O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/187989 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar o branded content do Estúdio Folha, como um modelo de negócio do grupo Folha de S. Paulo. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de quatro publicações digitais de diferentes anos. As categorias de análise consideradas foram: princípios jornalísticos; critérios de noticiabilidade; linguagem jornalística; técnicas de construção textual e estrutura do produto. Identificou-se que o Estúdio utiliza das ferramentas, técnicas e narrativa do jornalismo para dar visibilidade às marcas e também se apropria do espaço jornalístico para disseminar o interesse privado, além de não ser transparente sobre o redator dos conteúdos. Sugere-se que o branded content seja produzido pelas assessorias de imprensa das marcas, cabendo ao veículo apenas comercializar o espaço de divulgação e que o material venha assinado pelo jornalista ou a assessoria que o produziu. |
id |
USP-34_1b2a90a84063101b399f8b77e965c9f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/187989 |
network_acronym_str |
USP-34 |
network_name_str |
Revista Alterjor |
repository_id_str |
|
spelling |
O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio FolhaNovas formas de financiamentoWebjornalismoModelos de negócioConteúdo patrocinadoNew forms of financingWebjournalismBusiness modelsBranded contentO objetivo deste artigo é analisar o branded content do Estúdio Folha, como um modelo de negócio do grupo Folha de S. Paulo. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de quatro publicações digitais de diferentes anos. As categorias de análise consideradas foram: princípios jornalísticos; critérios de noticiabilidade; linguagem jornalística; técnicas de construção textual e estrutura do produto. Identificou-se que o Estúdio utiliza das ferramentas, técnicas e narrativa do jornalismo para dar visibilidade às marcas e também se apropria do espaço jornalístico para disseminar o interesse privado, além de não ser transparente sobre o redator dos conteúdos. Sugere-se que o branded content seja produzido pelas assessorias de imprensa das marcas, cabendo ao veículo apenas comercializar o espaço de divulgação e que o material venha assinado pelo jornalista ou a assessoria que o produziu.The purpose of this article is to analyze the branded content of Estúdio Folha, as a business model of the Folha de S. Paulo group. For this purpose, the content analysis of four digital publications from different years was performed. The categories of analysis considered were: journalistic principles; newsworthiness criteria; journalistic language; textual construction techniques and product structure. It was identified that the Studio uses the tools, techniques and narrative of journalism to give visibility to brands and also appropriates the journalistic space to disseminate private interest, in addition to not being transparent about the content writer. It is suggested that the branded content be produced by the press offices of the brands, with the vehicle only being responsible for marketing the advertising space and that the material be signed by the journalist or the office that produced it.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/18798910.11606/issn.2176-1507.v24i2p33-55Alterjor Journal; Vol. 24 No. 2 (2021): Journalism Popular & Alternative; 33-55Revista Alterjor; v. 24 n. 2 (2021): Jornalismo Popular e Alternativo; 33-552176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/187989/174501Copyright (c) 2021 Daniela Pires de Camargos Ferreira, Liana Vidigal Rochahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Daniela Pires de CamargosRocha, Liana Vidigal2021-08-02T15:07:32Zoai:revistas.usp.br:article/187989Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:21.195267Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha |
title |
O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha |
spellingShingle |
O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha Ferreira, Daniela Pires de Camargos Novas formas de financiamento Webjornalismo Modelos de negócio Conteúdo patrocinado New forms of financing Webjournalism Business models Branded content |
title_short |
O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha |
title_full |
O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha |
title_fullStr |
O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha |
title_full_unstemmed |
O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha |
title_sort |
O Branded Content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do Estúdio Folha |
author |
Ferreira, Daniela Pires de Camargos |
author_facet |
Ferreira, Daniela Pires de Camargos Rocha, Liana Vidigal |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Liana Vidigal |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Daniela Pires de Camargos Rocha, Liana Vidigal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas formas de financiamento Webjornalismo Modelos de negócio Conteúdo patrocinado New forms of financing Webjournalism Business models Branded content |
topic |
Novas formas de financiamento Webjornalismo Modelos de negócio Conteúdo patrocinado New forms of financing Webjournalism Business models Branded content |
description |
O objetivo deste artigo é analisar o branded content do Estúdio Folha, como um modelo de negócio do grupo Folha de S. Paulo. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de quatro publicações digitais de diferentes anos. As categorias de análise consideradas foram: princípios jornalísticos; critérios de noticiabilidade; linguagem jornalística; técnicas de construção textual e estrutura do produto. Identificou-se que o Estúdio utiliza das ferramentas, técnicas e narrativa do jornalismo para dar visibilidade às marcas e também se apropria do espaço jornalístico para disseminar o interesse privado, além de não ser transparente sobre o redator dos conteúdos. Sugere-se que o branded content seja produzido pelas assessorias de imprensa das marcas, cabendo ao veículo apenas comercializar o espaço de divulgação e que o material venha assinado pelo jornalista ou a assessoria que o produziu. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/187989 10.11606/issn.2176-1507.v24i2p33-55 |
url |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/187989 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2176-1507.v24i2p33-55 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/187989/174501 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Daniela Pires de Camargos Ferreira, Liana Vidigal Rocha https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Daniela Pires de Camargos Ferreira, Liana Vidigal Rocha https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alterjor Journal; Vol. 24 No. 2 (2021): Journalism Popular & Alternative; 33-55 Revista Alterjor; v. 24 n. 2 (2021): Jornalismo Popular e Alternativo; 33-55 2176-1507 reponame:Revista Alterjor instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Alterjor |
collection |
Revista Alterjor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br |
_version_ |
1800222019963322368 |