LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ana Crélia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Via Atlântica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154922
Resumo: A morte de Antonio Candido, no ano de centenário de seu nascimento, trouxe para o meio acadêmico alguns caminhos para a revisão da obra deste que foi um dos maiores intelectuais que o país já teve. O propósito deste artigo é tecer algumas reflexões acerca da relação da obra de Antonio Candido com o ensino de literatura, buscando em diferentes textos o lastro do professor e do crítico, que discreta e tenazmente, volveu sua ação, nas salas de aulas e nos textos, para o entendimento das complexidades humanas representadas na literatura, por meio de uma prática pedagógica implicadora do papel social de seu público, os futuros professores.  
id USP-32_7295887e820fd6717768e181388dea5c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/154922
network_acronym_str USP-32
network_name_str Via Atlântica (Online)
repository_id_str
spelling LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURALITERATURE AS PROJECT AND MILITANCY: ANTONIO CANDIDO AND LITERATURE TEACHINGAntonio Candidoliterature teachingliterary criticismAntonio Candidoensino de literaturacrítica literáriaA morte de Antonio Candido, no ano de centenário de seu nascimento, trouxe para o meio acadêmico alguns caminhos para a revisão da obra deste que foi um dos maiores intelectuais que o país já teve. O propósito deste artigo é tecer algumas reflexões acerca da relação da obra de Antonio Candido com o ensino de literatura, buscando em diferentes textos o lastro do professor e do crítico, que discreta e tenazmente, volveu sua ação, nas salas de aulas e nos textos, para o entendimento das complexidades humanas representadas na literatura, por meio de uma prática pedagógica implicadora do papel social de seu público, os futuros professores.  The death of Antonio Candido, in the centenary year of his birth, brought to the academy some ways to review the work of this one who was one of the greatest intellectuals that the country ever had. The purpose of this article is to make some reflections about the relation of the work of Antonio Candido with the teaching of literature, searching in different texts the teacher and critic's ballast, that discreetly and tenaciously, turned its action, in the classrooms and the texts, for the understanding of the human complexities represented in the literature, through a pedagogical practice that implies the social role of its public, future teachers.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/15492210.11606/va.v0i35.154922Via Atlântica; v. 20 n. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 43-56Via Atlântica; Vol. 20 No. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 43-562317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154922/157504Copyright (c) 2019 Ana Crélia Diashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Ana Crélia2023-06-26T13:44:01Zoai:revistas.usp.br:article/154922Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:44:01Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA
LITERATURE AS PROJECT AND MILITANCY: ANTONIO CANDIDO AND LITERATURE TEACHING
title LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA
spellingShingle LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA
Dias, Ana Crélia
Antonio Candido
literature teaching
literary criticism
Antonio Candido
ensino de literatura
crítica literária
title_short LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA
title_full LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA
title_fullStr LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA
title_full_unstemmed LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA
title_sort LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA
author Dias, Ana Crélia
author_facet Dias, Ana Crélia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ana Crélia
dc.subject.por.fl_str_mv Antonio Candido
literature teaching
literary criticism
Antonio Candido
ensino de literatura
crítica literária
topic Antonio Candido
literature teaching
literary criticism
Antonio Candido
ensino de literatura
crítica literária
description A morte de Antonio Candido, no ano de centenário de seu nascimento, trouxe para o meio acadêmico alguns caminhos para a revisão da obra deste que foi um dos maiores intelectuais que o país já teve. O propósito deste artigo é tecer algumas reflexões acerca da relação da obra de Antonio Candido com o ensino de literatura, buscando em diferentes textos o lastro do professor e do crítico, que discreta e tenazmente, volveu sua ação, nas salas de aulas e nos textos, para o entendimento das complexidades humanas representadas na literatura, por meio de uma prática pedagógica implicadora do papel social de seu público, os futuros professores.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154922
10.11606/va.v0i35.154922
url https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154922
identifier_str_mv 10.11606/va.v0i35.154922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154922/157504
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ana Crélia Dias
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ana Crélia Dias
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Via Atlântica; v. 20 n. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 43-56
Via Atlântica; Vol. 20 No. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 43-56
2317-8086
1516-5159
reponame:Via Atlântica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Via Atlântica (Online)
collection Via Atlântica (Online)
repository.name.fl_str_mv Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv viatlan24@gmail.com
_version_ 1820885981089234944