The letter, the tradition and the feminine voice
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/58054 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio é articular dois momentos poéticos distintos entre si a partir de dois motivos comuns: a voz feminina e a carta como dispositivo de filiação. Os dois momentos poéticos são aqueles representados pelas Novas cartas portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, e pelo o livro O poeta de Pondichéry, de Adília Lopes. A carta será então considerada como um procedimento de substituição da presença e da voz, movimentação que fica ainda mais pertinente quando se acrescenta ao cenário a própria reivindicação de uma “voz feminina” atrelada a esse procedimento. |
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The letter, the tradition and the feminine voiceA carta, a tradição e a voz femininaContemporary portuguese literaturePoetryEpistolographyFeminineLiteratura portuguesa contemporâneaPoesiaEpistolografiaFemininoO objetivo deste ensaio é articular dois momentos poéticos distintos entre si a partir de dois motivos comuns: a voz feminina e a carta como dispositivo de filiação. Os dois momentos poéticos são aqueles representados pelas Novas cartas portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, e pelo o livro O poeta de Pondichéry, de Adília Lopes. A carta será então considerada como um procedimento de substituição da presença e da voz, movimentação que fica ainda mais pertinente quando se acrescenta ao cenário a própria reivindicação de uma “voz feminina” atrelada a esse procedimento.The purpose of this essay is to articulate two distinct poetic moments based on two common motifs: the female voice and the letter as a device for filiation. The two poetic moments are those represented by the New Portuguese Letters by Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta and Maria Velho da Costa, and the book The Poet of Pondichéry, by Adília Lopes. The letter will then be considered as a replacement procedure for the presence and the voice, movement which is even more pertinent when one adds to the scene the claim of a “feminine voice” linked to this procedure.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2013-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/5805410.11606/va.v0i24.58054Via Atlântica; v. 14 n. 2 (2013): Gênero, sexualidades e novas subjetividades nas literaturas de língua portuguesa; 117-131Via Atlântica; Vol. 14 No. 2 (2013): Gênero, sexualidades e novas subjetividades nas literaturas de língua portuguesa; 117-1312317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/58054/99015https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/58054/194301Copyright (c) 2013 Kelvin Falcão Kleinhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKlein, Kelvin Falcão2023-06-26T13:37:50Zoai:revistas.usp.br:article/58054Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:37:50Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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