aprenderão a conhecer-se mutuamente e a aceitar a alteridade do outro. Uma das pontes que os aproximará é a arte, crucial na (re)construção das respetivas identidades. |
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Divergences and convergences in the film A outra margem (The other side), by Luís Filipe RochaDivergências e convergências no filme A outra margem, de Luís Filipe RochamargindifferencenormhomosexualitymargemdiferençanormahomossexualidadeEm A outra margem, Luís Filipe Rocha conta a aventura humana de seres que a sociedade remeteu para as margens, por os considerar como aberrações, deficientes ou em falta. Ricardo, travesti homossexual, Vasco, seu sobrinho que sofre de trissomia 21, Maria, mãe solteira, e o transsexual Luís/Carla representam um desvio em relação à norma (o modelo heteronormativo, a lógica produtivista, a moral tradicional). Se o rio, imagem central no filme, separa, é também à beira dele que ocorrem muitos reencontros. Os próprios “marginais” aprenderão a conhecer-se mutuamente e a aceitar a alteridade do outro. Uma das pontes que os aproximará é a arte, crucial na (re)construção das respetivas identidades.In A outra margem, Luís Filipe Rocha shows the adventure of individuals that society has relegated to the periphery, considering them as unfit or depravated. Ricardo, a homosexual transvestite, Vasco, his nephew who suffers from trisomy 21, Maria, single mother, and the transsexual Luís/Carla, represent a deviation from the norm (the heteronormative model, the productivist logic, the traditional morality). If the river separate, it is also on its banks that many encounters occur. "Marginalized" learn to know each other and to accept the otherness. One of the main bridges that will bring these different characters closer together is art, crucial for the (re)reconstruction of their identities.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/14025710.11606/va.v0i33.140257Via Atlântica; v. 19 n. 1 (2018): Queerizar o cânone luso-afro-brasileiro; 379-390Via Atlântica; Vol. 19 No. 1 (2018): Dossier 33 - Queering the luso-african-brazilian canon; 379-3902317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140257/147127https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140257/196975Copyright (c) 2018 Luís Alexandre Rodrigues Sobreirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSobreira, Luís Alexandre Rodrigues2023-06-26T13:43:18Zoai:revistas.usp.br:article/140257Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:43:18Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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