LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154922 |
Resumo: | A morte de Antonio Candido, no ano de centenário de seu nascimento, trouxe para o meio acadêmico alguns caminhos para a revisão da obra deste que foi um dos maiores intelectuais que o país já teve. O propósito deste artigo é tecer algumas reflexões acerca da relação da obra de Antonio Candido com o ensino de literatura, buscando em diferentes textos o lastro do professor e do crítico, que discreta e tenazmente, volveu sua ação, nas salas de aulas e nos textos, para o entendimento das complexidades humanas representadas na literatura, por meio de uma prática pedagógica implicadora do papel social de seu público, os futuros professores. |
id |
USP-32_7295887e820fd6717768e181388dea5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/154922 |
network_acronym_str |
USP-32 |
network_name_str |
Via Atlântica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURALITERATURE AS PROJECT AND MILITANCY: ANTONIO CANDIDO AND LITERATURE TEACHINGAntonio Candidoliterature teachingliterary criticismAntonio Candidoensino de literaturacrítica literáriaA morte de Antonio Candido, no ano de centenário de seu nascimento, trouxe para o meio acadêmico alguns caminhos para a revisão da obra deste que foi um dos maiores intelectuais que o país já teve. O propósito deste artigo é tecer algumas reflexões acerca da relação da obra de Antonio Candido com o ensino de literatura, buscando em diferentes textos o lastro do professor e do crítico, que discreta e tenazmente, volveu sua ação, nas salas de aulas e nos textos, para o entendimento das complexidades humanas representadas na literatura, por meio de uma prática pedagógica implicadora do papel social de seu público, os futuros professores. The death of Antonio Candido, in the centenary year of his birth, brought to the academy some ways to review the work of this one who was one of the greatest intellectuals that the country ever had. The purpose of this article is to make some reflections about the relation of the work of Antonio Candido with the teaching of literature, searching in different texts the teacher and critic's ballast, that discreetly and tenaciously, turned its action, in the classrooms and the texts, for the understanding of the human complexities represented in the literature, through a pedagogical practice that implies the social role of its public, future teachers.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/15492210.11606/va.v0i35.154922Via Atlântica; v. 20 n. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 43-56Via Atlântica; Vol. 20 No. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 43-562317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154922/157504Copyright (c) 2019 Ana Crélia Diashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Ana Crélia2023-06-26T13:44:01Zoai:revistas.usp.br:article/154922Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:44:01Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA LITERATURE AS PROJECT AND MILITANCY: ANTONIO CANDIDO AND LITERATURE TEACHING |
title |
LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA |
spellingShingle |
LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA Dias, Ana Crélia Antonio Candido literature teaching literary criticism Antonio Candido ensino de literatura crítica literária |
title_short |
LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA |
title_full |
LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA |
title_fullStr |
LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA |
title_full_unstemmed |
LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA |
title_sort |
LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA |
author |
Dias, Ana Crélia |
author_facet |
Dias, Ana Crélia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Ana Crélia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antonio Candido literature teaching literary criticism Antonio Candido ensino de literatura crítica literária |
topic |
Antonio Candido literature teaching literary criticism Antonio Candido ensino de literatura crítica literária |
description |
A morte de Antonio Candido, no ano de centenário de seu nascimento, trouxe para o meio acadêmico alguns caminhos para a revisão da obra deste que foi um dos maiores intelectuais que o país já teve. O propósito deste artigo é tecer algumas reflexões acerca da relação da obra de Antonio Candido com o ensino de literatura, buscando em diferentes textos o lastro do professor e do crítico, que discreta e tenazmente, volveu sua ação, nas salas de aulas e nos textos, para o entendimento das complexidades humanas representadas na literatura, por meio de uma prática pedagógica implicadora do papel social de seu público, os futuros professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154922 10.11606/va.v0i35.154922 |
url |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154922 |
identifier_str_mv |
10.11606/va.v0i35.154922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154922/157504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ana Crélia Dias http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ana Crélia Dias http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Via Atlântica; v. 20 n. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 43-56 Via Atlântica; Vol. 20 No. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 43-56 2317-8086 1516-5159 reponame:Via Atlântica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Via Atlântica (Online) |
collection |
Via Atlântica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
viatlan24@gmail.com |
_version_ |
1820885981089234944 |