Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lachowski, Gibran Luis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88279
Resumo: Este artigo apresenta uma perspectiva de ensino do jornalismo pautada numa concepção social, de valorização do interesse público e humanização da narrativa dos fatos, em contrapartida a um modelo mercadológico e imediatista, prevalente no Brasil. Destaca uma experiência pedagógica pautada na potencialização dos cinco sentidos (olfato, tato, audição, visão e paladar) – “laboratório de sentidos” –, desenvolvida com estudantes do curso de Comunicação Social (habilitação Jornalismo) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)campus de Alto Araguaia, com vistas a agregar sensibilidade ao ferramental de apuração de dados, fortalecendo o teor de responsabilidade social da profissão frente à objetividade mecanicista repercutida pelo padrão hegemônico de como fazer.
id USP-34_73a372c731142ca9488d921326fab333
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/88279
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notíciaInteresse públicoConcepção socialHumanização da narrativaLaboratório de sentidosApuração jornalísticaEste artigo apresenta uma perspectiva de ensino do jornalismo pautada numa concepção social, de valorização do interesse público e humanização da narrativa dos fatos, em contrapartida a um modelo mercadológico e imediatista, prevalente no Brasil. Destaca uma experiência pedagógica pautada na potencialização dos cinco sentidos (olfato, tato, audição, visão e paladar) – “laboratório de sentidos” –, desenvolvida com estudantes do curso de Comunicação Social (habilitação Jornalismo) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)campus de Alto Araguaia, com vistas a agregar sensibilidade ao ferramental de apuração de dados, fortalecendo o teor de responsabilidade social da profissão frente à objetividade mecanicista repercutida pelo padrão hegemônico de como fazer.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica; Pesquisa laboratorialapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88279Alterjor Journal; Vol. 7 No. 1 (2013): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-15Revista Alterjor; v. 7 n. 1 (2013): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-152176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88279/91157Copyright (c) 2014 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessLachowski, Gibran Luis2016-05-03T18:00:38Zoai:revistas.usp.br:article/88279Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:08.093172Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia
title Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia
spellingShingle Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia
Lachowski, Gibran Luis
Interesse público
Concepção social
Humanização da narrativa
Laboratório de sentidos
Apuração jornalística
title_short Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia
title_full Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia
title_fullStr Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia
title_full_unstemmed Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia
title_sort Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia
author Lachowski, Gibran Luis
author_facet Lachowski, Gibran Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lachowski, Gibran Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Interesse público
Concepção social
Humanização da narrativa
Laboratório de sentidos
Apuração jornalística
topic Interesse público
Concepção social
Humanização da narrativa
Laboratório de sentidos
Apuração jornalística
description Este artigo apresenta uma perspectiva de ensino do jornalismo pautada numa concepção social, de valorização do interesse público e humanização da narrativa dos fatos, em contrapartida a um modelo mercadológico e imediatista, prevalente no Brasil. Destaca uma experiência pedagógica pautada na potencialização dos cinco sentidos (olfato, tato, audição, visão e paladar) – “laboratório de sentidos” –, desenvolvida com estudantes do curso de Comunicação Social (habilitação Jornalismo) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)campus de Alto Araguaia, com vistas a agregar sensibilidade ao ferramental de apuração de dados, fortalecendo o teor de responsabilidade social da profissão frente à objetividade mecanicista repercutida pelo padrão hegemônico de como fazer.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica; Pesquisa laboratorial
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88279
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88279/91157
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Alterjor
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Alterjor
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Alterjor Journal; Vol. 7 No. 1 (2013): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-15
Revista Alterjor; v. 7 n. 1 (2013): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-15
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1800222018557181952