Conhecer o “público”: a análise do consumo da notícia em grupos de WhatsApp
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/122632 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir possíveis metodologias para a pesquisa dos “públicos” do jornalismo, com foco no consumo de notícias em celulares via grupos de WhatsApp. A primeira parte do artigo gira em torno das transformações socioculturais e tecnológicas que nos últimos anos alteraram a posição do público, sendo parte da crise estrutural do jornalismo. Em seguida, debatemos aspectos teórico-metodológicos, especialmente a partir dos aportes etnográficos, que podem operacionalizar os estudos de consumo. Interessam-nos especialmente as contribuições da netnografia (ou etnografia virtual) – perspectiva que nos baseamos para propormos um passo a passo metodológico. Em relação à notícia, buscamos uma concepção aberta que apreenda tanto seu caráter de ritualidade cotidiana quanto como forma de conhecimento da realidade. Por fim, acreditamos que a aplicação do método pode gerar resultados que sirvam de base para outras pesquisas voltadas ao estudo da crise do jornalismo. |
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Conhecer o “público”: a análise do consumo da notícia em grupos de WhatsAppConsumo de NotíciasPúblicos do jornalismoNetnografiaResumo: Este trabalho tem como objetivo discutir possíveis metodologias para a pesquisa dos “públicos” do jornalismo, com foco no consumo de notícias em celulares via grupos de WhatsApp. A primeira parte do artigo gira em torno das transformações socioculturais e tecnológicas que nos últimos anos alteraram a posição do público, sendo parte da crise estrutural do jornalismo. Em seguida, debatemos aspectos teórico-metodológicos, especialmente a partir dos aportes etnográficos, que podem operacionalizar os estudos de consumo. Interessam-nos especialmente as contribuições da netnografia (ou etnografia virtual) – perspectiva que nos baseamos para propormos um passo a passo metodológico. Em relação à notícia, buscamos uma concepção aberta que apreenda tanto seu caráter de ritualidade cotidiana quanto como forma de conhecimento da realidade. Por fim, acreditamos que a aplicação do método pode gerar resultados que sirvam de base para outras pesquisas voltadas ao estudo da crise do jornalismo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/122632Alterjor Journal; Vol. 15 No. 1 (2017): Jornalismo Popular e Alternativo; 119-134Revista Alterjor; v. 15 n. 1 (2017): Jornalismo Popular e Alternativo; 119-1342176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/122632/124993Copyright (c) 2017 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessLobo Pismel, MatheusGadini, Sérgio Luiz2017-03-13T11:32:48Zoai:revistas.usp.br:article/122632Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:12.875535Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
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