UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Lúcia Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Via Atlântica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50749
Resumo: O ARTIGO ABORDA AS IMPLICAÇÕES DA SANÇÃO DA LEI 10.639/03 QUE ALTEROU A LEI DE DIRETRIZES E BASES (LDB), TORNANDO OBRIGATÓRIA A INCLUSÃO DA “HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA” NOS SISTEMAS DE ENSINO BRASILEIRO, E INSTITUINDO NO CALENDÁRIO ESCOLAR O DIA 20 DE NOVEMBRO COMO O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. ANALISAREMOS COMO, NESTE NOVO CENÁRIO, A ESCOLA – EMBORA NÃO A ÚNICA – SE TORNA A INSTITUIÇÃO CHAVE PERANTE OS AVANÇOS E DESAFIOS DE UMA RESTRUTURAÇÃO CURICULAR FUNDAMENTAL PARA O EFETIVO RECONHECIMENTO DAS DIVERSIDADES E A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NO BRASIL.
id USP-32_216b95f4e707d1ad1eba411545f896eb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/50749
network_acronym_str USP-32
network_name_str Via Atlântica (Online)
repository_id_str
spelling UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAISEducação etnicoracialLei 10.639/03currículo escolarconscientizaçãoO ARTIGO ABORDA AS IMPLICAÇÕES DA SANÇÃO DA LEI 10.639/03 QUE ALTEROU A LEI DE DIRETRIZES E BASES (LDB), TORNANDO OBRIGATÓRIA A INCLUSÃO DA “HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA” NOS SISTEMAS DE ENSINO BRASILEIRO, E INSTITUINDO NO CALENDÁRIO ESCOLAR O DIA 20 DE NOVEMBRO COMO O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. ANALISAREMOS COMO, NESTE NOVO CENÁRIO, A ESCOLA – EMBORA NÃO A ÚNICA – SE TORNA A INSTITUIÇÃO CHAVE PERANTE OS AVANÇOS E DESAFIOS DE UMA RESTRUTURAÇÃO CURICULAR FUNDAMENTAL PARA O EFETIVO RECONHECIMENTO DAS DIVERSIDADES E A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NO BRASIL.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2010-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/5074910.11606/va.v0i18.50749Via Atlântica; v. 11 n. 2 (2010): Vozes negras na literatura brasileira; 125-132Via Atlântica; Vol. 11 No. 2 (2010): Vozes negras na literatura brasileira; 125-1322317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50749/54855Copyright (c) 2010 Ana Lúcia Silva Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ana Lúcia Silva2023-06-26T13:34:43Zoai:revistas.usp.br:article/50749Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:34:43Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS
title UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS
spellingShingle UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS
Souza, Ana Lúcia Silva
Educação etnicoracial
Lei 10.639/03
currículo escolar
conscientização
title_short UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS
title_full UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS
title_fullStr UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS
title_full_unstemmed UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS
title_sort UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS
author Souza, Ana Lúcia Silva
author_facet Souza, Ana Lúcia Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Lúcia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação etnicoracial
Lei 10.639/03
currículo escolar
conscientização
topic Educação etnicoracial
Lei 10.639/03
currículo escolar
conscientização
description O ARTIGO ABORDA AS IMPLICAÇÕES DA SANÇÃO DA LEI 10.639/03 QUE ALTEROU A LEI DE DIRETRIZES E BASES (LDB), TORNANDO OBRIGATÓRIA A INCLUSÃO DA “HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA” NOS SISTEMAS DE ENSINO BRASILEIRO, E INSTITUINDO NO CALENDÁRIO ESCOLAR O DIA 20 DE NOVEMBRO COMO O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. ANALISAREMOS COMO, NESTE NOVO CENÁRIO, A ESCOLA – EMBORA NÃO A ÚNICA – SE TORNA A INSTITUIÇÃO CHAVE PERANTE OS AVANÇOS E DESAFIOS DE UMA RESTRUTURAÇÃO CURICULAR FUNDAMENTAL PARA O EFETIVO RECONHECIMENTO DAS DIVERSIDADES E A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NO BRASIL.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50749
10.11606/va.v0i18.50749
url https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50749
identifier_str_mv 10.11606/va.v0i18.50749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50749/54855
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Ana Lúcia Silva Souza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Ana Lúcia Silva Souza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Via Atlântica; v. 11 n. 2 (2010): Vozes negras na literatura brasileira; 125-132
Via Atlântica; Vol. 11 No. 2 (2010): Vozes negras na literatura brasileira; 125-132
2317-8086
1516-5159
reponame:Via Atlântica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Via Atlântica (Online)
collection Via Atlântica (Online)
repository.name.fl_str_mv Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv viatlan24@gmail.com
_version_ 1800222040183013377