Socio-technical management of software testing in information systems projects

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tosetto, Mauro
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bellini, Carlo Gabriel Porto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12808
Resumo: Na indústria brasileira de desenvolvimento de software para sistemas de informações, observa-se sensibilidade das empresas quanto à necessária melhoria contínua na qualidade do processo produtivo. Uma das formas de tratar a qualidade do desenvolvimento de software - na expectativa de alinhar os processos de negócio do cliente às rotinas computacionalmente programadas no sistema de informações - dá-se por meio do teste de software. O teste de software busca institucionalizar práticas de gestão de projetos e desenvolvimento de produtos de software, com o objetivo de localizar os problemas - e não garantir a sua inexistência. A partir de uma perspectiva sociotécnica e dos modelos teóricos SET (gerencial) e ST-TS (processual) desenvolvidos nesta pesquisa para um melhor entendimento e orientação das atividades de teste, entrevistas em profundidade com dez especialistas em qualidade e teste de software permitiram a identificação e validação de categorias analíticas que mediam a relação entre fatores desses dois modelos, disto derivando-se o modelo organizacional VAST para auxiliar gestores, desenvolvedores e clientes em projetos de software para sistemas de informações empresariais.
id USP-33_0191c140963f5edf2ab31141c3e0ad61
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/12808
network_acronym_str USP-33
network_name_str Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
repository_id_str
spelling Socio-technical management of software testing in information systems projects Gestão sociotécnica do teste de software em projetos de sistemas de informação desenvolvimento de sistemas de informaçãoteste de softwareabordagem sociotécnicaqualidade de processogestão de projetosinformation systems developmentsoftware testingsocio-technical approachprocess qualityproject management Na indústria brasileira de desenvolvimento de software para sistemas de informações, observa-se sensibilidade das empresas quanto à necessária melhoria contínua na qualidade do processo produtivo. Uma das formas de tratar a qualidade do desenvolvimento de software - na expectativa de alinhar os processos de negócio do cliente às rotinas computacionalmente programadas no sistema de informações - dá-se por meio do teste de software. O teste de software busca institucionalizar práticas de gestão de projetos e desenvolvimento de produtos de software, com o objetivo de localizar os problemas - e não garantir a sua inexistência. A partir de uma perspectiva sociotécnica e dos modelos teóricos SET (gerencial) e ST-TS (processual) desenvolvidos nesta pesquisa para um melhor entendimento e orientação das atividades de teste, entrevistas em profundidade com dez especialistas em qualidade e teste de software permitiram a identificação e validação de categorias analíticas que mediam a relação entre fatores desses dois modelos, disto derivando-se o modelo organizacional VAST para auxiliar gestores, desenvolvedores e clientes em projetos de software para sistemas de informações empresariais. Brazilian companies that develop software for information systems are aware of the pressing need for continuous improvement in process quality. Towards aligning business processes with software routines implemented in an information system, one should address the institutional practices of software testing. From a socio-technical perspective and with the help of two theoretical models developed in this study to outline and guide the testing activities from a managerial and process-based perspective, in-depth interviews with ten experts in software quality and software testing enabled us to identify and validate analytical categories that mediate the relation between those two models. The result was the development of an organizational structure to support managers, developers and customers in software projects for enterprise information systems. TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/1280810.4301/S1807-17752008000200008Journal of Information Systems and Technology Management; v. 5 n. 2 (2008); 325-346Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 5 No. 2 (2008); 325-346Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 5 Núm. 2 (2008); 325-3461807-1775reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12808/14593Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessTosetto, MauroBellini, Carlo Gabriel Porto2014-05-18T13:09:24Zoai:revistas.usp.br:article/12808Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-1775&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jistem@usp.br1807-17751807-1775opendoar:2014-05-18T13:09:24Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Socio-technical management of software testing in information systems projects
Gestão sociotécnica do teste de software em projetos de sistemas de informação
title Socio-technical management of software testing in information systems projects
spellingShingle Socio-technical management of software testing in information systems projects
Tosetto, Mauro
desenvolvimento de sistemas de informação
teste de software
abordagem sociotécnica
qualidade de processo
gestão de projetos
information systems development
software testing
socio-technical approach
process quality
project management
title_short Socio-technical management of software testing in information systems projects
title_full Socio-technical management of software testing in information systems projects
title_fullStr Socio-technical management of software testing in information systems projects
title_full_unstemmed Socio-technical management of software testing in information systems projects
title_sort Socio-technical management of software testing in information systems projects
author Tosetto, Mauro
author_facet Tosetto, Mauro
Bellini, Carlo Gabriel Porto
author_role author
author2 Bellini, Carlo Gabriel Porto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tosetto, Mauro
Bellini, Carlo Gabriel Porto
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento de sistemas de informação
teste de software
abordagem sociotécnica
qualidade de processo
gestão de projetos
information systems development
software testing
socio-technical approach
process quality
project management
topic desenvolvimento de sistemas de informação
teste de software
abordagem sociotécnica
qualidade de processo
gestão de projetos
information systems development
software testing
socio-technical approach
process quality
project management
description Na indústria brasileira de desenvolvimento de software para sistemas de informações, observa-se sensibilidade das empresas quanto à necessária melhoria contínua na qualidade do processo produtivo. Uma das formas de tratar a qualidade do desenvolvimento de software - na expectativa de alinhar os processos de negócio do cliente às rotinas computacionalmente programadas no sistema de informações - dá-se por meio do teste de software. O teste de software busca institucionalizar práticas de gestão de projetos e desenvolvimento de produtos de software, com o objetivo de localizar os problemas - e não garantir a sua inexistência. A partir de uma perspectiva sociotécnica e dos modelos teóricos SET (gerencial) e ST-TS (processual) desenvolvidos nesta pesquisa para um melhor entendimento e orientação das atividades de teste, entrevistas em profundidade com dez especialistas em qualidade e teste de software permitiram a identificação e validação de categorias analíticas que mediam a relação entre fatores desses dois modelos, disto derivando-se o modelo organizacional VAST para auxiliar gestores, desenvolvedores e clientes em projetos de software para sistemas de informações empresariais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12808
10.4301/S1807-17752008000200008
url https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12808
identifier_str_mv 10.4301/S1807-17752008000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12808/14593
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
publisher.none.fl_str_mv TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Information Systems and Technology Management; v. 5 n. 2 (2008); 325-346
Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 5 No. 2 (2008); 325-346
Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 5 Núm. 2 (2008); 325-346
1807-1775
reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
collection Journal of Information Systems and Technology Management (Online)
repository.name.fl_str_mv Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||jistem@usp.br
_version_ 1809284035393880064