Conhecer o “público”: a análise do consumo da notícia em grupos de WhatsApp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo Pismel, Matheus
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gadini, Sérgio Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/122632
Resumo: Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir possíveis metodologias para a pesquisa dos “públicos” do jornalismo, com foco no consumo de notícias em celulares via grupos de WhatsApp. A primeira parte do artigo gira em torno das transformações socioculturais e tecnológicas que nos últimos anos alteraram a posição do público, sendo parte da crise estrutural do jornalismo. Em seguida, debatemos aspectos teórico-metodológicos, especialmente a partir dos aportes etnográficos, que podem operacionalizar os estudos de consumo. Interessam-nos especialmente as contribuições da netnografia (ou etnografia virtual) – perspectiva que nos baseamos para propormos um passo a passo metodológico. Em relação à notícia, buscamos uma concepção aberta que apreenda tanto seu caráter de ritualidade cotidiana quanto como forma de conhecimento da realidade. Por fim, acreditamos que a aplicação do método pode gerar resultados que sirvam de base para outras pesquisas voltadas ao estudo da crise do jornalismo.
id USP-34_13dc94c19cbc2a5d23a72bc15c2206e9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/122632
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling Conhecer o “público”: a análise do consumo da notícia em grupos de WhatsAppConsumo de NotíciasPúblicos do jornalismoNetnografiaResumo: Este trabalho tem como objetivo discutir possíveis metodologias para a pesquisa dos “públicos” do jornalismo, com foco no consumo de notícias em celulares via grupos de WhatsApp. A primeira parte do artigo gira em torno das transformações socioculturais e tecnológicas que nos últimos anos alteraram a posição do público, sendo parte da crise estrutural do jornalismo. Em seguida, debatemos aspectos teórico-metodológicos, especialmente a partir dos aportes etnográficos, que podem operacionalizar os estudos de consumo. Interessam-nos especialmente as contribuições da netnografia (ou etnografia virtual) – perspectiva que nos baseamos para propormos um passo a passo metodológico. Em relação à notícia, buscamos uma concepção aberta que apreenda tanto seu caráter de ritualidade cotidiana quanto como forma de conhecimento da realidade. Por fim, acreditamos que a aplicação do método pode gerar resultados que sirvam de base para outras pesquisas voltadas ao estudo da crise do jornalismo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/122632Alterjor Journal; Vol. 15 No. 1 (2017): Jornalismo Popular e Alternativo; 119-134Revista Alterjor; v. 15 n. 1 (2017): Jornalismo Popular e Alternativo; 119-1342176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/122632/124993Copyright (c) 2017 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessLobo Pismel, MatheusGadini, Sérgio Luiz2017-03-13T11:32:48Zoai:revistas.usp.br:article/122632Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:12.875535Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecer o “público”: a análise do consumo da notícia em grupos de WhatsApp
title Conhecer o “público”: a análise do consumo da notícia em grupos de WhatsApp
spellingShingle Conhecer o “público”: a análise do consumo da notícia em grupos de WhatsApp
Lobo Pismel, Matheus
Consumo de Notícias
Públicos do jornalismo
Netnografia
title_short Conhecer o “público”: a análise do consumo da notícia em grupos de WhatsApp
title_full Conhecer o “público”: a análise do consumo da notícia em grupos de WhatsApp
title_fullStr Conhecer o “público”: a análise do consumo da notícia em grupos de WhatsApp
title_full_unstemmed Conhecer o “público”: a análise do consumo da notícia em grupos de WhatsApp
title_sort Conhecer o “público”: a análise do consumo da notícia em grupos de WhatsApp
author Lobo Pismel, Matheus
author_facet Lobo Pismel, Matheus
Gadini, Sérgio Luiz
author_role author
author2 Gadini, Sérgio Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo Pismel, Matheus
Gadini, Sérgio Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo de Notícias
Públicos do jornalismo
Netnografia
topic Consumo de Notícias
Públicos do jornalismo
Netnografia
description Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir possíveis metodologias para a pesquisa dos “públicos” do jornalismo, com foco no consumo de notícias em celulares via grupos de WhatsApp. A primeira parte do artigo gira em torno das transformações socioculturais e tecnológicas que nos últimos anos alteraram a posição do público, sendo parte da crise estrutural do jornalismo. Em seguida, debatemos aspectos teórico-metodológicos, especialmente a partir dos aportes etnográficos, que podem operacionalizar os estudos de consumo. Interessam-nos especialmente as contribuições da netnografia (ou etnografia virtual) – perspectiva que nos baseamos para propormos um passo a passo metodológico. Em relação à notícia, buscamos uma concepção aberta que apreenda tanto seu caráter de ritualidade cotidiana quanto como forma de conhecimento da realidade. Por fim, acreditamos que a aplicação do método pode gerar resultados que sirvam de base para outras pesquisas voltadas ao estudo da crise do jornalismo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/122632
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/122632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/122632/124993
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Alterjor
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Alterjor
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Alterjor Journal; Vol. 15 No. 1 (2017): Jornalismo Popular e Alternativo; 119-134
Revista Alterjor; v. 15 n. 1 (2017): Jornalismo Popular e Alternativo; 119-134
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1800222019062595584