Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88279 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma perspectiva de ensino do jornalismo pautada numa concepção social, de valorização do interesse público e humanização da narrativa dos fatos, em contrapartida a um modelo mercadológico e imediatista, prevalente no Brasil. Destaca uma experiência pedagógica pautada na potencialização dos cinco sentidos (olfato, tato, audição, visão e paladar) – “laboratório de sentidos” –, desenvolvida com estudantes do curso de Comunicação Social (habilitação Jornalismo) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)campus de Alto Araguaia, com vistas a agregar sensibilidade ao ferramental de apuração de dados, fortalecendo o teor de responsabilidade social da profissão frente à objetividade mecanicista repercutida pelo padrão hegemônico de como fazer. |
id |
USP-34_73a372c731142ca9488d921326fab333 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/88279 |
network_acronym_str |
USP-34 |
network_name_str |
Revista Alterjor |
repository_id_str |
|
spelling |
Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notíciaInteresse públicoConcepção socialHumanização da narrativaLaboratório de sentidosApuração jornalísticaEste artigo apresenta uma perspectiva de ensino do jornalismo pautada numa concepção social, de valorização do interesse público e humanização da narrativa dos fatos, em contrapartida a um modelo mercadológico e imediatista, prevalente no Brasil. Destaca uma experiência pedagógica pautada na potencialização dos cinco sentidos (olfato, tato, audição, visão e paladar) – “laboratório de sentidos” –, desenvolvida com estudantes do curso de Comunicação Social (habilitação Jornalismo) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)campus de Alto Araguaia, com vistas a agregar sensibilidade ao ferramental de apuração de dados, fortalecendo o teor de responsabilidade social da profissão frente à objetividade mecanicista repercutida pelo padrão hegemônico de como fazer.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica; Pesquisa laboratorialapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88279Alterjor Journal; Vol. 7 No. 1 (2013): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-15Revista Alterjor; v. 7 n. 1 (2013): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-152176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88279/91157Copyright (c) 2014 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessLachowski, Gibran Luis2016-05-03T18:00:38Zoai:revistas.usp.br:article/88279Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:08.093172Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia |
title |
Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia |
spellingShingle |
Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia Lachowski, Gibran Luis Interesse público Concepção social Humanização da narrativa Laboratório de sentidos Apuração jornalística |
title_short |
Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia |
title_full |
Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia |
title_fullStr |
Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia |
title_full_unstemmed |
Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia |
title_sort |
Laboratório de sentidos: experiência pedagógica de concepção social para aguçar a percepção e humanização no relato da notícia |
author |
Lachowski, Gibran Luis |
author_facet |
Lachowski, Gibran Luis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lachowski, Gibran Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interesse público Concepção social Humanização da narrativa Laboratório de sentidos Apuração jornalística |
topic |
Interesse público Concepção social Humanização da narrativa Laboratório de sentidos Apuração jornalística |
description |
Este artigo apresenta uma perspectiva de ensino do jornalismo pautada numa concepção social, de valorização do interesse público e humanização da narrativa dos fatos, em contrapartida a um modelo mercadológico e imediatista, prevalente no Brasil. Destaca uma experiência pedagógica pautada na potencialização dos cinco sentidos (olfato, tato, audição, visão e paladar) – “laboratório de sentidos” –, desenvolvida com estudantes do curso de Comunicação Social (habilitação Jornalismo) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)campus de Alto Araguaia, com vistas a agregar sensibilidade ao ferramental de apuração de dados, fortalecendo o teor de responsabilidade social da profissão frente à objetividade mecanicista repercutida pelo padrão hegemônico de como fazer. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica; Pesquisa laboratorial |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88279 |
url |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88279/91157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Alterjor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Alterjor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alterjor Journal; Vol. 7 No. 1 (2013): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-15 Revista Alterjor; v. 7 n. 1 (2013): Jornalismo Popular e Alternativo; 1-15 2176-1507 reponame:Revista Alterjor instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Alterjor |
collection |
Revista Alterjor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br |
_version_ |
1800222018557181952 |