UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50749 |
Resumo: | O ARTIGO ABORDA AS IMPLICAÇÕES DA SANÇÃO DA LEI 10.639/03 QUE ALTEROU A LEI DE DIRETRIZES E BASES (LDB), TORNANDO OBRIGATÓRIA A INCLUSÃO DA “HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA” NOS SISTEMAS DE ENSINO BRASILEIRO, E INSTITUINDO NO CALENDÁRIO ESCOLAR O DIA 20 DE NOVEMBRO COMO O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. ANALISAREMOS COMO, NESTE NOVO CENÁRIO, A ESCOLA – EMBORA NÃO A ÚNICA – SE TORNA A INSTITUIÇÃO CHAVE PERANTE OS AVANÇOS E DESAFIOS DE UMA RESTRUTURAÇÃO CURICULAR FUNDAMENTAL PARA O EFETIVO RECONHECIMENTO DAS DIVERSIDADES E A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NO BRASIL. |
id |
USP-32_216b95f4e707d1ad1eba411545f896eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/50749 |
network_acronym_str |
USP-32 |
network_name_str |
Via Atlântica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAISEducação etnicoracialLei 10.639/03currículo escolarconscientizaçãoO ARTIGO ABORDA AS IMPLICAÇÕES DA SANÇÃO DA LEI 10.639/03 QUE ALTEROU A LEI DE DIRETRIZES E BASES (LDB), TORNANDO OBRIGATÓRIA A INCLUSÃO DA “HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA” NOS SISTEMAS DE ENSINO BRASILEIRO, E INSTITUINDO NO CALENDÁRIO ESCOLAR O DIA 20 DE NOVEMBRO COMO O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. ANALISAREMOS COMO, NESTE NOVO CENÁRIO, A ESCOLA – EMBORA NÃO A ÚNICA – SE TORNA A INSTITUIÇÃO CHAVE PERANTE OS AVANÇOS E DESAFIOS DE UMA RESTRUTURAÇÃO CURICULAR FUNDAMENTAL PARA O EFETIVO RECONHECIMENTO DAS DIVERSIDADES E A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NO BRASIL.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2010-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/5074910.11606/va.v0i18.50749Via Atlântica; v. 11 n. 2 (2010): Vozes negras na literatura brasileira; 125-132Via Atlântica; Vol. 11 No. 2 (2010): Vozes negras na literatura brasileira; 125-1322317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50749/54855Copyright (c) 2010 Ana Lúcia Silva Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ana Lúcia Silva2023-06-26T13:34:43Zoai:revistas.usp.br:article/50749Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:34:43Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS |
title |
UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS |
spellingShingle |
UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS Souza, Ana Lúcia Silva Educação etnicoracial Lei 10.639/03 currículo escolar conscientização |
title_short |
UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS |
title_full |
UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS |
title_fullStr |
UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS |
title_full_unstemmed |
UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS |
title_sort |
UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS |
author |
Souza, Ana Lúcia Silva |
author_facet |
Souza, Ana Lúcia Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Lúcia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação etnicoracial Lei 10.639/03 currículo escolar conscientização |
topic |
Educação etnicoracial Lei 10.639/03 currículo escolar conscientização |
description |
O ARTIGO ABORDA AS IMPLICAÇÕES DA SANÇÃO DA LEI 10.639/03 QUE ALTEROU A LEI DE DIRETRIZES E BASES (LDB), TORNANDO OBRIGATÓRIA A INCLUSÃO DA “HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA” NOS SISTEMAS DE ENSINO BRASILEIRO, E INSTITUINDO NO CALENDÁRIO ESCOLAR O DIA 20 DE NOVEMBRO COMO O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. ANALISAREMOS COMO, NESTE NOVO CENÁRIO, A ESCOLA – EMBORA NÃO A ÚNICA – SE TORNA A INSTITUIÇÃO CHAVE PERANTE OS AVANÇOS E DESAFIOS DE UMA RESTRUTURAÇÃO CURICULAR FUNDAMENTAL PARA O EFETIVO RECONHECIMENTO DAS DIVERSIDADES E A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NO BRASIL. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50749 10.11606/va.v0i18.50749 |
url |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50749 |
identifier_str_mv |
10.11606/va.v0i18.50749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50749/54855 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ana Lúcia Silva Souza info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ana Lúcia Silva Souza |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Via Atlântica; v. 11 n. 2 (2010): Vozes negras na literatura brasileira; 125-132 Via Atlântica; Vol. 11 No. 2 (2010): Vozes negras na literatura brasileira; 125-132 2317-8086 1516-5159 reponame:Via Atlântica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Via Atlântica (Online) |
collection |
Via Atlântica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
viatlan24@gmail.com |
_version_ |
1800222040183013377 |