Savatage: leituras e interpretações
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Alterjor |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/115403 |
Resumo: | Neste artigo empreende-se reflexão a fim de se compreender quais os tipos de leituras e interpretações possíveis para determinadas obras artístico-musicais do grupo musical estadunidense de heavy metal Savatage. Analisam-se aspectos constitutivos da identidade artística do grupo Savatage; investigam-se os tipos de leitura possíveis; investiga-se como o contexto de produção musical colabora para determinados aspectos estéticos de uma identidade artística pós-moderna, por meio da análise do produto audiovisual videoclipe; e investigam-se elementos que colaborem para uma interpretação da arte pautada na observação de lugares de enunciação. Como resultados da pesquisa para este artigo e da análise dos dados, foi estabelecida relação entre questões conceituais referentes à estética artístico-musical contemporânea e determinados processos criativos possíveis em função da natureza de uma indústria artística de massa, bem como, por meio dos apontamentos teóricos que se fizeram, possibilita-se ao consulente deste estudo maior compreensão do caráter intersemiótico de manifestações artístico-musicais semelhantes ao corpus em exame. |
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Savatage: leituras e interpretaçõesGênero musicalTipos de leituraVideoclipeIntersemióticoNeste artigo empreende-se reflexão a fim de se compreender quais os tipos de leituras e interpretações possíveis para determinadas obras artístico-musicais do grupo musical estadunidense de heavy metal Savatage. Analisam-se aspectos constitutivos da identidade artística do grupo Savatage; investigam-se os tipos de leitura possíveis; investiga-se como o contexto de produção musical colabora para determinados aspectos estéticos de uma identidade artística pós-moderna, por meio da análise do produto audiovisual videoclipe; e investigam-se elementos que colaborem para uma interpretação da arte pautada na observação de lugares de enunciação. Como resultados da pesquisa para este artigo e da análise dos dados, foi estabelecida relação entre questões conceituais referentes à estética artístico-musical contemporânea e determinados processos criativos possíveis em função da natureza de uma indústria artística de massa, bem como, por meio dos apontamentos teóricos que se fizeram, possibilita-se ao consulente deste estudo maior compreensão do caráter intersemiótico de manifestações artístico-musicais semelhantes ao corpus em exame.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/115403Alterjor Journal; Vol. 14 No. 2 (2016): Jornalismo Popular e Alternativo; 82-96Revista Alterjor; v. 14 n. 2 (2016): Jornalismo Popular e Alternativo; 82-962176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/115403/118367Copyright (c) 2016 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Juliana Lopes de AlmeidaTeixeira, Rafael Cota2016-10-03T19:43:48Zoai:revistas.usp.br:article/115403Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:12.218449Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false |
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