O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Daniela Pires de Camargos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rocha, Liana Vidigal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/187989
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o branded content do Estúdio Folha, como um modelo de negócio do grupo Folha de S. Paulo. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de quatro publicações digitais de diferentes anos. As categorias de análise consideradas foram: princípios jornalísticos; critérios de noticiabilidade; linguagem jornalística; técnicas de construção textual e estrutura do produto. Identificou-se que o Estúdio utiliza das ferramentas, técnicas e narrativa do jornalismo para dar visibilidade às marcas e também se apropria do espaço jornalístico para disseminar o interesse privado, além de não ser transparente sobre o redator dos conteúdos. Sugere-se que o branded content seja produzido pelas assessorias de imprensa das marcas, cabendo ao veículo apenas comercializar o espaço de divulgação e que o material venha assinado pelo jornalista ou a assessoria que o produziu.
id USP-34_1b2a90a84063101b399f8b77e965c9f1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/187989
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio FolhaNovas formas de financiamentoWebjornalismoModelos de negócioConteúdo patrocinadoNew forms of financingWebjournalismBusiness modelsBranded contentO objetivo deste artigo é analisar o branded content do Estúdio Folha, como um modelo de negócio do grupo Folha de S. Paulo. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de quatro publicações digitais de diferentes anos. As categorias de análise consideradas foram: princípios jornalísticos; critérios de noticiabilidade; linguagem jornalística; técnicas de construção textual e estrutura do produto. Identificou-se que o Estúdio utiliza das ferramentas, técnicas e narrativa do jornalismo para dar visibilidade às marcas e também se apropria do espaço jornalístico para disseminar o interesse privado, além de não ser transparente sobre o redator dos conteúdos. Sugere-se que o branded content seja produzido pelas assessorias de imprensa das marcas, cabendo ao veículo apenas comercializar o espaço de divulgação e que o material venha assinado pelo jornalista ou a assessoria que o produziu.The purpose of this article is to analyze the branded content of Estúdio Folha, as a business model of the Folha de S. Paulo group. For this purpose, the content analysis of four digital publications from different years was performed. The categories of analysis considered were: journalistic principles; newsworthiness criteria; journalistic language; textual construction techniques and product structure. It was identified that the Studio uses the tools, techniques and narrative of journalism to give visibility to brands and also appropriates the journalistic space to disseminate private interest, in addition to not being transparent about the content writer. It is suggested that the branded content be produced by the press offices of the brands, with the vehicle only being responsible for marketing the advertising space and that the material be signed by the journalist or the office that produced it.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/18798910.11606/issn.2176-1507.v24i2p33-55Alterjor Journal; Vol. 24 No. 2 (2021): Journalism Popular & Alternative; 33-55Revista Alterjor; v. 24 n. 2 (2021): Jornalismo Popular e Alternativo; 33-552176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/187989/174501Copyright (c) 2021 Daniela Pires de Camargos Ferreira, Liana Vidigal Rochahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Daniela Pires de CamargosRocha, Liana Vidigal2021-08-02T15:07:32Zoai:revistas.usp.br:article/187989Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:21.195267Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha
title O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha
spellingShingle O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha
Ferreira, Daniela Pires de Camargos
Novas formas de financiamento
Webjornalismo
Modelos de negócio
Conteúdo patrocinado
New forms of financing
Webjournalism
Business models
Branded content
title_short O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha
title_full O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha
title_fullStr O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha
title_full_unstemmed O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha
title_sort O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha
author Ferreira, Daniela Pires de Camargos
author_facet Ferreira, Daniela Pires de Camargos
Rocha, Liana Vidigal
author_role author
author2 Rocha, Liana Vidigal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Daniela Pires de Camargos
Rocha, Liana Vidigal
dc.subject.por.fl_str_mv Novas formas de financiamento
Webjornalismo
Modelos de negócio
Conteúdo patrocinado
New forms of financing
Webjournalism
Business models
Branded content
topic Novas formas de financiamento
Webjornalismo
Modelos de negócio
Conteúdo patrocinado
New forms of financing
Webjournalism
Business models
Branded content
description O objetivo deste artigo é analisar o branded content do Estúdio Folha, como um modelo de negócio do grupo Folha de S. Paulo. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de quatro publicações digitais de diferentes anos. As categorias de análise consideradas foram: princípios jornalísticos; critérios de noticiabilidade; linguagem jornalística; técnicas de construção textual e estrutura do produto. Identificou-se que o Estúdio utiliza das ferramentas, técnicas e narrativa do jornalismo para dar visibilidade às marcas e também se apropria do espaço jornalístico para disseminar o interesse privado, além de não ser transparente sobre o redator dos conteúdos. Sugere-se que o branded content seja produzido pelas assessorias de imprensa das marcas, cabendo ao veículo apenas comercializar o espaço de divulgação e que o material venha assinado pelo jornalista ou a assessoria que o produziu.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/187989
10.11606/issn.2176-1507.v24i2p33-55
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/187989
identifier_str_mv 10.11606/issn.2176-1507.v24i2p33-55
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/187989/174501
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Daniela Pires de Camargos Ferreira, Liana Vidigal Rocha
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Daniela Pires de Camargos Ferreira, Liana Vidigal Rocha
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Alterjor Journal; Vol. 24 No. 2 (2021): Journalism Popular & Alternative; 33-55
Revista Alterjor; v. 24 n. 2 (2021): Jornalismo Popular e Alternativo; 33-55
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1800222019963322368