School pictures in literature: some considerations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/96015 |
Resumo: | Um olhar da literatura sobre a escola nos possibilita novos ângulos de observação. Nas últimas décadas muitas coisas mudaram de forma significativa no mundo, mas a escola parece ter mantido, com poucas exceções, noções que resultam no fastio do aluno e na ausência de questionamentos. Nesse estudo, buscaremos perceber tais noções através das impressões escolares contidas nas seguintes obras: Emília no País da Gramática, de Monteiro Lobato; Alice no país das maravilhas, de Lewis Caroll; Chove nos campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir; Zeus ou a menina e os óculos, de Maria Lúcia Medeiros e A professora de desenho e outras histórias, de Marcelo Coelho. |
id |
USP-32_bfb7980e1aeac138a74c37ccd2964345 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/96015 |
network_acronym_str |
USP-32 |
network_name_str |
Via Atlântica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
School pictures in literature: some considerationsImagens escolares na literatura: algumas reflexõesliteraturaescolarepresentaçõesliteratureschoolrepresentationsUm olhar da literatura sobre a escola nos possibilita novos ângulos de observação. Nas últimas décadas muitas coisas mudaram de forma significativa no mundo, mas a escola parece ter mantido, com poucas exceções, noções que resultam no fastio do aluno e na ausência de questionamentos. Nesse estudo, buscaremos perceber tais noções através das impressões escolares contidas nas seguintes obras: Emília no País da Gramática, de Monteiro Lobato; Alice no país das maravilhas, de Lewis Caroll; Chove nos campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir; Zeus ou a menina e os óculos, de Maria Lúcia Medeiros e A professora de desenho e outras histórias, de Marcelo Coelho.A literary look at the school enables us new angles of observation. In recent decades many things have changed significantly in the world, but the school seems to have maintained, with few exceptions, notions that result in the student boredom and lack of questioning. In this study, we will seek to realize such notions through the school prints contained in the following works: Emília no País da Gramática, by Monteiro Lobato; Alice no país das maravilhas, by Lewis Carroll; Chove nos campos de Cachoeira, by Dalcídio Jurandir; Zeus ou a menina e os óculos, by Maria Lucia Medeiros and A professora de desenho e outras histórias, by Marcelo Coelho.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/9601510.11606/va.v0i28.96015Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 279-294Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 279-2942317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/96015/107102https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/96015/196538Copyright (c) 2015 Nilo Carlos Pereira Souza, André Cordeiro Teixeirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Nilo Carlos PereiraTeixeira, André Cordeiro2023-06-26T13:40:58Zoai:revistas.usp.br:article/96015Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:40:58Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
School pictures in literature: some considerations Imagens escolares na literatura: algumas reflexões |
title |
School pictures in literature: some considerations |
spellingShingle |
School pictures in literature: some considerations Souza, Nilo Carlos Pereira literatura escola representações literature school representations |
title_short |
School pictures in literature: some considerations |
title_full |
School pictures in literature: some considerations |
title_fullStr |
School pictures in literature: some considerations |
title_full_unstemmed |
School pictures in literature: some considerations |
title_sort |
School pictures in literature: some considerations |
author |
Souza, Nilo Carlos Pereira |
author_facet |
Souza, Nilo Carlos Pereira Teixeira, André Cordeiro |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, André Cordeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Nilo Carlos Pereira Teixeira, André Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literatura escola representações literature school representations |
topic |
literatura escola representações literature school representations |
description |
Um olhar da literatura sobre a escola nos possibilita novos ângulos de observação. Nas últimas décadas muitas coisas mudaram de forma significativa no mundo, mas a escola parece ter mantido, com poucas exceções, noções que resultam no fastio do aluno e na ausência de questionamentos. Nesse estudo, buscaremos perceber tais noções através das impressões escolares contidas nas seguintes obras: Emília no País da Gramática, de Monteiro Lobato; Alice no país das maravilhas, de Lewis Caroll; Chove nos campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir; Zeus ou a menina e os óculos, de Maria Lúcia Medeiros e A professora de desenho e outras histórias, de Marcelo Coelho. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/96015 10.11606/va.v0i28.96015 |
url |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/96015 |
identifier_str_mv |
10.11606/va.v0i28.96015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/96015/107102 https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/96015/196538 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Nilo Carlos Pereira Souza, André Cordeiro Teixeira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Nilo Carlos Pereira Souza, André Cordeiro Teixeira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Via Atlântica; v. 16 n. 2 (2015): Literatura e educação; 279-294 Via Atlântica; Vol. 16 No. 2 (2015): Literatura e educação; 279-294 2317-8086 1516-5159 reponame:Via Atlântica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Via Atlântica (Online) |
collection |
Via Atlântica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
viatlan24@gmail.com |
_version_ |
1800222041069060096 |