Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/193021 |
Resumo: | O artigo discute como o podcast no Brasil ganha contornos próprios a partir da segunda década dos anos 2000 e se transforma em meio para consumo em massa. De produto midiático alternativo e com produção de baixo custo, o podcast passa a integrar a estratégia de importantes players no mercado da comunicação. Por meio de pesquisas de mercado e de estudos acadêmicos como de Bonini (2015), Morozov (2018), Moreira (1998) e Ortriwano (1985) demonstra-se que parte dos podcasts produzidos se submete à lógica dos grupos hegemônicos da radiodifusão ou de produtoras de áudio e websites já consolidados. Questiona-se: estariam os podcasts mais ouvidos ganhando características típicas dos grupos dominantes e provocando a homogeneização de temáticas, de formatos e da ideologia? Considera-se a possibilidade de surgirem diferentes e criativos modelos de produção e de distribuição de podcasts. |
id |
USP-34_47578c3cb2c8f6fc9014292dec9622db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/193021 |
network_acronym_str |
USP-34 |
network_name_str |
Revista Alterjor |
repository_id_str |
|
spelling |
Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups?Podcast no Brasil: disrupção de modelos de comunicação ou submissão à lógica de grupos hegemônicos de poder?Big Techideologyhegemonic mediapodcastbroadcastingBig Techideologiamídia hegemônicapodcastradiodifusãoO artigo discute como o podcast no Brasil ganha contornos próprios a partir da segunda década dos anos 2000 e se transforma em meio para consumo em massa. De produto midiático alternativo e com produção de baixo custo, o podcast passa a integrar a estratégia de importantes players no mercado da comunicação. Por meio de pesquisas de mercado e de estudos acadêmicos como de Bonini (2015), Morozov (2018), Moreira (1998) e Ortriwano (1985) demonstra-se que parte dos podcasts produzidos se submete à lógica dos grupos hegemônicos da radiodifusão ou de produtoras de áudio e websites já consolidados. Questiona-se: estariam os podcasts mais ouvidos ganhando características típicas dos grupos dominantes e provocando a homogeneização de temáticas, de formatos e da ideologia? Considera-se a possibilidade de surgirem diferentes e criativos modelos de produção e de distribuição de podcasts.The article discusses how the podcast in Brazil gains own contours since from the second decade of 2000s and turns into a medium for mass consumption. From an alternative media product with low-cost production, podcast becomes part of the strategy of important players in communication market. Through market research and academic studies such as Bonini (2015), Morozov (2018), Moreira (1998) and Ortriwano (1985), it demonstrates that part of the podcasts is produced undergo the logic of the hegemonic groups that work in broadcasting or from the audio producers and websites consolidated. It is questioned if the most heard podcasts would be gaining typical characteristics of the dominant groups and causing the homogenization of themes, formats and ideology? It is considered the possibility of emergence different and creative models of production and distribution of podcasts. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/19302110.11606/issn.2176-1507.v25i1p111-126Alterjor Journal; Vol. 25 No. 1 (2022): Jornalismo Popular e Alternativo; 111-126Revista Alterjor; v. 25 n. 1 (2022): Jornalismo Popular e Alternativo; 111-1262176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/193021/180314Copyright (c) 2022 Marcelo Cardoso, Lenise Villaçahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, MarceloVillaça, Lenise2022-02-17T16:54:09Zoai:revistas.usp.br:article/193021Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:21.703222Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups? Podcast no Brasil: disrupção de modelos de comunicação ou submissão à lógica de grupos hegemônicos de poder? |
title |
Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups? |
spellingShingle |
Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups? Cardoso, Marcelo Big Tech ideology hegemonic media podcast broadcasting Big Tech ideologia mídia hegemônica podcast radiodifusão |
title_short |
Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups? |
title_full |
Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups? |
title_fullStr |
Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups? |
title_full_unstemmed |
Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups? |
title_sort |
Podcast in Brazil: disruption of communication models or submission to the logic of hegemonic power groups? |
author |
Cardoso, Marcelo |
author_facet |
Cardoso, Marcelo Villaça, Lenise |
author_role |
author |
author2 |
Villaça, Lenise |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Marcelo Villaça, Lenise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Big Tech ideology hegemonic media podcast broadcasting Big Tech ideologia mídia hegemônica podcast radiodifusão |
topic |
Big Tech ideology hegemonic media podcast broadcasting Big Tech ideologia mídia hegemônica podcast radiodifusão |
description |
O artigo discute como o podcast no Brasil ganha contornos próprios a partir da segunda década dos anos 2000 e se transforma em meio para consumo em massa. De produto midiático alternativo e com produção de baixo custo, o podcast passa a integrar a estratégia de importantes players no mercado da comunicação. Por meio de pesquisas de mercado e de estudos acadêmicos como de Bonini (2015), Morozov (2018), Moreira (1998) e Ortriwano (1985) demonstra-se que parte dos podcasts produzidos se submete à lógica dos grupos hegemônicos da radiodifusão ou de produtoras de áudio e websites já consolidados. Questiona-se: estariam os podcasts mais ouvidos ganhando características típicas dos grupos dominantes e provocando a homogeneização de temáticas, de formatos e da ideologia? Considera-se a possibilidade de surgirem diferentes e criativos modelos de produção e de distribuição de podcasts. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/193021 10.11606/issn.2176-1507.v25i1p111-126 |
url |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/193021 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2176-1507.v25i1p111-126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/193021/180314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Marcelo Cardoso, Lenise Villaça https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Marcelo Cardoso, Lenise Villaça https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alterjor Journal; Vol. 25 No. 1 (2022): Jornalismo Popular e Alternativo; 111-126 Revista Alterjor; v. 25 n. 1 (2022): Jornalismo Popular e Alternativo; 111-126 2176-1507 reponame:Revista Alterjor instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Alterjor |
collection |
Revista Alterjor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br |
_version_ |
1800222019981148160 |