The short-story in Portuguese in the classroom
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98675 |
Resumo: | No presente ensaio apresentamos o projeto O conto em língua portuguesa em sala de aula (aprovado no edital FAPERGS 03/2012 – ARD), no qual desenvolvemos um trabalho didático com o gênero em língua portuguesa, realizando um levantamento de autores brasileiros, portugueses e africanos para serem lidos em sala de aula, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de acordo com temas adequados para cada faixa etária e série, em duas escolas de Educação Básica do município de Cerro Largo - RS. Após a realização das atividades propostas, percebemos que a leitura desses textos literários contribuiu para o estabelecimento de relações entre o leitor e o mundo. |
id |
USP-32_a7979cbd20052bd242e83cfc3be8718d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/98675 |
network_acronym_str |
USP-32 |
network_name_str |
Via Atlântica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The short-story in Portuguese in the classroomO conto em língua portuguesa em sala de aulaleituracontoliteraturas de língua portuguesareadingshort-storyliteratures in PortugueseNo presente ensaio apresentamos o projeto O conto em língua portuguesa em sala de aula (aprovado no edital FAPERGS 03/2012 – ARD), no qual desenvolvemos um trabalho didático com o gênero em língua portuguesa, realizando um levantamento de autores brasileiros, portugueses e africanos para serem lidos em sala de aula, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de acordo com temas adequados para cada faixa etária e série, em duas escolas de Educação Básica do município de Cerro Largo - RS. Após a realização das atividades propostas, percebemos que a leitura desses textos literários contribuiu para o estabelecimento de relações entre o leitor e o mundo.In this essay we present the project “The short-story in Portuguese language” (approved in notice FAPERGS 03/2012 ARD), in which we developed a didactical task with the gender in the Portuguese language, making a selection of African, Brazilian and Portuguese writers to be read in the classroom with students from the 6th grade of Elementary school to senior High school, according to adequate themes to each age and grade, in two schools of Elementary education in the city of Cerro largo – RS. After the application of the proposed activities, we perceive that the reading of these literary texts contributed to the development of relations between the reader and the world.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/9867510.11606/va.v0i28.98675Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 263-278Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 263-2782317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98675/107114https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98675/196540Copyright (c) 2015 Demétrio Alves Pazhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaz, Demétrio Alves2023-06-26T13:40:58Zoai:revistas.usp.br:article/98675Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:40:58Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The short-story in Portuguese in the classroom O conto em língua portuguesa em sala de aula |
title |
The short-story in Portuguese in the classroom |
spellingShingle |
The short-story in Portuguese in the classroom Paz, Demétrio Alves leitura conto literaturas de língua portuguesa reading short-story literatures in Portuguese |
title_short |
The short-story in Portuguese in the classroom |
title_full |
The short-story in Portuguese in the classroom |
title_fullStr |
The short-story in Portuguese in the classroom |
title_full_unstemmed |
The short-story in Portuguese in the classroom |
title_sort |
The short-story in Portuguese in the classroom |
author |
Paz, Demétrio Alves |
author_facet |
Paz, Demétrio Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paz, Demétrio Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura conto literaturas de língua portuguesa reading short-story literatures in Portuguese |
topic |
leitura conto literaturas de língua portuguesa reading short-story literatures in Portuguese |
description |
No presente ensaio apresentamos o projeto O conto em língua portuguesa em sala de aula (aprovado no edital FAPERGS 03/2012 – ARD), no qual desenvolvemos um trabalho didático com o gênero em língua portuguesa, realizando um levantamento de autores brasileiros, portugueses e africanos para serem lidos em sala de aula, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de acordo com temas adequados para cada faixa etária e série, em duas escolas de Educação Básica do município de Cerro Largo - RS. Após a realização das atividades propostas, percebemos que a leitura desses textos literários contribuiu para o estabelecimento de relações entre o leitor e o mundo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98675 10.11606/va.v0i28.98675 |
url |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98675 |
identifier_str_mv |
10.11606/va.v0i28.98675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98675/107114 https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98675/196540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Demétrio Alves Paz https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Demétrio Alves Paz https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 263-278 Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 263-278 2317-8086 1516-5159 reponame:Via Atlântica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Via Atlântica (Online) |
collection |
Via Atlântica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
viatlan24@gmail.com |
_version_ |
1800222041119391744 |