EDUCATION FOR FEMINIST MEDIA READING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodella, Ester Alkimim Zanco
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/188680
Resumo: Todos os dias os meios de comunicação divulgam notícias referentes a feminicídios ou outros tipos de violências contra as mulheres. Este artigo pretende analisar o fato de que, até mesmo notícias que envolvem mulheres e não são sobre essas violências diretas e culturais e sim sobre abordagens do mundo feminino (como Dia Internacional da Mulher, por exemplo) podem ter uma carga de violência em mensagens subliminares. E como as mulheres recebem essas notícias? Será que elas se sentem representadas pelas mesmas? Selecionamos algumas imagens veiculadas pelo MBL (Movimento Brasil Livre) em sua página do Facebook,  no Dia Internacional da Mulher de 2018 e 2019, e as mostramos a integrantes do coletivo feminista Rede Panapanã de Mulheres do Noroeste Paulista, de Votuporanga, como forma de ter um feedback dessa leitura e de propor um programa de alfabetização midiática  junto a esse grupo de mulheres.
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spelling EDUCATION FOR FEMINIST MEDIA READINGEducação para uma leitura midiática feministaeducação midiáticamulheres na mídiafeminismosjornalismo para a pazmovimentos sociaismedia educationwomen in the mediafeminismsjournalism for peacesocial movementsTodos os dias os meios de comunicação divulgam notícias referentes a feminicídios ou outros tipos de violências contra as mulheres. Este artigo pretende analisar o fato de que, até mesmo notícias que envolvem mulheres e não são sobre essas violências diretas e culturais e sim sobre abordagens do mundo feminino (como Dia Internacional da Mulher, por exemplo) podem ter uma carga de violência em mensagens subliminares. E como as mulheres recebem essas notícias? Será que elas se sentem representadas pelas mesmas? Selecionamos algumas imagens veiculadas pelo MBL (Movimento Brasil Livre) em sua página do Facebook,  no Dia Internacional da Mulher de 2018 e 2019, e as mostramos a integrantes do coletivo feminista Rede Panapanã de Mulheres do Noroeste Paulista, de Votuporanga, como forma de ter um feedback dessa leitura e de propor um programa de alfabetização midiática  junto a esse grupo de mulheres.Every day the media broadcasts news regarding femicide or other types of violence against women. This article intends to analyze the fact that even news involving women and not about this direct and cultural violence, but about approaches from the female world (such as International Women's Day, for example) can have a load of violence in subliminal messages . And how do women receive this news? Do they feel represented by them? We selected some images published by the MBL (Free Brazil Movement) on its Facebook page, on International Women's Day 2018 and 2019, and showed them to members of the feminist collective Panapanã Women's Network of Northwest São Paulo, from Votuporanga, as a way of having feedback from this reading and to propose a media literacy program with this group of women.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/18868010.11606/issn.2176-1507.v25i1p246-260Alterjor Journal; Vol. 25 No. 1 (2022): Jornalismo Popular e Alternativo; 246-260Revista Alterjor; v. 25 n. 1 (2022): Jornalismo Popular e Alternativo; 246-2602176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/188680/180098Copyright (c) 2022 Ester Alkimim Zanco Rodellahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodella, Ester Alkimim Zanco 2022-02-17T16:54:09Zoai:revistas.usp.br:article/188680Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:21.344024Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
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Educação para uma leitura midiática feminista
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